Notícia

Calderano é vice-campeão mundial inédito no tênis de Mesa em campanha

Compartilhar:
Cover Image

Brasileiro foi superado na final pelo chinês Wang Chuquin.

Foto: Alexandre Loureiro/COB/Direitos Reservados

O brasileiro chegou pela primeira vez a uma final de Mundial, até então dominadas por mesatenistas asiáticos e europeus

Após uma campanha histórica para mesatenistas das Américas, o brasileiro Hugo Calderano ficou com o vice-campeonato mundial neste domingo (25), em Doha (Catar).

Número 3 do mundo, o carioca de 28 anos, foi superado na decisão do título pelo chinês Wang Chuquin, vice-líder do ranking, por 4 sets a 1, com parciais de 12-10, 11-3, 4-11, 11-2 e 11-7.

O brasileiro chegou pela primeira vez a uma final de Mundial, até então dominadas por mesatenistas asiáticos e europeus.

O revés para Chuqin ocorre um mês após o asiático ter sido derrotado de virada por Calderano na semifinal da Copa do Mundo, em Macau, por 4 sets a 3. Agora, no histórico de partidas entre os dois, o chinês lidera com cinco vitórias em sete confrontos.

É o primeiro título mundial de Wang – ele chegou à final em 2023, mas acabou em segundo lugar. A China é a maior potência no tênis de mesa: subiu ao topo do pódio nas última 11 edições do Mundial.

"Não consegui apresentar o meu melhor hoje. Foi mais a parte física que pesou, o jogo de ontem me esgotou. Estou exausto ainda. Tentei me recuperar da melhor maneira. Durante o jogo tentei voltar brigando, fazer o melhor, mas eu não tinha mais nada no tanque", disse Calderano, após o revés.

A prata inédita para o Brasil também foi motivo de comemoração para o carioca.

"Foi um torneio incrível, antes do torneio se me falassem que eu sairia com uma medalha, eu ficaria muito feliz. No final eu consegui fazer o melhor que dava pra fazer. Tem um significado enorme, pois sempre foi um dos meus grandes objetivos. Alguns anos atrás era muito difícil um brasileiro sonhar com medalha no Mundial, e nós conseguimos", analisou.

"Claro que fica o gostinho de quero mais, queria sair daqui como campeão mundial, mas com certeza vou ter outras oportunidades. Vou seguir elevando meu nível e me preparando para chegar ainda melhor nas próximas", concluiu.

Há nove temporadas jogando no Liebherr Ochsenhausen (Alemanha), Calderano agora vai se concentrar para a final da liga alemã de tênis de mesa, contra o Borussia Düsseldorf, em 15 de junho.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

XADREZ – Escolas Estaduais JOMAP e João Tomes vencem o JETs sub-14

competição reuniu jovens talentos do xadrez escolar em partidas que destacaram o raciocínio lógico, o espírito esportivo e o alto nível técnico dos estudantes

Saiba mais
Cover Image

Jogos Escolares MS 2025 – Primeira etapa da competição reuniu mil participantes em Três Lagoas

Considerado o maior evento esportivo escolar do estado, o torneio definirá os atletas que representarão o Mato Grosso do Sul na etapa nacional.

Saiba mais
Cover Image

DE TRÊS LAGOAS PARA O MUNDO – Marianny Ribeiro conquista prata inédita no Campeonato Mundial de Muay Thai

Marianny Ribeiro, do CT Artes Marciais / Lutas Lycans Clube, que garantiu a medalha de prata no Campeonato Mundial de Muay Thai, realizado em Bangkok, na Tailândia

Saiba mais
Cover Image

MONTE SEU TIME – Inscrições para os campeonatos Amador, Varzeano e Sênior da SEJUVEL encerram no dia 03 de junho

O prazo final para entrega das fichas é até 03 de junho (terça-feira).

Saiba mais
Cover Image

Judocas da SEJUVEL do projeto JITA-KYOEI participaram do 8º Festival de Judô Pequeno Guerreiro em Santo Anastácio

Este festival, organizado pela Associação Anastaciana de Judô, reuniu cerca de 300 atletas de 15 agremiações

Saiba mais
Cover Image

VI Copa Sejuvel 2025 – Confira a programação dos JATs que começa hoje (23)

As partidas de handebol serão realizadas no Ginásio Municipal de Esportes Prof.ª “Cacilda Acre Rocha”

Saiba mais