Notícia

Assembleia vai discutir impactos hídricos do avanço do eucalipto em MS

Compartilhar:
Cover Image

Plantação de eucalipto às margens da MS-377, em Inocência.

Foto: Paulo Francis

O aumento das plantações no Bolsão traz preocupações sobre a disponibilidade de água

Os impactos ambientais do avanço da monocultura de eucalipto na região do Bolsão e a concessão da hidrovia do Rio Paraguai serão debatidos na Assembleia Legislativa. O evento da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável será às 14h da próxima quarta-feira (dia 12), no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, na Casa de Leis.

As plantações de eucalipto no Bolsão (Três Lagoas, Inocência, Água Clara) têm gerado preocupações sobre o esgotamento hídrico das nascentes locais e a preservação dos recursos naturais.

Durante a reunião, serão discutidos os efeitos da monocultura na disponibilidade de água e no equilíbrio ecológico da região, além de alternativas para garantir um manejo sustentável.

A lista de participantes tem o procurador Marco Antônio Delfino, do Grupo de Trabalho Agroecologia do MPF (Ministério Público Federal); o superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Bruno Pinheiro; o consultor ambiental e secretário adjunto de Meio Ambiente do município de Selvíria, Valticinez Santiago; o promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Luciano Furtado Loubet; e o gerente de recursos hídricos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul),  Leonardo Sampaio.

Paraguai - O rio nasce no Mato Grosso, adentra o território de MS (margeia Corumbá e Porto Murtinho), segue pelo Paraguai e Argentina, onde deságua no Rio Paraná. A jornada é de 2.695 quilômetros.

Neste caminho das águas, chega ao Rio da Prata e ganha o Oceano Atlântico, numa rota de exportação de minérios (ferro e manganês). O estudo da concessão do governo federal é do leito do Rio Paraguai  no chamado Tramo Sul, localizada no trecho entre a cidade de Corumbá e a Foz do Rio Apa (Porto Murtinho). A extensão total do projeto é de 600 quilômetros.

A reunião terá transmissão ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa no YouTube.

Fonte: campograndenews.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

ARTIGO 100 – Prefeitura convoca 257 professores para procedimentos admissionais

O chamamento refere-se ao artigo 100 da Lei nº 1.609/2000, em caráter temporário

Saiba mais
Cover Image

Capinador de lotes conquista vaga em Medicina na UFMS

Além disso, fez uma infinidade de outros bicos ao longo de anos. O último deles foi de garçom, em uma festa de formatura de uma turma de Medicina, em dezembro de 2024

Saiba mais
Cover Image

SEDECT se reúne com mais uma empresa de transporte aéreo para possível operação em Três Lagoas

A Prefeitura tem trabalhado em conjunto com o Governo do Estado para encontrar soluções que garantam a continuidade do transporte aéreo no município

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 297 vagas de empregos disponível nesta sexta-feira (21)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Caravina confirma pavimentação da MS134 em Nova Andradina e da MS040 em Santa Rita e Brasilândia

Em reunião com o Secretário de Infraestrutura e Logística deputado confirmou avanços importantes sobre a pavimentação

Saiba mais
Cover Image

Retorno de investimento bilionário em megafábrica de Ribas pode vir em 7 anos

Maior planta de celulose em linha única do mundo, fábrica da Suzano "surfa" em aumento da demanda pela commodity

Saiba mais