Notícia

Com o apoio do Governo do Estado, 54ª Expomara apresenta tecnologia, ações sociais e shows gratuitos

Compartilhar:
Cover Image

54ª Expomara - Exposição Agropecuária de Maracaju.

Foto: Bruno Rezende

Presente na abertura do evento, o governador Eduardo Riedel destacou a força do agronegócio sul-mato-grossense

Com o tema “O agro unindo negócios, educação e entretenimento em uma experiência para toda família”, teve início na noite de sexta-feira (6) a 54ª Expomara - Exposição Agropecuária de Maracaju, promovido pelo Sindicato Rural do município e apoio do Governo do Estado e demais entidades.

Presente na abertura do evento, o governador Eduardo Riedel destacou a força do agronegócio sul-mato-grossense baseado na diversificação de produtos, aumento de produtividade e na sustentabilidade.

“Maracaju é responsável por 11% da produção de grãos do Estado. É um município que, se nós olharmos a sua história, retrata um pouco da de Mato Grosso do Sul. Nós temos que ser claros nesta discussão econômica para viabilizar uma medida mais estruturante para o setor. Nos últimos 10 anos, a gente mais do que dobrou a área plantada, o nosso rebanho diminuiu e saímos de 23 milhões de hectares de pasta para 17 milhões de hectares , mas a produtividade da pecuária aumentou. Hoje, nós mantemos o mesmo abate com cinco milhões de cabeças a menos. A produtividade da agricultura aumentou, a diversificação da atividade produtiva, e tem acontecido.na floresta plantada, na citricultura, no amendoim, e outros grãos. ”, garantiu.

Riedel ainda ressaltou o protagonismo de Mato Grosso do Sul na agenda de transição energética. “A gente vê muito essa discussão ambiental. O Brasil é o único país do mundo que pode dar estabilidade em relação à transição energética”, acrescentou. O governador ainda elogiou o trabalho do Sindicato Rural de Maracaju e outras entidades em projetos sociais e educacionais, que valorizam novas técnicas de aprendizado no campo e bem-estar das pessoas.

A Expomara contribui com instituições filantrópicas do município e realiza trabalhos sociais com pessoas portadoras de deficiência como a equoterapia, que utiliza cavalos para fins terapêuticos, trazendo benefícios para pessoas com autismo, auxiliando em áreas como desenvolvimento motor, social, cognitivo e emocional.

Em 2025, parte da arrecadação dos leilões e camarotes será destinada a duas entidades locais: AMAPC (Associação Maracajuense de Apoio a Pacientes com Câncer) e AMAR (Associação Amigos dos Autistas de Maracaju).

Em seu discurso, o presidente do Sindicato Rural, Marco Antônio Guimarães Marcondes, afirmou a importância do agro para a economia do Estado e do País. “É a mola mestra da nossa economia no Brasil. Praticamente um quarto do PIB vem do agronegócio. Um terço dos trabalhadores estão vinculados ao agronegócio, e além disso, 50% das nossas exportações são do agronegócio. Trazendo aqui para o Estado, Maracaju é considerado um celeiro, o 12º município mais produtivo do País no agronegócio. A transformação que está sendo feita aqui no nosso Estado, na questão de matriz energética e , essa diversificação [de produtos] é muito importante para que tenha sustentabilidade no agronegócio, para que o produtor não fique refém de apenas uma atividade isolada, mas que ele consiga ter opções", apresentou o dirigente.

Maracaju é destaque no agronegócio e no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias voltadas para o setor, tendo na Expomara uma “vitrine” que demostra o potencial da região na geração de empregos e no fomento à educação, além de levar entretenimento ao público presente.

O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, enfatizou o apoio das bancadas estadual e federal e do setor produtivo em defesa dos interesses da população, “Eu quero externar aqui minha gratidão aos deputados e ao sindicato rural, por essa parceria de tantos anos.”

Participaram da abertura, os secretários estaduais Frederico Fellini (Administração) e Artur Falcette (secretário-adjunto da Semadesc), os deputados estaduais Márcio Fernandes, Zé Teixeira, Paulo Côrrea, e o deputado federal Beto Pereira.

A Exposição faz parte das festividades de aniversário do Município, que completará 101 anos no próximo dia 11 de junho. Em 2025, a feira acontece entre os dias 6 e 11 de junho, no Parque de Exposições de Maracaju, com uma programação que inclui leilões, palestras, exposições de tecnologia, ações sociais e shows com entrada gratuita.

No palco central da Expomara irão se apresentar João Haroldo & Betinho / Marcos Paulo & Marcelo (dia 6), Cleber & Henrique / Júlia & Rafaela (dia 7), Juninho Cassimiro (dia 8), Matogrosso & Mathias (dia 10), e Gabriel Guedes (dia 11).

A Expomara é uma realização do Sindicato Rural de Maracaju, com apoio da Fundação de Cultura, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Maracaju, e Câmara Municipal de Maracaju. Contando ainda com a organização da Agropec Eventos e parceria do Sicredi, Coopsema, Agriseiva, Agrícola Kanadá, Serigráfica, Disk Sistema, Famasul, Aprosoja, Senar/MS e Associação De Olho no Material Escolar.

Por: Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

CarnaTrês 2025 começa com grande animação em Três Lagoas

O evento, que promete agitar a cidade durante o carnaval, começou com a energia contagiante das bandas locais Dimensão 3 e Bandart, que aqueceram o público para o que viria a seguir

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul marca presença na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente

5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que ocorrerá de 06 a 09 de maio de 2025

Saiba mais
Cover Image

Precoce MS é elogiado pelos produtores e lideranças estaduais durante encontro na Expogrande

O Programa Precoce MS, que destinou mais de R$ 117 milhões em incentivos para produtores de bovinos jovens cadastrados do Estado em 2024, foi destaque ontem (7) no Encontro Novilho Precoce MS na Expogrande 2025

Saiba mais
Cover Image

SEMAD promoveu workshop especial em homenagem às mães servidoras

A ação foi realizada no Centro Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC)

Saiba mais
Cover Image

Secretária da SEMEA de Três Lagoas representa o município no segundo encontro das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do MS

O evento reuniu representantes de diversas cidades para debater os desafios e avanços das políticas públicas ambientais no Estado

Saiba mais
Cover Image

Referência no empreendedorismo feminino negro, Nelinha do Babaçu encerra campanha Julho das Pretas

A programação celebra o protagonismo de mulheres negras e quilombolas e convida o público para acompanhar uma tarde de trocas, reconhecimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino

Saiba mais