Notícia

Bortoleto é o brasileiro mais novo a ser 6º na F1 e quebra jejum de oito anos

Compartilhar:
Cover Image

Gabriel Bortoleto no GP da Hungria de F1.

Foto: Sam Bloxham/LAT Images

Piloto de 20 anos alcançou marcas importantes com sexta colocação no GP da Hungria e ultrapassou Felipe Massa

Gabriel Bortoleto alcançou marcos importantes com seu desempenho no GP da Hungria neste domingo. Aos 20 anos e nove meses de idade, o piloto da Sauber se tornou o brasileiro mais jovem a terminar uma corrida da F1 na sexta colocação e, de quebra, quebrou um jejum de oito anos sem que um representante do país atingisse essa posição na categoria.

Nesta temporada, Gabriel Bortoleto já havia feito história ao se tornar o piloto brasileiro mais jovem a pontuar na F1, com o nono lugar no GP da Áustria, em junho. Na ocasião, superou a marca de Felipe Massa, que havia terminado em sexto no GP da Malásia de 2002, com 20 anos e dez meses de idade.

Agora, com o resultado em Hungaroring, Bortoleto ultrapassou Massa em mais uma estatística histórica: ele passa a ser o brasileiro mais jovem a alcançar um top-6 na categoria - com cerca de um mês de diferença entre os dois.

Aliás, a última vez que um piloto brasileiro havia terminado uma corrida da F1 na sexta colocação foi justamente com Felipe Massa, no GP do Bahrein de 2017. Com o resultado deste domingo, Gabriel Bortoleto pôs fim a um período de oito anos sem representantes do país no top-6 da categoria.

Entre outros feitos importantes, esta foi a terceira vez que Bortoleto pontuou nesta temporada, em que faz sua estreia na F1. O calouro vem de dois resultados seguidos na zona de pontuação - Bélgica e Hungria - algo que um brasileiro não conseguia desde Felipe Massa, em 2017, nas etapas finais em Interlagos e Abu Dhabi.

Bortoleto já soma 14 pontos e ocupa a 17ª posição na classificação geral desta temporada. Considerando a lista histórica de todos os brasileiros que já pontuaram na categoria, ele aparece na 11ª colocação. O ranking é liderado por Felipe Massa, com 1.167 pontos.

Confira a lista completa de brasileiros que pontuaram na F1, abaixo:

Felipe Massa - 1167 pontos Rubens Barrichello - 658 pontos Ayrton Senna - 614 pontos Nelson Piquet - 485,5 pontos Emerson Fittipaldi - 281 pontos José Carlos Pace - 58 pontos Bruno Senna - 33 pontos Felipe Nasr - 29 pontos Nelson Piquet Jr - 19 pontos Roberto Moreno - 15 pontos Gabriel Bortoleto - 14 pontos Cristiano da Matta - 13 pontos Christian Fittipaldi - 12 pontos Maurício Gugelmin - 10 pontos Pedro Paulo Diniz - 10 pontos Antonio Pizzonia - 8 pontos Wilson Fittipaldi - 3 pontos Ricardo Zonta - 3 pontos Chico Serra - 1,5 pontos Chico Landi - 1 ponto.

Fonte: ge.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Análise: Sampaio "descomplica" Santos de Caixinha e corresponde para vencer no Brasileirão

Interino não abriu mão de alguns conceitos adotados pelo português, mas grande trunfo foi simplificar o jogo do Peixe contra o Atlético-MG

Saiba mais
Cover Image

Jogos da Melhor Idade de MS começam na próxima semana promovendo inclusão de idosos-atletas

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 17, às 18 horas, no Espaço Expo do Shopping Bosque dos Ipês

Saiba mais
Cover Image

MAIS UM PÓDIO PRA CONTA – Sub-16 da SEJUVEL conquista vice-campeonato da Copa AME em Birigui

A grande final foi realizada no Estádio Municipal Pedro Marin Berbel “Pedrão”, onde os três-lagoenses enfrentaram o Operário de Araçatuba e foram superados pelo placar de 2 a 0

Saiba mais
Cover Image

Inicia neste sábado (05) o Campeonato Municipal de Voleibol Masculino e Feminino

A competição reunirá equipes femininas e masculinas da cidade em uma série de partidas emocionantes

Saiba mais
Cover Image

TORCIDA CONVOCADA – Três Lagoas estreia no Estadual de Futsal neste sábado (16) no Ginásio Municipal Cacilda Acre Rocha

O jogo do time três-lagoense será o segundo da noite, no Ginásio Municipal “Cacilda Acre Rocha”

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas conquistam quatro medalhas no Campeonato Brasileiro de Muay Thai em Brasília

A grande campeã foi Emilly de Oliveira, conhecida como “Negona”, que conquistou a medalha de ouro na categoria Sub-16 até 70 kg

Saiba mais