Notícia

Capacitação prepara municípios de Mato Grosso do Sul para receber a Caravana da Castração

Compartilhar:
Cover Image

A ação tem como objetivo orientar os representantes municipais sobre os procedimentos técnicos e operacionais para a chegada da caravana.

Foto: Divulgação

O encontro acontecerá no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado no Memorial da Cultura e Cidadania "Apolônio de Carvalho", em Campo Grande

A Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realiza nesta quinta-feira (24) a apresentação da logística e capacitação dos pontos focais dos 10 primeiros municípios que irão receber a Caravana da Castração. O encontro acontecerá no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado no Memorial da Cultura e Cidadania "Apolônio de Carvalho", em Campo Grande.

A ação tem como objetivo orientar os representantes municipais sobre os procedimentos técnicos e operacionais para a chegada da caravana, além de fornecer instruções para o uso da ferramenta digital SigPet, utilizada no cadastro e acesso às vagas nas campanhas de castração.

Durante o encontro, será apresentado o Guia Prático da Caravana da Castração, o plano de trabalho e o termo de cooperação que será firmado com os municípios participantes nesta primeira etapa. Os gestores municipais também serão instruídos sobre a contrapartida exigida: a execução de um calendário de conscientização sobre os maus-tratos contra animais, elaborado pela Superintendência.

Com investimento inicial de R$ 5 milhões, a Caravana da Castração tem o lema "Castrar é um ato de amor" e como meta castrar, microchipar e medicar 20 mil animais em todo o estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra a política pública estadual de bem-estar animal e busca garantir a implantação efetiva de ações contínuas de controle populacional e combate ao abandono de cães e gatos.

A caravana terá início pela região do Pantanal, com base em indicadores de endemias e priorização de áreas com maior risco de transmissão de zoonoses. O controle ético populacional é reconhecido como uma das estratégias mais eficazes para enfrentar esse cenário.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda ressalta o papel da ação como instrumento de cidadania e avanço social. “Estamos tratando de uma política pública que transcende a causa animal. A Caravana da Castração também é uma ferramenta de inclusão, saúde e educação, que promove um novo olhar sobre o cuidado com a vida e com o meio ambiente”.

O superintendente estadual de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, destaca a importância da mobilização conjunta entre Estado e municípios. “A Caravana da Castração é uma resposta concreta às demandas da população e uma ação estratégica para promover saúde pública e respeito aos animais. Ao capacitar os municípios, garantimos que a política chegue com eficiência à ponta, com responsabilidade e compromisso social”.

Serviço

Capacitação sobre a Caravana da Castração

Data: quinta-feira, 24 de abril

Local: auditório do MIS - 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania "Apolônio de Carvalho" - Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 - Centro - Campo Grande (MS)

Horário: 8h às 11h30 e 13h30 às 16h30

Mais informações pelo telefone (67) 3316-9192 ou pelo e-mail: vidaanimal@setesc.ms.gov.br.

Por: Lucas Castro, Comunicação Setesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

“Festa do Peixe” e etapa do circuito de pesca “Tucuna Free” acontecem neste final de semana

Continuam abertas as inscrições para a etapa de Selvíria do “Tucuna Free”

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura distribui mais de mil kits de materiais a professores da REME de Três Lagoas

Cassiano Maia falou sobre as melhorias que estão sendo implementadas nas escolas e reafirmou seu compromisso em aprimorar a educação no município

Saiba mais
Cover Image

Solange Moraes assume presidência do Rotary Club de Três Lagoas – Cidade das Águas

A presidência foi oficialmente transmitida para Solange Moraes, sucedendo Alexandre Ferreira de Barros, que foi homenageado com o Título Paul Harris

Saiba mais
Cover Image

2ª Conferência Regional de Direitos Humanos é realizada no Campus II da UFMS/CPTL

A programação conta com palestra ministrada pela Dra. Ana Cláudia dos Santos Rocha, professora do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Saiba mais
Cover Image

ATENÇÃO – Secretaria de Finanças convida a população para Audiência Pública do Orçamento Anual de 2026 (LOA)

O encontro é uma oportunidade para que a comunidade contribua com sugestões e subsídios ao texto do Projeto de Lei

Saiba mais
Cover Image

TRÊS LAGOAS VÃO SEDIAR O 1º. SEMINÁRIO ESTADUAL DA MANGA A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (03)

A iniciativa é do Instituto Cutia do Cerrado, com apoio da AEMS, universidades, empresas e órgãos ambientais

Saiba mais