Notícia

Com chuva abaixo da média e altas temperaturas, MS prepara ações de combate aos incêndios florestais

Compartilhar:
Cover Image

Entre as ações já desenvolvidas pelo Governo do Estado, para a TIF (Temporada de Incêndios Florestais) 2025, estão cursos de preparação e aperfeiçoamento para os militares do Corpo de Bombeiros.

Foto: CBM-MS

Governo do Estado mantém a preparação das ações de combate aos incêndios florestais em todos os biomas – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica

Com previsão de chuvas abaixo da média histórica em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado mantém a preparação das ações de combate aos incêndios florestais em todos os biomas – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

A organização e planejamento do trabalho já ocorre desde o início do ano, com atenção especial à planície pantaneira. Relatório do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que para o período de março até maio a precipitação deve ser reduzida e as temperaturas acima da média para o período, com um trimestre mais quente que o normal no Estado. Toda a situação, com chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas, favorece as ondas de calor.

“Nos últimos meses, principalmente entre janeiro a 23 de fevereiro de 2025, observa-se chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Estado. Quando observamos o bioma Pantanal como um todo, incluindo o monitoramento de pontos de medida de chuva em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, para o período de 1° de novembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025, é a mesma situação”, disse a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

Desde setembro de 2023 as condições de seca estão em evolução no Estado, que continua com chuvas abaixo da média, e apesar da ocorrência de precipitações desde janeiro deste ano, a quantidade não é suficiente para amenizar a seca. “Estamos no período chuvoso, e o que se esperava eram chuvas dentro ou próximo a média histórica. Mas os dados mostram condições de secas, sendo observada altas temperaturas e chuvas irregulares”, explicou Valesca.

Em janeiro deste ano, dos 45 municípios analisados pelo Cemtec, 39 tiveram chuvas abaixo da média histórica, apenas cinco registraram precipitação superior e um ficou dentro da previsão. A previsão para o próximo trimestre indica temperaturas mais altas e chuvas abaixo da média histórica, o que torna o ambiente favorável para a ocorrência de incêndios florestais.

Preparação

Entre as ações já desenvolvidas pelo Governo do Estado, para a TIF (Temporada de Incêndios Florestais) 2025, estão cursos de preparação e aperfeiçoamento para os militares do Corpo de Bombeiros.

A formação faz parte das ações de preparação para o enfrentamento da fase mais crítica da temporada de incêndios florestais, para qualificar os bombeiros em missões que exigem deslocamentos fora da estrada e ainda aprimorar a execução de atividades de combate a incêndios florestais, transporte de tropa e operações especiais em locais de difícil acesso.

“Vamos realizar uma série de cursos, já para preparação e aperfeiçoamento dos nosso militares. Para que o combate, quando houver necessidade, corra sempre de forma eficiente, especialmente no Pantanal devido as dificuldades já conhecidas do bioma”, explicou o major e subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros, Eduardo Teixeira.

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, foi realizado o estágio de direção e operação de veículos 4x4, para capacitar os bombeiros para a condução e operação de viaturas em terrenos desafiadores, como os que são encontrados no Pantanal.

Outro curso realizado pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar) foi o de operação de drones (aeronaves remotamente pilotadas) em Naviraí, para auxiliar nas missões urbanas e também durante a temporada de incêndios florestais.

Por: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Estado e município discutem avanços na reformulação e melhoria da Casa da Mulher Brasileira

Durante o encontro, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e a prefeita Adriane Lopes reforçaram o compromisso no fortalecimento da rede de proteção à mulher.

Saiba mais
Cover Image

Autuados por falta de limpeza de terrenos têm até o dia 23 de maio para solicitar o cancelamento da multa

De acordo com o texto da lei, os autuados poderão solicitar o cancelamento das penalidades dentro de um prazo de 15 dias,

Saiba mais
Cover Image

Ponte Binacional da Rota Bioceânica atinge 75% de execução e deve ser entregue no segundo semestre de 2026

10ª Reunião da Comissão Mista da Ponte Bioceânica, realizada em Porto Murtinho.

Saiba mais
Cover Image

Perícia integrada à Casa da Mulher acelera investigações e fortalece combate à violência doméstica em MS

Instituto de Medicina Legal atingiu a marca de 140 atendimentos mensais; iniciativa agiliza produção de provas e garante acolhimento humanizado às vítimas

Saiba mais
Cover Image

Presidente da Petrobras reafirma promessa de concluir a UFN3

Magda Chambriard cita retomada da fábrica em Três Lagoas e diz que estatal "já está contratando" projeto

Saiba mais
Cover Image

Obras do Governo de MS garantem qualidade de vida e estrutura para Dourados seguir crescendo

As ordens de serviço foram assinadas todas na solenidade oficial de entrega da policlínica

Saiba mais