Notícia

Casa de Acolhimento LGBTQIAPN+ encontra entraves na Secretaria de Cidadania, e Grupo de Trabalho cobra ação do Governo do Estado

Compartilhar:
Cover Image

Reunião do grupo de trabalho na spu.

Foto: Divulgação

Durante a reunião, o grupo reafirmou a necessidade de que a Casa ofereça abrigo, apoio psicossocial e segurança para pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade

O Grupo de Trabalho (GT) da Casa de Acolhimento LGBTQIAPN+, criado em 2024 pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e pela Defensoria Pública da União (DPU), reuniu-se na última sexta-feira (15), na sede da SPU-MS, para discutir obstáculos e definir novos caminhos para viabilizar a primeira unidade de acolhimento à população LGBTQIAPN+ em Mato Grosso do Sul.

Formado por representantes de instituições públicas, movimentos sociais e da comunidade LGBTQIAPN+, o GT deliberou, com base em estudos técnicos e amplo debate, que o imóvel federal em questão deve ser repassado ao Governo do Estado. No entanto, o processo enfrenta entraves dentro da Secretaria de Cidadania, que, sem diálogo com o grupo, tem redirecionado a proposta para ser apenas uma “casa de direitos” — não um espaço de acolhimento integral.

Durante a reunião, o grupo reafirmou a necessidade de que a Casa ofereça abrigo, apoio psicossocial e segurança para pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade, e não se limite a atendimentos burocráticos. Para o GT, é possível integrar acolhimento e garantia de direitos, mas o acolhimento deve ser o eixo central da proposta.

Como prioridade, foi definida a ampliação do diálogo com a militância LGBTQIAPN+, a fim de esclarecer a real situação do projeto e os motivos da demora em sua implementação. Diante da falta de avanços com a Secretaria de Cidadania, o grupo decidiu buscar uma reunião direta com o governador Eduardo Riedel para destravar o processo.

Outro encaminhamento foi a organização de uma jornada de mobilização LGBTQIAPN+, com o objetivo de dar visibilidade à causa e pressionar o governo estadual a cumprir o compromisso assumido com a criação da Casa de Acolhimento.

Além das ações políticas e institucionais, o GT iniciou intervenções simbólicas e práticas no imóvel em processo de transferência. A primeira ocorreu no domingo, 17 de agosto, com um mutirão de limpeza e poda da grama — gesto de cuidado e compromisso da comunidade com o espaço.

A implantação da Casa de Acolhimento LGBTQIAPN+ é uma demanda histórica dos movimentos sociais de Mato Grosso do Sul, que reivindicam políticas afirmativas voltadas a populações invisibilizadas e marginalizadas. O serviço terá como objetivo o atendimento provisório e continuado de pessoas LGBTQIAPN+ com direitos violados, em situação de ruptura familiar ou social, e vítimas de diferentes formas de violência e exploração.

Segundo Silvio Grotto, Defensor Público da União: “A Defensoria Pública da União atua há mais de um ano pela criação deste serviço, mas ainda sem resposta adequada. É urgente transformar essas demandas em políticas concretas que enfrentem a violência e a exclusão, assegurando dignidade e cidadania à população LGBT. A casa de acolhimento é para ontem.”

A expectativa do GT é que, com mobilização popular e pressão institucional, o Governo do Estado avance de forma efetiva na criação desse importante equipamento público.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Deputado Caravina apresenta moção de congratulação ao novo presidente da COBRAPOL

A moção ressalta a importância histórica da conquista, não apenas para Giancarlo, mas também para o Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Nova Iorque: Governo de MS discute novos investimentos e oportunidades com setor de biocombustível

O evento internacional discutiu o potencial dos biocombustíveis, novos investimentos e a segurança energética no Brasil

Saiba mais
Cover Image

Motor de MS: agronegócio deve puxar PIB do Estado, com previsão de crescer 5,5% neste ano

A agropecuária é a âncora deste crescimento na riqueza do Estado, com estimativa de aumento de 17,9% no PIB em 2025

Saiba mais
Cover Image

Ordem do Dia: Aviso prévio a autistas sobre suspensão de planos vai à sanção

Quatro matérias foram aprovados na Ordem do Dia durante a sessão ordinária desta terça-feira (8)

Saiba mais
Cover Image

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

Saiba mais
Cover Image

Pedrossian Neto cobra informações da Prefeitura sobre repasses ao Consórcio Guaicurus

O pedido ocorre após paralisação parcial do serviço, que ocorreu em 22 de outubro, em razão de atrasos no pagamento dos motoristas e cobradores

Saiba mais