Notícia

Com apoio do Governo do Estado, Bienal Pantanal celebra a literatura e fortalece produções locais

Compartilhar:
Cover Image

Primeira edição da Bienal Pantanal.

Foto: Bruno Rezende

O evento que tem o apoio do Governo do Estado, é uma celebração à literatura, interage com às demais formas de cultura, além de incentivar a produção local

Para entrar no calendário nacional e se tornar referência, Mato Grosso do Sul recebe a primeira edição da Bienal Pantanal, que dispõe de nove dias de programação gratuita, com 70 toneladas de livros, 20 mil títulos, 200 editoras, 24 expositores e 129 atividades previstas. O evento que tem o apoio do Governo do Estado, é uma celebração à literatura, interage com às demais formas de cultura, além de incentivar a produção local.

A abertura ocorreu no sábado (4), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. “Ninguém faz nada sozinho, desde quando apresentaram a ideia eu topei participar e juntamos forças para realizar este grande evento, que está na primeira edição e não vai sair mais do calendário estadual e nacional. A Bienal Pantanal nasceu para ser grande, com mais de uma semana de atividades intensas, o que nos dá muito orgulho”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Ele destacou que o evento valoriza a literatura, incentiva a leitura e a produção local. “Vai ser um sucesso e já neste primeiro dia podemos ver que o empenho de todos deu resultado. Mato Grosso do Sul é muito rico culturalmente. Da nossa parte sempre podem contar com a gente”, completou.

Já no primeiro dia (sábado) de atividades recebeu um público de 5,8 mil pessoas. O evento terá cerca de 100 convidados de Mato Grosso do Sul, nove estados brasileiros e três países sul-americanos. Ele será multifacetado, celebrando a literatura e suas interações com outras formas de arte e cultura.

Além da comercialização de livros, ocorrerão conferências com escritores nacionais, internacionais e regionais, homenagens, lançamento de livros, mostras de cinema, gastronomia pantaneira, seminário e encontros.

“Noite de celebração, alegria e emoção por este momento. O Estado vai reverenciar o livro, a literatura. Nada disto seria possível se não tivesse o financiamento, entre eles do Governo do Estado, por isso o nosso profundo agradecimento. Há um ano apresentamos o projeto da Bienal ao governador e ele aceitou. Nossa satisfação é grande de trazer um evento deste porte ao Mato Grosso do Sul”, disse Pedro Ortale, diretor da Bienal Pantanal.

O secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, também prestigiou a abertura do evento. “Mato Grosso do Sul está realizando sua primeira edição e já começa grande, o que nos sugere que haverá inúmeras (edições) nos próximos anos. Tenho que parabenizar pelos investimentos e todos que apoiaram a realização da Bienal, que é um evento multifacetado. Orgânico e digital, que junta a natureza e cultura”.

Temas

A primeira edição do evento está organizada em dois eixos temáticos que abordam questões culturais, sociais e tecnológicas. Sendo eles “territórios: culturas e geopolítica” e o segundo: tecnologias digitais, sociedade e mercado.

Atividades complementares, como cinema, teatro, música e dança, também integrarão a programação, criando um ambiente cultural rico e inspirador. A retirada de ingressos para as atividades deve ser realizada com duas horas de antecedência, no local, gratuitamente.

A Bienal foi viabilizada por meio da Lei Rouanet, de emendas parlamentares e recursos do Governo Estadual, por meio da Setesc (Secretaria do Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Por: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

3º Festival Gastronômico Caipira acontece este final de semana com parceria da Prefeitura de Três Lagoas

O festival contará com uma programação musical diversificada, incluindo o show da banda Falamansa no dia 25, e apresentações do cantor Loubet no dia 26

Saiba mais
Cover Image

Referência no empreendedorismo feminino negro, Nelinha do Babaçu encerra campanha Julho das Pretas

A programação celebra o protagonismo de mulheres negras e quilombolas e convida o público para acompanhar uma tarde de trocas, reconhecimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino

Saiba mais
Cover Image

SMAS e SEGOV convidam a população para participar da 2ª Conferência Regional dos Direitos Humanos

Este evento será um espaço democrático e participativo, destinado à escuta, ao debate e à formulação de propostas que fortaleçam a rede de proteção e as políticas públicas voltadas aos Direitos Humanos

Saiba mais
Cover Image

Feira Central terá programação especial nesta sexta-feira (8) em comemoração ao Dia dos Pais

As atividades começam no estacionamento, onde acontecerá uma exposição de carros antigos organizada por um grupo de amigos apaixonados por automóveis

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas empossa 08 novos servidores aprovados em concurso

O evento aconteceu no gabinete do Prefeito Dr. Cassiano Maia e marcou mais um passo importante na valorização do funcionalismo público municipal.

Saiba mais
Cover Image

Eletres oferece curso de oratória para os jovens vereadores

O curso teve duração de dois dias e foi ministrado pela psicóloga Edilene de Freitas Camargo para os vereadores do programa Parlamento Jovem

Saiba mais