Notícia

Aécio Neves confirma permanência dos 3 deputados federais de MS no PSDB

Compartilhar:
Cover Image

Deputado federal Aécio Neves.

Foto: Câmara dos Deputados

Presidente nacional da sigla disse que Beto Pereira, Geraldo Resende e Dagoberto seguirão no ninho tucano para 2026

Em entrevista ao Correio do Estado nesta segunda-feira (8), o presidente nacional do PSDB, deputado federal Aécio Neves, afirmou que os três deputados federais de Mato Grosso do Sul (Beto Pereira, Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira) seguem na legenda para disputar as eleições de 2026. A confirmação veio após reunião entre a direção nacional e os parlamentares, e foi reiterada pelo dirigente. 

Segundo Aécio, a nova composição do diretório estadual só foi formalizada após o compromisso dos deputados de seguirem no ninho tucano. Ele destacou que Beto Pereira, atual presidente regional da sigla, já manifestou publicamente a intenção de reorganizar o partido e continuar no projeto tucano.

Cabe destacar que Beto Pereira e Dagoberto foram especulados no Republicanos, enquanto Geraldo Resende teve o nome ventilado no Partido Verde (PV). 

A definição ocorre em meio à insatisfação do deputado estadual Pedro Caravina, que cogita deixar o PSDB após não ser escolhido como vice-presidente estadual.

Questionado sobre o risco de perda de deputados federais e estaduais no Mato Grosso do Sul, Aécio minimizou a possibilidade e disse acreditar na permanência da bancada, apesar de reconhecer decisões individuais.

"O PSDB tá passando por um processo de recuperação política e, obviamente, também nas suas estruturas estaduais. Eu assumo a presidência do partido com a responsabilidade de fazer o PSDB protagonista da política nacional, novamente", disse.

Conforme o deputado, o partido precisa se reestabelecer enquanto oposição histórica ao PT. "Eu não acredito que essa polarização sobreviva por muito tempo. Nós somos o único partido que não se curvou nem ao bolsonarismo nem ao lulipetismo nesses últimos anos, recuperar o nosso papel político contra essa polarização rasa, inculta, radical, que tanto mal vem fazendo ao país", declarou. 

"Em conversas anteriores com  Riedel - hoje no PP - nós chegamos ao entendimento que passa pela permanência dos três parlamentares federais no PSDB. Eu tenho confiança que todos ficarão", disse o deputado, que assegurou que os três sul-mato-grossenses seguirão no ninho tucano para 2026. 

Mesmo com a desfiliação do governador Eduardo Riedel e do ex-governador Reinaldo Azambuja que migrou ao PL, Aécio afirmou que o PSDB seguirá politicamente alinhado ao grupo no Mato Grosso do Sul. Ele classificou essa decisão como excepcional e justificou que a avaliação positiva da gestão estadual e a parceria histórica com o partido pesaram para manter o alinhamento.

Para o líder nacional tucano, o partido poderá eleger de três a quatro deputados federais no Estado nas próximas eleições.

Como já mencionado, no cenário nacional, afirmou que o PSDB será oposição ao governo Lula, mas com uma postura democrática e conceitual. Criticou o que chamou de "gastança, apadrinhamento político e falta de investimentos estruturantes".

Disse preferir apoiar uma candidatura de centro para 2026, mas não descartou lançar um nome próprio caso esse projeto não se consolide. Para ele, o país precisa de uma alternativa ao PT e ao bolsonarismo, e pesquisas recentes mostram que parte expressiva dos jovens já prefere o centro político.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Zeca propõe perfuração de dois poços artesianos para agricultores familiares de Bodoquena

A perfuração de poços nos dois assentamentos tem o objetivo de garantir o pleno abastecimento de água

Saiba mais
Cover Image

Simone prevê que federação do MDB com o Republicanos sai em até 60 dias

A ministra do Planejamento e Orçamento disse que o PSDB é bem-vindo para fazer parte dessa união partidária para 2026

Saiba mais
Cover Image

Zeca apresenta moção de congratulação à Lula por políticas de inclusão e proteção social

Em 2025, o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU)

Saiba mais
Cover Image

Aprovado projeto que inclui a Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial de Mato Grosso do Sul

A proposta transforma a campanha em uma ação oficial, permanente e com maior alcance na prevenção aos incêndios florestais no Estado

Saiba mais
Cover Image

Câmara de Vereadores de Três Lagoas participa de encontro legislativo voltado às políticas públicas para mulheres

Vereadores e servidores fizeram intercâmbio sobre práticas de proteção e igualdade de gênero

Saiba mais
Cover Image

Carlos Bernardo encerra o ano com agenda política focada em agricultura familiar, saúde e educação no MS

Mesmo sem ocupar cargo eletivo, Carlos Bernardo encerrou o ano com uma intensa agenda de visitas a municípios de Mato Grosso do Sul

Saiba mais