Notícia

Atleta sul-mato-grossense disputará Maratona das Areias e representará o Brasil no Saara

Compartilhar:
Cover Image

A ultramaratonista de Rio Verde já encarou terrenos hostis, em meio à mata e até no gelo.

Foto: Divulgação

Josy da participou do Desafio Boiadeira, uma das provas mais acirradas do estado

A ultramaratonista Josy Madruga, de 47 anos, será a única mulher brasileira na Maratona das Areias (Marathon des Sables), uma das competições mais desafiadoras do mundo. A prova, que acontece em abril no deserto do Saara, no Marrocos, exige que os atletas percorram 250 quilômetros em seis dias, enfrentando temperaturas extremas, que podem chegar a 50 ºC, e carregando seus próprios suprimentos.

Josy tem trajetória consolidada no esporte sul-mato-grossense e já participou de diversas competições no estado que contaram com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). O Circuito Trail, composto por provas como o Trail Run Serra da Bodoquena, o Desafio Morro do Paxixi e o Desafio Boiadeira, foi fundamental para seu aprimoramento e preparação para encarar desafios ainda maiores.

Além de atleta, Josy também é secretária municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Rio Verde de Mato Grosso, cargo no qual incentiva a prática esportiva e o desenvolvimento do turismo esportivo na região.

"A mente precisa estar tão preparada quanto o corpo, e por isso tenho trabalhado muito a resiliência e o foco. Sei que a Maratona das Areias é um teste extremo, onde o calor, a fadiga e o isolamento podem pesar. Então, uso técnicas de visualização para me preparar para cada etapa da prova e treino sob condições adversas para fortalecer minha capacidade de adaptação. Além disso, pratico meditação e controle da respiração para manter a clareza mental, porque sei que, no deserto, o maior desafio será o que acontece dentro da minha cabeça", explica Josy.

Ser a única mulher brasileira na competição é motivo de orgulho e inspiração. "É um orgulho imenso e, ao mesmo tempo, um compromisso. Carregar a bandeira do Brasil nessa prova tão desafiadora significa mostrar que a força da mulher brasileira vai muito além dos limites que tentam nos impor. Quero que essa jornada sirva de inspiração para que mais mulheres se desafiem, acreditem no seu potencial e ocupem espaços que, muitas vezes, parecem inalcançáveis. Cada quilômetro percorrido no deserto será uma vitória não só minha, mas de todas as mulheres que ousam sonhar grande", afirma.

A jornada até aqui foi marcada por desafios. Em 2021, Josy enfrentou a Covid-19, teve três paradas cardíacas e precisou ser intubada. "Houve momentos em que minha recuperação parecia impossível, mas foi ali que aprendi o verdadeiro significado da resiliência. Cada obstáculo, desde esse até as dificuldades de conciliar treinos intensos com minha vida profissional e pessoal, me fortaleceu. Hoje, olho para trás e vejo que todas essas provações me prepararam para essa aventura no deserto. Se sobrevivi àqueles momentos, sei que posso superar qualquer desafio".

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, parabeniza a ultramaratonista e destaca a importância do apoio ao esporte para que atletas do estado alcancem feitos como esse. "A trajetória da Josy é inspiradora e um exemplo de superação. Ela já brilhou em competições dentro do nosso estado, e agora leva o nome de Mato Grosso do Sul e do Brasil para uma das provas mais desafiadoras do mundo. O Governo do Estado tem um compromisso com o fomento ao esporte, e ver uma atleta sul-mato-grossense alcançar esse nível nos enche de orgulho. Josy representa a força e a determinação dos nossos atletas, e temos certeza de que ela fará uma grande participação na Maratona das Areias".

Agora, com a confirmação da vaga, Josy intensifica os treinos para enfrentar o deserto do Saara. A preparação inclui treinos físicos e psicológicos, além do acompanhamento médico exigido pela organização da prova. Seu próximo objetivo, após o Saara, é encarar uma nova ultramaratona, desta vez no Everest.

Fonte: Comunicação Setesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Verstappen considera vitória no Japão como indício de reação da RBR

Holandês vê equipe com potencial na temporada 2025 da F1, mas reforça que ainda há problemas a serem resolvidos no carro

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas conquista 47 medalhas no Circuito Fedams “Ana Carolina Muniz” de Natação

Composta por 21 atletas, a delegação três-lagoense trouxe para casa um total de 47 medalhas, sendo 21 de ouro, 17 de prata e 8 de bronze

Saiba mais
Cover Image

Jogos Escolares de MS iniciam 3º bloco com cerimônia de abertura no Balneário Municipal de Três Lagoas

A cerimônia de abertura ocorreu no Balneário Municipal de Três Lagoas e reuniu atletas das modalidades de vôlei de praia, basquetebol e handebol

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas comemora retorno dos atletas do Mundial de Muay Thai, realizado na Tailândia

A carreata contou com a parceria do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, com o auxílio dos milatares e do caminhão que desfilou com os atletas pela Cidade

Saiba mais
Cover Image

GP da Bélgica: Piastri vence e amplia liderança; Bortoleto pontua, em 9º

Norris e Leclerc completam top 3 de corrida que começou com 1h20 de atraso por causa da chuva; apesar de mau tempo, prova seguiu estável

Saiba mais
Cover Image

Beneficiário do Bolsa Atleta, Yeltsin Jacques conquista ouro nos 1.500m no Mundial Paralímpico de Atletismo

Na manhã desta terça-feira (30), o atleta paralímpico conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros da classe T11

Saiba mais