Notícia

Câmara recebe alunos da escola Exitus no projeto Visita Guiada

Compartilhar:
Cover Image

Alunos do 5º ano da escola Exitus participaram do projeto Visita Guiada, na manhã esta quarta-feira (3).

Foto: Divulgação

O presidente, vereador Tonhão, falou com os alunos, explicando como a Câmara é importante ao elaborar e aprovar os projetos de lei que serão aplicados como leis municipais

Respostas na ponta da língua e perguntas bem fundamentadas. Alunos do 5º ano da escola Exitus participaram do projeto Visita Guiada, na manhã esta quarta-feira (3), e deram um show sobre os conhecimentos que já têm sobre três poderes, democracia e eleições, assim como demonstraram a curiosidade necessária para ampliar estes conhecimentos e saber mais sobre a rotina da Câmara de Vereadores.

Coordenados pelas professoras Isabel Cristina de Moraes e Bianca Ohana Machado, 31 estudantes participaram das aulas ministradas pela coordenadora pedagógica Mayara Reis e organizadas pelas servidoras da escola.

A visita é composta pela exibição de vídeos, palestra, brincadeiras, interações e a presença de vereadores que estiverem na Casa. Nesta, o presidente, vereador Tonhão, falou com os alunos, explicando como a Câmara é importante ao elaborar e aprovar os projetos de lei que serão aplicados como leis municipais. Ele citou o exemplo do orçamento anual, sem o qual o município não teria como fazer gastos e investimentos.

Tonhão também interagiu e respondeu perguntas sobre diversos temas ligados à vida pública. A vereadora Evalda também conheceu os alunos e falou sobre comportamento na escola e oportunidades que a educação pode proporcionar. Ela citou o próprio exemplo, pois aprendeu a ler aos 11 anos. Após esta fase da visita, os alunos receberam um lanche.

Posteriormente, visitaram setores administrativos e gabinetes para conhecer os espaços e conversar com os vereadores. Um dos lugares que, normalmente, chama a atenção deles é a galeria de ex-presidentes, localizada no corredor de entrada da Casa.

Segundo a professora regente, Isabel, eles já estão estudando temas voltados à cidadania. “Começamos na Constituição Federal, falando dos três poderes, o que é cidadania, direitos trabalhistas e vamos encerrar com o Estatuto da Criança e do Adolescente, trazendo os conceitos para próximo deles”.

A professora contou que já trouxe outra turma à Visita Guiada, no ano passado, e sentiu que os alunos passaram a ter mais ideia de representatividade. “Eles não tinham noção de como funciona a Câmara, realmente. A visita foi maravilhosa”, afirmou.

A VISITA

Para saber mais sobre o agendamento das visitas, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone (67) 3509-6375.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Camila Jara será 'julgada' separadamente por motim na Câmara

Denúncias sobre condutas no episódio foram encaminhadas à Corregedoria Parlamentar, que deverá repassar os casos ao Conselho de Ética nos próximos dia

Saiba mais
Cover Image

Zeca cobra regulamentação das atividades do grupo Legendários em áreas de preservação

O requerimento de Zeca do PT foi encaminhado ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel

Saiba mais
Cover Image

Zeca pede melhorias na rede de água, cascalhamento e patrolamento em comunidade de Rochedo

O objetivo das propostas de Zeca é atender as necessidades dos moradores e produtores locais da comunidade Pira-Parque

Saiba mais
Cover Image

Nelsinho sustenta reeleição mesmo que seja "removido" da aliança entre PP e PL

O senador acredita que ainda falta muito tempo para a definição de chapas para 2026 e muita coisa pode acontecer

Saiba mais
Cover Image

Zeca apresenta moção de aplauso a Lula por atuação no combate à fome e à pobreza no Brasil

O parlamentar também ressaltou a importância da atuação internacional do Presidente Lula

Saiba mais
Cover Image

Azambuja e Tebet têm mais potencial de crescimento na batalha ao Senado

A análise foi realizada com auxílio de uma IA e leva em consideração o resultado da pesquisa Correio do Estado/Ipems

Saiba mais