Notícia

Capacitação profissional: MS Qualifica tem mais de 5 mil pré-inscritos do programa Mais Social

Compartilhar:
Cover Image

MS Qualifica oferece diversos cursos gratuitos na Capital e no interior de Mato Grosso do Sul.

Foto: Laucymara Ayala

São aulas do Senac em diversas áreas, focadas especialmente em quem está fora do mercado de trabalho e jovens em busca de novas perspectivas

Com o objetivo de dar capacitação profissional, incentivar o empreendedorismo e a mobilidade social, o MS Qualifica oferece diversos cursos gratuitos na Capital e no interior de Mato Grosso do Sul.

Por meio de uma parceria da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) com a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), os cursos são disponibilizados para os beneficiários do Mais Social, além de outros interessados. Somente entre os atendidos pelo programa da Sead são mais de 5 mil pré-inscrições em mais de 110 cursos.

São aulas do Senac em diversas áreas, focadas especialmente em quem está fora do mercado de trabalho e jovens em busca de novas perspectivas. As mais procuradas são na área de beleza e gastronomia.

Em Ponta Porã, Livrada Carvalho não perdeu tempo e fez o curso de bolo de pote. “Sou beneficiária do Mais Social, aí me interessei nessa aula para poder fazer renda. No momento não estou trabalhando, não estou empregada. O benefício do Mais Social ajuda muito em casa. E eu gosto muito de vender. É uma coisa que me interessei bastante. Vai ter curso de salgado, mais pra frente, eu também me inscrevi, vou fazer”, conta.

Ela afirma ter escolhido o curso de bolo porque gosta de cozinhar e que não teria condições de fazer a aula se tivesse que pagar. “Eu já acordo pensando no que vou fazer de almoço. Já começo a cozinhar cedo. Não sei fazer muita coisa. O básico, sim. Nunca fiz curso para nada. Esse é o meu primeiro curso de culinária, de coisa de comer”, acrescenta.

Único homem naquela turma, Alex Divino da Cruz vê no MS Qualifica a oportunidade de se transformar em um empreendedor. “Eu preciso fazer esse curso para aprender a fazer bolo, quem sabe no futuro empreender e fazer doces e salgados também. Estou inscrito para o outro curso, que é de salgado, pretendo fazer, e o que eu puder aprender a fazer para ter uma renda, um futuro, estou disposto”. Ele também é um dos beneficiários do Mais Social.

Livrada, Alex e outros 18 alunos daquela turma aprenderam a fazer vários tipos de bolo de pote. Quem explica é a professora de gastronomia do Senac há 1 ano e meio, Letícia Soares.

“Eles aprenderam a fazer dois tipos de massa - pão de ló básico e pão de ló de chocolate - e dois recheios diferentes - uma ganache de chocolate e uma ganache de chocolate branco. Com esses, eles conseguem fazer vários tipos e montar vários tipos diferentes. É uma base para que a criatividade deles aflorem e eles possam escolher outros recheios usando a mesma massa ou trocar a massa e usar outro recheio”, diz.

Ela afirma que nas aulas para quem recebe o Mais Social a única diferença está em mostrar alternativas mais econômicas.

“Tive o cuidado de pensar sempre em trazer opções de fácil acesso para eles comprarem porque a ideia do curso é que eles possam empreender, estando em casa consigam trabalhar e ter uma renda. Eu tive o cuidado de trazer ingredientes diferentes para eles conhecerem, mas também trazer uma opção mais acessível para que esse produto não fique muito caro para eles venderem. Essa foi a minha ideia porque, se eu trago um ingrediente muito caro, foge da realidade e, às vezes, eles desanimam de querer produzir para vender”, declara.

Ela conta também que a procura é muito grande pelos cursos. “Eu fiquei feliz de ver que as pessoas estão querendo estudar. Essa é uma das coisas que mais motivam o meu trabalho: poder mudar a vida da pessoa com a educação, com o curso, e elas aprenderem, saírem daqui e falar: ‘eu quero voltar a estudar, eu quero estudar mais’”.

Para fazer a pré-inscrição, é preciso acessar o site https://ww3.ms.senac.br/cursos/ms-qualifica. A inscrição é finalizada no primeiro dia de aula, no local do curso.

Por: Paulo Fernandes, Comunicação Sead

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SEMEA alerta sobre a “Seca da Mangueira”, doença que tem afetado árvores em Três Lagoas

A Seca da Mangueira é causada por um fungo da espécie Ceratocistis fimbriata o qual tem como vetor o besouro Hypocryphalus mangiferae, conhecido popularmente como broca-da-mangueira

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas avança nas estratégias para atendimento à população em situação de rua

Durante a reunião, foi definido que a primeira ação prática será a realização de um Censo Municipal das Pessoas em Situação de Rua

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 187 vagas de empregos disponível nesta terça-feira (27)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Interdições de vias para festas exigem autorização prévia. Veja como solicitar

O decreto 177/2015 estabelece as normas para interrupções de tráfego nas vias públicas da cidade, visando minimizar transtornos e garantir a organização dos eventos

Saiba mais
Cover Image

Prefeito e secretários participam de reunião com SEBRAE sobre o programa Cidade Empreendedora

Prefeito Dr Casiano Maia e secretários da Prefeitura de Três Lagoas receberam representantes do SEBRAE/MS

Saiba mais
Cover Image

ELDORADO BRASIL MARCA PRESENÇA NO 7º CONGRESSO FLORESTAL E DEBATE FUTURO DA CELULOSE EM MS

No congresso, o diretor florestal Germano Vieira detalhou o trabalho da empresa na busca pela “árvore perfeita”, com atributos que asseguram madeira de excelência e celulose premium

Saiba mais