Notícia

Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS

Compartilhar:
Cover Image

Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio

O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 2022, para o tratamento do câncer de mama. O remédio é indicado para quem ainda continua com a doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio 3, informou a pasta.

Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades. Ao todo, serão quatro lotes do medicamento, sendo que as próximas entregas estão previstas para dezembro deste ano, março e junho do ano que vem. Segundo o ministério, os insumos atenderão a 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS. Ainda em 2025, 1.144 pacientes devem ser beneficiados.

O medicamento será repassado às secretarias estaduais de Saúde, que farão a distribuição de acordo com os protocolos clínicos vigentes. O investimento total do governo federal é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento.

O diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira, falou à imprensa, no local em que a carga foi recebida, no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

“É gigantesco o avanço para a oncologia nacional. É uma medicação que vai reduzir em 50% a mortalidade das pacientes que têm HER2- positivo, que é um tipo de câncer de mama. É uma grande vitória do povo brasileiro. O Ministério da Saúde fica orgulhoso de poder estar fazendo essa entrega hoje dentro do Outubro Rosa”, disse o diretor.

“Nas pacientes que ficam com restos tumorais, no câncer de mama, você pode colocar [esse medicamento] agora à disposição para fazer um novo tratamento. Ele garante 50% de redução de mortalidade, 50% menos recidiva local, é realmente um grande avanço, é diminuição de mortalidade”, explicou.

Segundo Carvalheira, a previsão é que o medicamento chegue aos pacientes já a partir deste mês, até o começo de novembro.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SMS de TL divulga calendário da aplicação da Palivizumabe para crianças da Costa Leste, veja quem deve tomar

O Palivizumabe é uma imunoglobulina utilizada para imunização passiva contra o VSR

Saiba mais
Cover Image

USF Santa Rita atenderá neste sábado (22), no último plantão da campanha estadual, MS Vacina Mais – Dengue

O objetivo da campanha é intensificar as ações de vacinação contra a doença, direcionadas ao público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Saiba mais
Cover Image

INFLUENZA – Três Lagoas segue com campanha de vacinação nas escolas e unidades de saúde

A ação tem como objetivo verificar e atualizar a caderneta vacinal dos alunos, com destaque para a vacina contra a Influenza (Gripe), prioritária nesta fase da Campanha Nacional de Vacinação

Saiba mais
Cover Image

Governo qualifica profissionais de saúde e intensifica vacinação para barrar avanço do sarampo em MS

Com surto na Bolívia e risco de reintrodução do vírus, profissionais de saúde são atualizados e população será vacinada em grande ação neste sábado (26), em Corumbá e Ladário

Saiba mais
Cover Image

Trabalho da Saúde de Três Lagoas é selecionado para o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em Brasília

A seleção do trabalho é mais um reflexo do compromisso da Gestão do prefeito Dr. Cassiano Maia, na Saúde, viabilizando políticas públicas de atenção integral à população em situação de vulnerabilidade

Saiba mais
Cover Image

SMS registra aumento de 8,43% na vacinação contra o Sarampo após Dia D

No total, foram aplicadas 67 doses exclusivamente contra o sarampo durante a mobilização

Saiba mais