Notícia

Brasil está conversando “com reserva” com Estados Unidos, diz Alckmin

Compartilhar:
Cover Image

Vice-presidente afirmou que plano de socorro está em elaboração.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil está conversando “com reservas” com o governo estadunidense

A quatro dias da entrada em vigor da tarifa de 50% para produtos brasileiros nos Estados Unidos, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil está conversando “com reservas” com o governo estadunidense. Ele reafirmou que o plano de contingência está em elaboração, mas disse que o foco nesta semana está nas negociações comerciais.

“Nós estamos permanentemente no diálogo e quero dizer a vocês que nós estamos dialogando neste momento pelos canais institucionais e com reserva", disse Alckmin, em entrevista após o lançamento do Programa Acredita Exportação.

O vice-presidente não deu detalhes sobre as conversas com os Estados Unidos nem sobre o plano de contingência em elaboração para ajudar os setores afetados pela taxação.

“O plano de contingência está sendo elaborado, bastante completo, bem feito”, afirmou o vice-presidente.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o plano de socorro seria levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana. Entre as medidas em estudo, estão linhas de crédito para os setores exportadores.

Programa Acredita Exportação

Em relação ao Acredita Exportação, cujo projeto de lei e decreto de regulamentação foram assinados nesta segunda-feira (28) pelo presidente Lula, Alckmin disse que o programa impulsionará o crescimento de micro e pequenas empresas que vendem para o exterior. Segundo ele, o projeto está alinhado com valores do governo, como a promoção do multilateralismo.

"O projeto vem em boa hora, reafirmando valores que o Brasil defende, como multilateralismo", afirmou Alckmin, durante a solenidade de sanção do decreto.

Pelo programa, a partir de 1º de agosto, mesma data de entrada em vigor da tarifa de 50% para produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos, as micro e pequenas empresas poderão receber de volta o equivalente a 3% de suas receitas com vendas externas.

O ressarcimento poderá ocorrer de forma direta ou por meio de compensação de tributos federais (desconto de tributos pagos a mais em etapas anteriores da cadeia produtiva).

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Recursos para Bolsa Família e Pé-de-Meia estão garantidos, diz ministra

Segundo a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, recursos para programas como o Bolsa Família e o Pé-de-Meia estão garantidos

Saiba mais
Cover Image

Aprovado PL de Caravina que cria o Dia Estadual da Mulher Música-Instrumentista em MS

A proposta tem como objetivo valorizar o talento e a contribuição das mulheres na música instrumental

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas apresenta projetos de pavimentação e drenagem ao Governo do Estado por meio do programa MS Ativo

Durante o encontro, o prefeito doutor Cassiano Maia detalhou os projetos de pavimentação e drenagem que contemplam diversos bairros da Cidade

Saiba mais
Cover Image

Valdemar deixa nas mãos de Azambuja definição sobre candidaturas ao Senado

O presidente nacional do PL disse que caberá ao ex-governador lançar um ou dois candidatos aos cargos de senadores

Saiba mais
Cover Image

Vereadores aprovam retomada de área e instituem logomarca oficial da Câmara

Na Ordem do Dia, foram analisados e aprovados um total de 02 projetos de lei e 9 decretos legislativos

Saiba mais
Cover Image

Indicação de Caravina garante médicos peritos no INSS de Nova Andradina

A indicação de Caravina foi encaminhada à superintendente regional Norte/Centro-Oeste do INSS, Lea Bressy Amorim

Saiba mais