Notícia

Após cobrança de Caravina, SEJUSP cria Grupo de Trabalho para acelerar apuração de casos de violência doméstica em Dourados

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Pedro Caravina (PSDB).

Foto: Divulgação

O objetivo é diagnosticar e promover mais eficiência e celeridade na apuração dos crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher

Após solicitação apresentada pelo deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) na Assembleia Legislativa, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) instituiu, por meio de portaria publicada nesta segunda-feira (7), a criação de um Grupo de Trabalho no âmbito do Departamento de Polícia do Interior. O objetivo é diagnosticar e promover mais eficiência e celeridade na apuração dos crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, de atribuição da Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados.

A medida atende diretamente a uma cobrança feita pelo parlamentar na sessão do dia 1º de abril, quando apresentou requerimento pedindo providências diante do represamento de boletins de ocorrência relacionados à violência contra a mulher no município.

No documento, encaminhado ao secretário Antonio Carlos Videira, ao diretor-geral da Polícia Civil, Delegado Lupérsio Degerone Lúcio, e ao diretor de Polícia do Interior, Delegado Jairo Mendes, o deputado questionou a quantidade de ocorrências sem encaminhamento, cobrou transparência no cronograma de análise dos casos e sugeriu a criação de uma força-tarefa nos moldes do grupo de trabalho implantado anteriormente em Campo Grande.

Segundo informações recebidas pelo gabinete do parlamentar, a Delegacia da Mulher de Dourados enfrenta uma situação crítica, com cerca de 1.700 boletins de ocorrência sem qualquer desdobramento, como instauração de inquéritos ou aplicação de medidas protetivas às vítimas.

“A falta de ações efetivas nesses casos pode ocasionar crimes graves, como os já registrados em todo o Estado, colocando em risco a vida e a integridade das vítimas”, alertou Caravina, durante sua fala no plenário.

Com a criação do Grupo de Trabalho, espera-se que os casos represados em Dourados comecem a ser analisados de forma mais rápida e estruturada, garantindo proteção às mulheres e resposta efetiva do Estado diante da violência doméstica.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Câmara aprova solenidade para homenagem a artesãos de Três Lagoas

Aprovado a realização de sessão solene para entrega do “Diploma Artesão de Excelência”

Saiba mais
Cover Image

Pela primeira vez, Assembleia Legislativa terá estande na Expogrande

No local, os deputados estaduais devem fazer reuniões voltados para a agricultura e pecuária

Saiba mais
Cover Image

Após pedido de Zeca do PT, Alems inaugura refeitório para atendimento digno aos servidores

Após participar da solenidade de inauguração do refeitório nesta terça, Zeca celebrou mais uma vitória e realização de seu mandato

Saiba mais
Cover Image

Aprovado projeto de lei que declara Cutia do Cerrado instituição de utilidade pública

Projeto aprovado em discussão única seguirá, agora, para sanção

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas discute criação de Centro Noturno de Cuidado Infantil: um passo urgente pela dignidade das mães trabalhadoras

O parlamentar defendeu a criação do primeiro Centro Noturno de Cuidado e Atenção Infantil de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Glauber Braga é retirado à força após ocupar mesa da Câmara

Deputado protestava contra votação de cassação

Saiba mais