Notícia

Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise e aproxima atendimento dos pacientes

Compartilhar:
Cover Image

PAR (Plano de ação regional) fortalece o SUS com mais clínicas, pactuação regional e incentivos financeiros aos municípios.

Foto: Bruno Rezende/Secom

Governo do Estado vem reescrevendo essa realidade com uma estratégia concreta de regionalização do cuidado e expansão dos serviços de TRS (Terapia Renal Substitutiva), ancorada no SUS (Sistema Único de Saúde)

Um diagnóstico de DRC (Doença Renal Crônica) carrega o peso de uma condição que exige tratamento contínuo. Quando, além disso, o acesso à hemodiálise exige viagens cansativas, longas esperas ou até a mudança para outro município, o desafio se torna ainda maior. Em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado vem reescrevendo essa realidade com uma estratégia concreta de regionalização do cuidado e expansão dos serviços de TRS (Terapia Renal Substitutiva), ancorada no SUS (Sistema Único de Saúde).

“O Plano de ação regional em curso promove não apenas a ampliação do número de máquinas e clínicas, mas também a distribuição equilibrada dos atendimentos pelas macrorregiões do estado, com foco na dignidade do paciente e na resolutividade do tratamento”, explica a Superintendente de Atenção à Saúde Angélica Segatto Congro.

Com incentivos financeiros aos municípios, pactuações regionais e novos serviços previstos até o fim de 2026, todo o trabalho de regionalização distribuído em macrorregiões busca garantir que nenhum sul-mato-grossense com DRC fique desassistido ou precise percorrer longas distâncias até o tratamento.

“A política pública integra a Linha de Cuidado da Pessoa com Doença Renal Crônica, que organiza o fluxo assistencial e direciona os pacientes para os serviços adequados conforme a macrorregião de origem, reduzindo deslocamentos e ampliando o acesso”, complementa a gerente de Atenção a Doença Renal Crônica, Mara Rúbia da Costa Silva.

Rede estadual de hemodiálise

A Resolução CIB n.º 550, de 9 de dezembro de 2024, formalizou a pactuação do Plano de Ação Regional para a ampliação da Terapia Renal Substitutiva em MS. As medidas previstas para o biênio 2025-2026 abrangem a expansão e descentralização do atendimento em todas as regiões do estado. Entre as principais ações estão:

Ampliação de serviços já existentes nos municípios de Aquidauana, Coxim, Costa Rica, Bataguassu, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas; Implantação de novos serviços nos municípios de Maracaju, Jardim e Nova Andradina; Nova habilitação em Campo Grande, com a entrada da clínica Davita Pantanal; Abertura de novo turno de atendimento em Bataguassu. Com essas iniciativas, o Estado aumentará a capacidade instalada em mais 98 máquinas de hemodiálise, além das 457 máquinas que estão em operação, garantindo maior acesso ao tratamento e ampliando a cobertura para pacientes renais crônicos em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Regionalização e incentivo aos municípios

A regionalização da TRS garante que o paciente com indicação para hemodiálise seja referenciado diretamente para a sua região, conforme pactuado na Linha de Cuidado da Pessoa com Doença Renal Crônica, aprovada pela Resolução nº 69/SES, de 17 de agosto de 2023. Isso contribui para a redução de barreiras geográficas, melhoria no acompanhamento contínuo dos pacientes e acesso mais rápido e humanizado ao tratamento.

Como parte da estratégia para descentralizar e fortalecer o atendimento aos pacientes, o Governo também instituiu incentivos financeiros que visam apoiar diretamente os municípios na oferta e manutenção dos serviços de TRS. A medida foi oficializada por meio da Resolução nº 322.

O repasse contempla tanto os tratamentos de hemodiálise quanto a DPA (Diálise Peritoneal Automatizada), garantindo recursos que ajudam a custear os procedimentos e possibilitam uma rede mais estruturada, estável e acessível à população. Os valores estabelecidos são de R$ 716,12 por mês para cada paciente em tratamento com DPA, além de R$ 45,00 por sessão de hemodiálise, respeitando o limite de até 14 sessões mensais por paciente.

Para assegurar a correta aplicação dos recursos, os dados de produção são conferidos mensalmente pela GADRC (Gerência de Atenção à Doença Renal Crônica), setor responsável por acompanhar a execução dos serviços e autorizar os repasses. A sistemática de monitoramento contribui para maior transparência e eficiência na destinação dos incentivos, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso do Estado com a qualidade do cuidado prestado aos pacientes renais.

A política de incentivo representa um passo decisivo para garantir a sustentabilidade dos serviços ofertados nas diferentes regiões do estado, reduzindo a dependência de centros urbanos e permitindo que mais sul-mato-grossenses tenham acesso digno, contínuo e próximo ao tratamento.

Por: Danúbia Burema, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Vale em todo o MS: Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em Mato Grosso do Sul

Conforme o decreto, assinado pelo governador Eduardo Riedel, o desconto vale para um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência

Saiba mais
Cover Image

Secretaria de Saúde de Selvíria realiza Audiência Pública para prestação de contas de 2024 e do 1º quadrimestre de 2025

A audiência pública tem o objetivo de garantir toda a transparência possível na destinação dos gastos da Saúde

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas entrega 448 óculos gratuitos e reduz fila para consultas oftalmológicas em cerca de 70%

O cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar uma consulta com clínico geral, que fará o encaminhamento para o oftalmologista no CEM

Saiba mais
Cover Image

Agentes de Saúde e de Endemias participam de capacitação em primeiros socorros

A capacitação foi oferecida pelo SENAR

Saiba mais
Cover Image

Dia D de Multivacinação mobiliza municípios de Mato Grosso do Sul e reforça importância da imunização

Ação nacional levou famílias às unidades de saúde e atualizou cadernetas vacinais de crianças e adolescentes em todo o estado

Saiba mais
Cover Image

Para incentivar o uso, Três Lagoas adota novos modelos de camisinhas distribuídas pelo SUS

A iniciativa também visa prevenir gestações não planejadas e combater a queda no uso de camisinhas observada nos últimos anos

Saiba mais