Notícia

Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal

Compartilhar:
Cover Image

Operação Pantanal 2025.

Foto: Cabo Samya e Tenente Helio/CBM-MS

O encontro teve como foco o alinhamento das estratégias operacionais e a integração entre as equipes das duas instituições

A cooperação estratégica entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) se mantém para reforçar as ações da Operação Pantanal 2025, voltada à prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado.

Na segunda-feira (28), representantes da FNSP estiveram em Campo Grande para uma reunião com o subcomandante-geral do CBMMS, coronel Adriano Noleto Rampazo, e com o subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) da corporação, major Eduardo Rachid Teixeira.

O encontro teve como foco o alinhamento das estratégias operacionais e a integração entre as equipes das duas instituições. "Esse alinhamento e planejamento das ações fazem parte da etapa de preparação e é fundamental para a integração das equipes que atuam em campo. A Força Nacional fez questão de vir aqui já nessa fase, para se antecipar nessa preparação e vai nos auxiliar já nas ações de prevenção", explicou Rampazo.

Atualmente, dez bombeiros da Força Nacional já estão em atividade em Corumbá, atuando na Operação Pantanal. Segundo o coronel Raimundo Ramos Junior, que está em MS juntamente com o sargento Thales Marcelo Rufino para discutir as ações de integração, a expectativa é que até o final de maio outros 50 profissionais sejam enviados ao Estado.

"Nossa meta é que, até o final do mês de maio, a gente esteja com um efetivo de 50 bombeiros para apoiar todo o trabalho do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, inclusive nas atividades que antecedem o combate propriamente dito, o que inclui formação de brigadas e todo esse trabalho de preparação que o CBMMS faz. Queremos colaborar da melhor forma com o planejamento e com o desenvolvimento dessa operação", explicou, ressaltando que há também a possibilidade de ampliação do efetivo.

"Em 2024, 140 bombeiros da Força Nacional apoiaram os trabalhos de combate aos incêndios florestais. Este ano, tudo vai depender do desenvolvimento do cenário, da evolução dos incêndios. Se o cenário for se agravando, temos condições sim de aplicar o efetivo", afirmou.

Ainda segundo coronel Ramos Jr., a Força Nacional irá disponibilizar de 10 a 12 viaturas para atuação e deslocamento das equipes durante a Operação Pantanal.

Durante a visita, os representantes da FN propuseram a realização conjunta com o CBMMS do Curso de Operações em Emergência de Desastres (COED) e do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC). A parceria inclui também o treinamento e mobilização do efetivo do CBMMS por meio de recursos financeiros viabilizados junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Para o major Teixeira, a visita da Força Nacional em busca de fortalecer a parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul reforça compromisso do Governo Federal em aprimorar a estrutura de resposta às emergências ambientais no Pantanal.

"O intuito é trabalhar de maneira integrada, a Força Nacional, que é um programa do Governo Federal, com as forças de segurança estaduais, visando uso eficiente de recursos, evitando redundâncias ou riscos desnecessários durante a operação. Esse apoio é extremamente importante tanto para o Corpo de Bombeiros de MS quanto para a Operação Pantanal como um todo, porque certamente, se antecipando e se preparando para os incêndios, a resposta será mais rápida e efetiva, garantindo mais equipes treinadas e preparadas para a fase de resposta".

Além de reuniões com representantes do Corpo de Bombeiros, os membros da Força Nacional também estiveram no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e seguiram terça-feira (29) para compromissos no município de Corumbá.

Por: Tenente Edilene Borges, Comunicação CBMMS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Diretoria de Cultura abre inscrições para curso de fotografia com smartphone e câmeras

O curso é destinado a interessados com idade mínima de 14 anos, sendo necessário possuir um smartphone ou câmara para participar das atividades práticas

Saiba mais
Cover Image

Marco histórico: MS recebe status de área livre de aftosa, apto para ampliar mercados da carne

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29), às 5h20 (no horário de MS, 11h20 na França), durante cerimônia na 92ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), realizada em Paris

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura abre inscrições para a terceira turma do curso de fotografia

As aulas acontecerão na sede da Diretoria de Cultura, localizada na Antiga Estação da NOB, na área central de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Famílias de Selvíria terão acesso a crédito para construir e reformar moradias em assentamentos

O Crédito Instalação é um benefício destinado a apoiar famílias assentadas da reforma agrária, permitindo que elas construam ou reformem suas moradias

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 233 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (12)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Prefeituras de MS deixam passar possíveis fraudes no Bolsa Família

Controladoria-Geral da União fez pente-fino em duas cidades e identificou falhas no controle de famílias de "um pessoa só"

Saiba mais