Notícia

Campanha “Todos por Elas” inicia nova etapa com mobilizações e ações de proteção às mulheres

Compartilhar:
Cover Image

Campanha #TodosPorElas.

Foto: Bruno Rezende/Arquivo

Entre ações de mobilização está a segunda edição da caminhada pelo fim do feminicídio, prevista para o dia 31 de maio

Com um trabalho coletivo e compartilhado de combate a violência contra mulher, começa uma nova etapa da campanha #TodosPorElas. O objetivo é ampliar a mobilização sobre o tema e propor ações concretas de enfrentamento.

Este trabalho que envolve o Governo de Mato Grosso do Sul, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa e instituições parceiras busca construir soluções que envolvam desde a questão da violência de gênero, assim como garantir as condições dignas para que a vítima possa seguir em frente.

Entre ações de mobilização está a segunda edição da caminhada pelo fim do feminicídio, prevista para o dia 31 de maio. É mais uma oportunidade de conscientizar toda população sobre o tema, buscando cada vez mais segurança para as mulheres.

Nesta segunda etapa o desafio é ampliar a divulgação e implementar ações práticas para fortalecer a rede de proteção no Estado, tendo uma das metas melhorar o atendimento às mulheres em situação de violência. Todo esforço e dedicação do poder público e sociedade civil buscam fazer a diferença e mudar este cenário no Estado.

A campanha #TodosPorElas foi lançada em agosto de 2024, sendo uma iniciativa interinstitucional que reúne esforços dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além da sociedade organizada, para o desenvolvimento de medidas eficazes de combate a todas as formas de violência de gênero, em especial, ao feminicídio.

Ações em andamento

Para fazer sua parte neste esforço coletivo, o Governo do Estado desenvolve uma série de ações para combater esta violência. Entre elas está o projeto da Sala Lilás, que já chegou a 50 cidades do Estado. São espaços criados dentro das delegacias para oferecer acolhimento e atendimento humanizado para vítimas de violência. O objetivo é promover esta quebra do ciclo de violência.

Outra ação estratégica é o programa Promuse (Programa Mulher Segura da Polícia Militar) que acompanha as mulheres com medidas protetivas, realizando visitas domiciliares e atendendo emergências. O serviço está disponível via telefone, WhatsApp e viaturas, garantindo agilidade no atendimento.

A iniciativa ainda prevê diversas capacitações de polícias em diferentes cidades e regiões do Estado. O objetivo é atender as vítimas de maneira eficiente e adequada. A capacitação é feita por juízes que atuam no setor, promotores de justiça, delegadas da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), além de advogados, psicólogos, psiquiatras e profissionais da área.

Na semana passada começou o curso de formação de policiais civis e militares para atuarem, em caráter temporário, como oficiais de Justiça no cumprimento de medidas protetivas de urgência. A capacitação, resultado de um acordo com o Tribunal de Justiça, representa um avanço significativo na política de enfrentamento à violência contra a mulher no Estado.

Outra medida é a força tarefa montada pelo Governo de Mato Grosso do Sul com 22 profissionais, sendo 19 delegados, para dar andamento a mais de 6 mil boletins de ocorrência. A criação dessa força-tarefa já resultou em mandados de prisão expedidos.

Em parceria com a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), a SEC (Secretaria Estadual de Cidadania) e Fundect foi criado o “Observatório da Cidadania”, que coleta e analisa dados para oferecer subsídios e diagnósticos na criação de políticas públicas eficazes.

O trabalho conjunto entre os poderes, junto com mobilização social, é uma ferramenta importante em busca de uma nova realidade em Mato Grosso do Sul, com mais respeito e segurança para as mulheres.

Por: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Motoshow 2025 encerra com grande público, ação social e muito rock em Três Lagoas

O Motoshow 2025 chegou ao fim neste domingo (13) e deixou sua marca como um dos maiores eventos do ano em Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Alunos da Diretoria de Cultura têm aula especial com renomada artista plástica

As peças criadas foram levadas para casa pelos próprios alunos, como um registro e lembrança do aprendizado e da expressão artística

Saiba mais
Cover Image

GALERIA DE FOTOS – Fábio Junior emociona multidão na terceira noite da 35ª Festa do Folclore em TL

Além de celebrar a diversidade folclórica, a Festa do Folclore também se consolida como oportunidade de geração de renda para empreendedores locais

Saiba mais
Cover Image

2º PET DAY EM TRÊS LAGOAS

A programação contará com desfile pet em quatro categorias

Saiba mais
Cover Image

Núcleo de Artes da Diretoria de Cultura de Três Lagoas realizará Exposição “Bicho que Voa”

A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, em horário comercial

Saiba mais
Cover Image

3º Congresso dos Municípios de MS tratará sobre Eficiência na Gestão Pública

A edição de 2025 destaca áreas essenciais que impactam diretamente a vida da população

Saiba mais