Notícia

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Compartilhar:
Cover Image

A farmacêutica Natally Rosa esclarece que o uso de versões manipuladas ou de origem desconhecida é uma prática perigosa.

Foto: REUTERS/George Frey/File Photo

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos

Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo cada vez mais buscadas por pessoas que desejam emagrecer de forma rápida, muitas vezes sem orientação médica e sem nenhum critério.

Diante da procura desenfreada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a compra e consumo desses medicamentos. Segundo a Anvisa, a venda e o uso de canetas emagrecedoras falsas representam um sério risco à saúde e é considerado um crime hediondo no país.

A farmacêutica Natally Rosa esclarece que o uso de versões manipuladas ou de origem desconhecida é uma prática perigosa.

"Uma pessoa que ela se submete, que ela é exposta ao uso de um medicamento fora dessas regulamentações, os riscos dela, com certeza, estão exacerbados. Desde a ausência de uma resposta ideal, como as contaminantes."

A farmacêutica destaca o que observar na embalagem e no produto para conferir sua autenticidade:

"Temos alguns sinais. A própria embalagem já chama a atenção, já que as bulas são de fácil acesso na internet. Então, qual é a apresentação física dessa embalagem? De que forma que ela se apresenta? Como está o rótulo? O rótulo está no idioma do Brasil? Do nosso idioma aqui? Não deve estar em outras línguas, por exemplo. Existe lote e validade de fácil acesso? Você consegue identificar? A leitura, a descrição do medicamento, o princípio ativo, ela precisa estar bem legível. Todas as informações precisam estar bem claras."

Ela também chama a atenção para valores: preços muito abaixo do praticado no mercado são sinal de alerta grave. O medicamento só é vendido com apresentação e retenção da receita médica.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SMS divulga balanço da Campanha Estadual “Ms Vacina Mais – Dengue” e alerta para baixa adesão

A iniciativa teve como objetivo intensificar a imunização do público-alvo, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade

Saiba mais
Cover Image

Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional de MS recebe reconhecimento estadual

O reconhecimento como equipe destaque é relativo às atividades do segundo semestre de 2024

Saiba mais
Cover Image

Castramóvel atende moradores do Jupiá e Cinturão Verde a partir de terça-feira (17)

A ação será realizada até o dia 27 de junho, na Quadra Poliesportiva do Jupiá, com atendimentos gratuitos para a população

Saiba mais
Cover Image

Conheça o Programa “Consultório na Rua” que atende à população em situação de vulnerabilidade em Três Lagoas

O objetivo é garantir o acesso aos serviços públicos de saúde, promover a prevenção de doenças e fortalecer vínculos de cuidado e acolhimento

Saiba mais
Cover Image

Novo equipamento em oftalmologia garante mais agilidade e reduz filas de exames em Três Lagoas

O balanço mais recente aponta um crescimento expressivo no número de exames realizados

Saiba mais
Cover Image

Em temporada de cruzeiros, São Paulo emite alerta para o sarampo

Já foram confirmados 38 casos da doença no país, sendo dois em SP

Saiba mais