Notícia

Com quatro mulheres mortas por dia, Brasil bateu recorde de feminicídios em 2025

Compartilhar:
Cover Image

País somou 1.518 vítimas no ano em que a Lei do Feminicídio completou dez anos.

Foto: Nilson Figueiredo

O número supera o recorde anterior, de 2024, quando o país contabilizou 1.458 vítimas, e equivale a uma média de quatro mortes por dia

O Brasil atingiu, em 2025, o maior número de feminicídios já registrado desde a tipificação do crime no Código Penal. Ao todo, 1.518 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica ou discriminação de gênero, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número supera o recorde anterior, de 2024, quando o país contabilizou 1.458 vítimas, e equivale a uma média de quatro mortes por dia.

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 39 casos de feminicídio ao longo de 2025, inserindo o Estado no cenário nacional de avanço desse tipo de crime. Os dados reforçam a persistência da violência contra mulheres mesmo dez anos após a sanção da Lei do Feminicídio, que transformou o homicídio de mulheres em circunstâncias específicas em crime qualificado.

Durante o lançamento do relatório anual da Human Rights Watch (HRW), realizado nesta quarta-feira (4), a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Samira Bueno, afirmou que o aumento dos casos está relacionado à falha do poder público. Segundo ela, o documento aponta a violência doméstica e de gênero como uma das violações de direitos humanos mais frequentes no Brasil.

Samira Bueno destacou que a ausência de recursos compromete a eficácia das políticas de prevenção e proteção, especialmente nos níveis municipal e estadual, responsáveis pela atuação direta da rede de atendimento, que envolve assistência social, saúde e forças de segurança. A especialista ressaltou que a falta de investimento inviabiliza a implementação de ações capazes de evitar mortes.

Em resposta ao avanço dos números, o governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançaram, na terça-feira (3), o Pacto Nacional – Brasil contra o Feminicídio. A iniciativa prevê uma atuação integrada e permanente entre os Três Poderes para prevenir a violência contra meninas e mulheres em todo o país.

O plano inclui ainda o lançamento do site TodosPorTodas.br, que reunirá informações sobre o pacto, ações previstas, canais de denúncia e políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, além de incentivar o engajamento de instituições públicas, empresas privadas e da sociedade civil.

Ao longo de 2025, casos de feminicídio também ganharam ampla repercussão na imprensa e nas redes sociais. Entre eles, o assassinato de Tainara Souza Santos, morta após ser atropelada e arrastada por cerca de um quilômetro na Marginal Tietê, em São Paulo, que reacendeu o debate sobre a gravidade e a recorrência da violência de gênero no país.

Fonte: oestadoonline.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

"Existe a decisão do governo de compartilhar parte do risco da Rota da Celulose"

Na concessão das rodovias, o governo atuará para mitigar danos em caso de deficit, mas também auferirá bons resultados quando houver superavit; leia a entrevista com o governador Eduardo Riedel (PSDB)

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas revoga Taxa do Lixo

A decisão tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2025, o que garante que ninguém será cobrado pelo serviço

Saiba mais
Cover Image

CORPUS CHRISTI – Veja o que abre e o que fecha durante o feriado e ponto facultativo

Todos voltam ao expediente normal na segunda-feira, 23 de junho, às 7h.

Saiba mais
Cover Image

Conexão Arauco certifica 71 empresas e movimenta R$ 95 milhões em negócios

Parceria entre Arauco, Sebrae, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Inocência fortalece fornecedores locais e impulsiona desenvolvimento regional

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas convoca aprovados em concurso público da educação para exames admissionais e entrega de documentos

Os candidatos devem comparecer na sede do Departamento de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida (SESMT)

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas reforça a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

A utilização dos EPIs é fundamental para garantir a segurança, a saúde e a integridade física dos servidores no exercício de suas funções

Saiba mais