Notícia

Após cobrança de Caravina, SEJUSP cria Grupo de Trabalho para acelerar apuração de casos de violência doméstica em Dourados

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Pedro Caravina (PSDB).

Foto: Divulgação

O objetivo é diagnosticar e promover mais eficiência e celeridade na apuração dos crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher

Após solicitação apresentada pelo deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) na Assembleia Legislativa, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) instituiu, por meio de portaria publicada nesta segunda-feira (7), a criação de um Grupo de Trabalho no âmbito do Departamento de Polícia do Interior. O objetivo é diagnosticar e promover mais eficiência e celeridade na apuração dos crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, de atribuição da Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados.

A medida atende diretamente a uma cobrança feita pelo parlamentar na sessão do dia 1º de abril, quando apresentou requerimento pedindo providências diante do represamento de boletins de ocorrência relacionados à violência contra a mulher no município.

No documento, encaminhado ao secretário Antonio Carlos Videira, ao diretor-geral da Polícia Civil, Delegado Lupérsio Degerone Lúcio, e ao diretor de Polícia do Interior, Delegado Jairo Mendes, o deputado questionou a quantidade de ocorrências sem encaminhamento, cobrou transparência no cronograma de análise dos casos e sugeriu a criação de uma força-tarefa nos moldes do grupo de trabalho implantado anteriormente em Campo Grande.

Segundo informações recebidas pelo gabinete do parlamentar, a Delegacia da Mulher de Dourados enfrenta uma situação crítica, com cerca de 1.700 boletins de ocorrência sem qualquer desdobramento, como instauração de inquéritos ou aplicação de medidas protetivas às vítimas.

“A falta de ações efetivas nesses casos pode ocasionar crimes graves, como os já registrados em todo o Estado, colocando em risco a vida e a integridade das vítimas”, alertou Caravina, durante sua fala no plenário.

Com a criação do Grupo de Trabalho, espera-se que os casos represados em Dourados comecem a ser analisados de forma mais rápida e estruturada, garantindo proteção às mulheres e resposta efetiva do Estado diante da violência doméstica.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Lula diz que prefeituras são alicerce para que a União dê certo

Presidente participou da abertura de evento com prefeitos em Brasília

Saiba mais
Cover Image

Com cenário econômico em expansão, Governo de MS põe fim ao regime especial de tributação no agronegócio

A decisão foi possível diante de um panorama de expansão econômica e agroindustrialização

Saiba mais
Cover Image

Caravina alerta para falta de policiais e pede reforço no efetivo de Mato Grosso do Sul

Na tribuna, o deputado voltou a defender o retorno temporário de policiais civis inativos ao serviço ativo.

Saiba mais
Cover Image

Caravina cobra secretário por atraso em concurso da Polícia Civil de MS

O concurso foi autorizado pelo governo em janeiro de 2025

Saiba mais
Cover Image

PL deve apostar em Mara Caseiro por duas vagas na Câmara dos Deputados

A deputada estadual, que hoje está no PSDB, deve trocar de sigla para concorrer à vaga de deputada federal no próximo pleito

Saiba mais
Cover Image

Após taxação, deputado de MS rasga moção de apoio a Trump

Medida havia sido aprovada por ampla maioria em novembro do ano passado. Bolsonaristas atribuem a Lula a culpa pelo tarifaço

Saiba mais