Notícia

Camex aprova isenção do Imposto de Importação para nove alimentos

Compartilhar:
Cover Image

Medida não beneficiará carnes de aves e de porco.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A redução a zero do Imposto de Importação para alimentos só valerá para carnes desossadas bovinas e não beneficiará outros tipos de carne como de porco e de aves

A redução a zero do Imposto de Importação para alimentos só valerá para carnes desossadas bovinas e não beneficiará outros tipos de carne como de porco e de aves, decidiu nesta quinta-feira (13) o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

O órgão oficializou a medida anunciada na semana passada para segurar o preço de alimentos, detalhando os itens com tarifa zerada. A lista com os códigos de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) tem nove tipos de alimentos divididos em dez NCM, porque a redução para o café beneficia a versão torrada e a versão em grão não-torrada.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que a redução entrará em vigor nesta sexta-feira (14), quando a resolução da Camex será publicada no Diário Oficial da União.

Confira a lista final dos alimentos que terão o Imposto de Importação zerado:

carnes desossadas de bovinos, congeladas: de 10,8% para 0% café torrado, não descafeinado (exceto café acondicionado em capsulas): de 9% para 0% café não torrado, não descafeinado, em grão: passou de 9% para 0% milho em grão, exceto para semeadura: passou de 7,2% para 0% outras massas alimentícias, não cozidas, nem recheadas, nem preparadas de outro modo: passou de 14,4% para 0% bolachas e biscoitos: passou de 16,2% para 0% azeite de oliva extravirgem: passou de 9% para 0% óleo de girassol, em bruto: passou de 9% para 0% outros açúcares de cana: passou de 14,4% para 0% preparações e conservas de sardinhas, inteiros ou em pedaços, exceto peixes picados: de 32% para 0% No caso da sardinha, a alíquota zero valerá apenas para uma quota de importação de 7,5 mil toneladas. Conforme anunciado na semana passada, a cota de importação do óleo de palma aumentou de 60 mil para 150 mil toneladas, por 12 meses, com a manutenção da alíquota do Imposto de Importação em 0%.

Impacto Alckmin também anunciou o quanto o governo deverá deixar de arrecadar com a medida. Segundo o vice-presidente e ministro, a tarifa zero terá impacto de US$ 110 milhões (cerca de R$ 650 milhões) por ano. Alckmin, no entanto, disse que o impacto será menor, porque a medida durará menos.

“Como espero que [o Imposto de Importação zerado] seja mais transitório, o impacto deve ser menor”, declarou.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Minha Casa, Minha Vida: governo fará nova seleção com 100 mil imóveis

Anúncio, feito em Brasília, é do ministro das Cidades, Jader Filho

Saiba mais
Cover Image

Gleisi Hoffmann cita isenção do IR como prioridade da agenda política

Responsável pela articulação política do governo tomou posse hoje

Saiba mais
Cover Image

Maioria do STF mantém Moraes, Dino e Zanin em julgamento de Bolsonaro

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (19) para rejeitar os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do general Braga Netto

Saiba mais
Cover Image

Vereadores aprovam alterações em benefícios fiscais e balcão de empregos para mulheres vítimas de violência

O terceiro pl é de autoria do vereador Fernando Jurado e garantirá a implantação de Programa de Incentivo a contratação de mulheres em situação de violência doméstica, no município

Saiba mais
Cover Image

Vereadores aprovam programa Farmácia Veterinária Popular

Para conferir os detalhes de cada uma das indicações e os requerimentos que foram feitos aprovados durante a 18ª sessão ordinária, acesse a PÁGINA DO VEREADOR: linktr.ee/camara.treslagoas

Saiba mais
Cover Image

Ordem do Dia: Proposição aprovada reconhece práticas de airsoft e paintball em MS

Os deputados estaduais votaram 21 projetos na manhã desta terça-feira (13) durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)

Saiba mais