Notícia

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Compartilhar:
Cover Image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, liderou nesta terça-feira (15) duas reuniões com empresários dos setores industrial e agropecuário. Ao lado de outros ministros e secretários, Alckmin recebeu informações sobre o panorama das áreas diante da decisão dos Estados Unidos de aumentar para 50% as tarifas de importação de produtos brasileiros.

Os empresários manifestaram confiança nas negociações conduzidas pelo governo federal e defenderam que não sejam adotadas medidas de retaliação. A produção industrial e agropecuária já registram uma série de prejuízos.

Algumas associações chegaram a defender nesta terça-feira que o Brasil peça adiamento do início da vigência das novas tarifas, fixado em 1º de agosto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Alckmin destacou que a intenção do governo é avançar ao máximo dentro desse prazo e alcançar um acordo antes que o tarifaço se concretize.

"A reunião [com o setor produtivo] foi muito proveitosa. Ouvimos todos os setores com maior fluxo de comércio com os Estados Unidos — desde aviação, aço, alumínio, máquinas, têxteis, calçados, papel e celulose. O que vimos foi um alinhamento em torno da negociação. Eu trouxe a mensagem do presidente Lula de empenho para rever esta situação”, afirmou o vice-presidente.

"De janeiro a junho deste ano, as exportações do Brasil para os Estados Unidos aumentaram 4,37% e dos Estados Unidos para o Brasil aumentaram 11,48%. Momento em que é recorde a exportação dos Estados Unidos para o Brasil, quase três vezes mais do que a nossa exportação, estaremos unidos para reverter essa decisão."

De acordo com o vice-presidente, o setor produtivo se comprometeu a dialogar com seus parceiros nos Estados Unidos — compradores, fornecedores e empresas congêneres — para negociar o prejuízo bilateral causado pelas tarifas.

"É uma relação importante que repercute também nos Estados Unidos, podendo encarecer produtos e encarecer a economia americana. É uma oportunidade, inclusive, para abrirmos espaço para novos acordos comerciais", destacou.

Novos mercados O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também participou da reunião com as lideranças do setor agropecuário. Ele lembrou que desde o primeiro dia do governo do presidente Lula uma as missões dadas é a ampliação dos mercados para a agropecuária brasileira.

"Isso foi feito de forma intensa. Foram 393 novos mercados abertos", destacou Fávaro, que considera importante todos os esforços para manter as vendas para os Estados Unidos. Até o anúncio do tarifaço, a expectativa do setor pecuário era de que este ano as exportações de carne dobrassem. "O diálogo está aberto na parte brasileira, mas com respeito à soberania e muita altivez."

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Deputado Pedrossian Neto propõe comissão para buscar soluções aos pedidos das mães de crianças com deficiência de Campo Grande

A primeira reunião do colegiado junto com as mães foi marcada para terça-feira (11), a partir das 14h, na Casa de Leis

Saiba mais
Cover Image

Após "miniférias", Riedel reassume governo de Mato Grosso do Sul

Governador se licenciou para visitar o filho na Alemanha e o vice, Barbosinha, ficou no comando do Estado de 13 a 20 de abril

Saiba mais
Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul lança edital de R$ 15 milhões para projetos sociais

Os recursos são provenientes do orçamento estadual e do Feinad (Fundo Estadual para a Infância e Adolescência)

Saiba mais
Cover Image

Kemp alerta sobre situação ambiental em Bonito e cobra providências do Imasul

Na tribuna, o deputado destacou que o alerta ao governo do Estado é resultante da preocupação dos moradores locais, pois compromete o futuro do município

Saiba mais
Cover Image

Nelsinho Trad afirma que diálogo com os Estados Unidos é uma "missão difícil"

O anúncio foi feito nas redes sociais do senador que é Presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado e vai aos EUA para negociar "tarifaço" de Donald Trump

Saiba mais
Cover Image

Senadora de MS é flagrada trocando informações com advogado do "Careca do INSS"

Durante a CPMI desta quinta-feira, em meio a confusão entre advogado e parlamentar, Soraya Thronicke foi flagrada repassando informações à defesa de Antônio Carlos Camilo buscando "conter os ânimos"

Saiba mais