Notícia

RETOMADA HISTÓRICA – Prefeito Cassiano Maia e Presidente Lula assinam reinício das obras da UFN-3 em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

Canteiro de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-3).

Foto: Divulgação

A retomada da UFN-3 é vista como o principal motor de desenvolvimento para Três Lagoas nos próximos anos

Em um ato que simboliza o fim de um hiato de mais de uma década, o canteiro de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-3) foi palco, nesta quinta-feira, 25 de junho, da cerimônia oficial de retomada daquela que é considerada uma das maiores obras industriais do país. O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, além do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha) — representando o governador Eduardo Riedel — , marcando um novo capítulo para a soberania nacional e a economia local.

Durante a solenidade, que reuniu a cúpula da Petrobras, representada pela sua presidente Magda Chambriard e lideranças políticas como a ex-ministra Simone Tebet, o Dr. Cassiano Maia destacou a importância da união de esforços para o sucesso do projeto. “Esta conquista é fruto de muitas mãos, de governos e de partidos diferentes. A obra que parou, finalmente voltou a andar e isso representa crescimento econômico para a nossa cidade e, principalmente, geração de empregos”, afirmou o prefeito em seu discurso.

IMPULSO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE EMPREGOS

A retomada da UFN-3 é vista como o principal motor de desenvolvimento para Três Lagoas nos próximos anos. Com cerca de 81% das obras concluídas e mais de R$ 3 bilhões já investidos, a Petrobras prevê um aporte adicional de aproximadamente US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) para finalizar a unidade.

O impacto social será imediato:

Empregos: Estima-se a geração de mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, durante a fase de conclusão. Capacitação: Estão previstos quase 4 mil vagas de treinamento para a mão de obra local. Produção: Quando entrar em operação, prevista para 2029, a fábrica produzirá 3.600 toneladas/dia de ureia e 2.200 toneladas/dia de amônia, suprindo até 15% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados.

SOBERANIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

A retomada ocorre no momento em que Três Lagoas celebra 111 anos de emancipação, consolidando sua transição de um polo industrial para uma cidade focada na qualidade de vida e diversificação econômica. “O emprego aqui tem rosto, nome e endereço. Três Lagoas esperou, resistiu e hoje recomeça”, concluiu Maia.

O ato encerrou-se com a assinatura de 11 contratos estratégicos para a continuidade das obras, reafirmando o compromisso do Governo Federal e da Petrobras com a conclusão definitiva da fábrica.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Projeto “A Rua é Nossa” continua neste domingo com novas atrações na Lagoa Maior

A iniciativa acontece todos os domingos, das 6h às 12h, na Lagoa Maior

Saiba mais
Cover Image

Confira como foi a primeira noite da 35ª edição da Festa do Folclore

Além da apresentação musical, os visitantes aproveitaram a vasta estrutura do evento, que conta com 40 barracas de entidades assistenciais, 50 expositores de artesanato e 21 de doces

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS reafirma compromisso com as políticas públicas para mulheres na V Conferência Estadual

V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, com o tema 'Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas'

Saiba mais
Cover Image

‘Caixa Encantada’ arrecada mais de 126,8 mil brinquedos, que vão beneficiar 517 instituições em MS

O governador Eduardo Riedel e a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel – que é a madrinha da ação –, participaram do encerramento da campanha

Saiba mais
Cover Image

Delas Day 2026 fortalece protagonismo feminino e amplia integração das políticas públicas em MS

Maior evento voltado às mulheres no Estado amplia parcerias institucionais e evidencia a atuação integrada do Governo de MS na valorização, autonomia e fortalecimento feminino

Saiba mais
Cover Image

“Vamos Brincar na Rua” encerra Semana Mundial do Brincar no CEI Clementina Carrato

O momento lúdico contou com muita interação e fortalecimento de vínculos entre escola, crianças e famílias

Saiba mais