Notícia

Com chuva abaixo da média e altas temperaturas, MS prepara ações de combate aos incêndios florestais

Compartilhar:
Cover Image

Entre as ações já desenvolvidas pelo Governo do Estado, para a TIF (Temporada de Incêndios Florestais) 2025, estão cursos de preparação e aperfeiçoamento para os militares do Corpo de Bombeiros.

Foto: CBM-MS

Governo do Estado mantém a preparação das ações de combate aos incêndios florestais em todos os biomas – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica

Com previsão de chuvas abaixo da média histórica em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado mantém a preparação das ações de combate aos incêndios florestais em todos os biomas – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

A organização e planejamento do trabalho já ocorre desde o início do ano, com atenção especial à planície pantaneira. Relatório do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que para o período de março até maio a precipitação deve ser reduzida e as temperaturas acima da média para o período, com um trimestre mais quente que o normal no Estado. Toda a situação, com chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas, favorece as ondas de calor.

“Nos últimos meses, principalmente entre janeiro a 23 de fevereiro de 2025, observa-se chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Estado. Quando observamos o bioma Pantanal como um todo, incluindo o monitoramento de pontos de medida de chuva em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, para o período de 1° de novembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025, é a mesma situação”, disse a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

Desde setembro de 2023 as condições de seca estão em evolução no Estado, que continua com chuvas abaixo da média, e apesar da ocorrência de precipitações desde janeiro deste ano, a quantidade não é suficiente para amenizar a seca. “Estamos no período chuvoso, e o que se esperava eram chuvas dentro ou próximo a média histórica. Mas os dados mostram condições de secas, sendo observada altas temperaturas e chuvas irregulares”, explicou Valesca.

Em janeiro deste ano, dos 45 municípios analisados pelo Cemtec, 39 tiveram chuvas abaixo da média histórica, apenas cinco registraram precipitação superior e um ficou dentro da previsão. A previsão para o próximo trimestre indica temperaturas mais altas e chuvas abaixo da média histórica, o que torna o ambiente favorável para a ocorrência de incêndios florestais.

Preparação

Entre as ações já desenvolvidas pelo Governo do Estado, para a TIF (Temporada de Incêndios Florestais) 2025, estão cursos de preparação e aperfeiçoamento para os militares do Corpo de Bombeiros.

A formação faz parte das ações de preparação para o enfrentamento da fase mais crítica da temporada de incêndios florestais, para qualificar os bombeiros em missões que exigem deslocamentos fora da estrada e ainda aprimorar a execução de atividades de combate a incêndios florestais, transporte de tropa e operações especiais em locais de difícil acesso.

“Vamos realizar uma série de cursos, já para preparação e aperfeiçoamento dos nosso militares. Para que o combate, quando houver necessidade, corra sempre de forma eficiente, especialmente no Pantanal devido as dificuldades já conhecidas do bioma”, explicou o major e subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros, Eduardo Teixeira.

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, foi realizado o estágio de direção e operação de veículos 4x4, para capacitar os bombeiros para a condução e operação de viaturas em terrenos desafiadores, como os que são encontrados no Pantanal.

Outro curso realizado pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar) foi o de operação de drones (aeronaves remotamente pilotadas) em Naviraí, para auxiliar nas missões urbanas e também durante a temporada de incêndios florestais.

Por: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda

Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de 1º de abril

Saiba mais
Cover Image

ATENÇÃO SETOR ARTÍSTICO DE TL – Editais de premiação da PNAB serão publicados nesta quarta-feira (30)

Mais informações sairão no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), amanhã, dia 30 de abril

Saiba mais
Cover Image

Sheiks do petróleo estão de olho em mais três usinas de cana em MS

O fundo de investimentos Mubadala, de Abu Dhabi, já controla três e agora está negociando a compra das usinas da Raízen, em Rio Brilhante e Caarapó

Saiba mais
Cover Image

Placas solares e produção de energia limpa levam modernidade e economia de gastos às escolas estaduais de Mato Grosso do Sul

Localizada na Vila Piratininga, na Avenida Manoel da Costa Lima, a escola é tradicional na região, conta com 460 alunos, no sistema de educação integral

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Selvíria intensifica ações na zona rural

Com essas ações, a Prefeitura Municipal reforça seu compromisso com o desenvolvimento rural

Saiba mais
Cover Image

Jucems registra abertura de 1.223 empresas em julho, maior número para o mês na série histórica

No ano, já são 8.116 novas empresas, sendo 6.133 do setor de Serviços, 1.693 do Comércio e 290 da Indústria

Saiba mais