Notícia

CCJR é favorável à conversão de multa de trânsito leve e média em advertência

Compartilhar:
Cover Image

A reunião da CCJR aconteceu no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.

Foto: Luciana Nassar

A medida está prevista no Projeto de Lei 176 de 2024, de autoria do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), e coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB)

Em reunião nesta quarta-feira (19), no plenarinho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) considerou constitucional e compatível com o sistema jurídico a proposta que possibilita a conversão de multa leve ou média em advertência escrita.

A medida está prevista no Projeto de Lei 176 de 2024, de autoria do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), e coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB). A proposição altera a Lei 4.282 de 2012, que estabelece os valores das taxas da Tabela de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).

O dispositivo a ser acrescido à norma apresenta a seguinte redação: “Antes de ser aplicada a penalidade de multa às infrações de natureza leve ou média, devem ser examinadas as informações contidas no prontuário dos condutores e veículos junto do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) para avaliar a aplicação da penalidade da advertência por escrito, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 (doze) meses”.

Confira as demais matérias relatadas por Caravina (PSDB), Junior Mochi (MDB), Neno Razuk (PL), Paulo Duarte e Pedrossian Neto (PSD).

Pareceres favoráveis

Projeto de Lei 226 de 2024, do deputado Junior Mochi, obriga as revendedoras de veículos usados e ou seminovos, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a informar ao consumidor se o carro colocado à venda é oriundo de leilão, locadora, recuperado ou salvado de seguradoras.

Projeto de Lei 12 de 2025, do deputado Caravina, dispõe sobre a denominação oficial de "Vale da Celulose" o conjunto de municípios impulsionados pela cadeia produtiva da celulose.

Parecer contrário

Em razão de vício de competência, foi arquivado o Projeto de Lei 127 de 2024, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que dispõe sobre o Programa "Meu Primeiro Emprego".

Pedido de vista

Foi pedido vista ao Projeto de Lei 185/2024, do deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da ALEMS, que cria o Programa Veículo Legal. De acordo com a proposta, o proprietário ou condutor de veículo terá o direito, durante a abordagem, de regularizar débitos relativos à taxa de licenciamento e ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento poderá ser feito por meio de sistema bancário eletrônico, visando evitar sua remoção nas situações em que a autoridade constatar, como irregularidade, exclusivamente a falta de pagamento desses débitos.

Por: Heloíse Gimene

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Resultado e eficiência: governador reúne secretários para assinatura dos contratos de gestão

Governo de Mato Grosso do Sul reuniu os secretários de cada área, para a assinatura dos contratos de gestão

Saiba mais
Cover Image

Definida a composição da CCJR, principal comissão da Assembleia Legislativa; veja nomes

A Comissão é responsável por analisar a legalidade dos projetos em tramitação e nomes anunciados irão atuar no biênio 2025/2026

Saiba mais
Cover Image

Na missão de erradicar a extrema pobreza, funcionários do Mais Social são treinados para iniciar busca ativa

A intenção é incluí-las nos programas sociais do Governo do Estado.

Saiba mais
Cover Image

Para descentralizar prestação jurisdicional de segundo grau, TRF3 institui Turma Regional de MS

O governador Eduardo Riedel se reuniu com o presidente do TRF3, Carlos Muta, para falar da medida que beneficia a atuação do Tribunal Regional Federal, em Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Por unanimidade, STF torna réus mais 6 denunciados por trama golpista

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (22) tornar réus seis denunciados do núcleo 2 da trama golpista

Saiba mais
Cover Image

Deputado Pedrossian Neto, Conselho Tutelar e PRF se reúnem para definir ação contra a exploração sexual infantil

Durante o encontro, foram discutidas as ações que serão realizadas entre o deputado, o Conselho Tutelar, a PRF e a Polícia Federal

Saiba mais