Notícia

Conheça o serviço de residência terapêutica oferecido pela prefeitura de Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

A residência segue a normativa que permite o atendimento de até 8 moradores.

Foto: Divulgação

O objetivo desse serviço é oferecer moradia e apoio contínuo a pessoas com transtornos mentais graves, promovendo autonomia, inclusão social e qualidade de vida

A residência terapêutica de Três Lagoas está em funcionamento há quase 8 anos, sendo uma modalidade I destinada a pessoas com transtornos mentais em processo de desinstitucionalização. O objetivo desse serviço é oferecer moradia e apoio contínuo a pessoas com transtornos mentais graves, promovendo autonomia, inclusão social e qualidade de vida, com acompanhamento terapêutico especializado.

A residência segue a normativa que permite o atendimento de até 8 moradores. Atualmente, a residência acolhe 8 pessoas, sendo 3 homens e 5 mulheres, com idades que variam entre 23 e 62 anos.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA OS USUÁRIOS: • Autonomia: Desenvolvimento de habilidades para uma vida independente. • Inclusão Social: Facilitação da reintegração dos moradores à comunidade. • Qualidade de Vida: Acesso a cuidados contínuos e suporte psicológico especializado. • Acompanhamento Terapêutico: Assistência profissional regular para o cuidado da saúde mental.

APOIOS E SERVIÇOS DISPONÍVEIS: Dentro do espaço da Residência Terapêutica, são oferecidos diversos tipos de serviços para promover o bem-estar dos moradores, como:

• Atividades Físicas: Com educadores físicos, para promover a saúde e a qualidade de vida dos moradores. • Apoio Psicológico: Terapias gratuitas realizadas por psicólogos, com o apoio de alunos de universidades e profissionais oferecidos pela administração municipal. • Fisioterapia: Atendimentos especializados, com profissionais capacitados para as necessidades dos residentes. • Pilates: Modalidade de exercício que visa melhorar a mobilidade e o equilíbrio dos moradores.

Além dos serviços disponíveis, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) trabalha junto com os usuários, oferecendo oficinas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeitura de Selvíria continua aplicando inseticida contra mosquito que transmite a Dengue

Horário de aplicação do veneno Das 4h às 9h e das 17h às 22h

Saiba mais
Cover Image

Sábado tem atendimento gratuito de diversas especialidades médicas em Selvíria; Consultas devem ser agendadas

O serviço será oferecido em Selvíria no dia 29 de março, a partir das 7h, na escola Joaquim Camargo, no Bairro Véstia

Saiba mais
Cover Image

Selvíria já cadastra para “Caravana da Castração” de cães e gatos

Para garantir o atendimento, é obrigatório realizar o pré-cadastro

Saiba mais
Cover Image

Escorpião mata duas crianças e Estado diz que tem estrutura para atender vítimas

Só na primeira semana de agosto, uma menina e um menino, ambos de 8 anos, perderam a vida após serem picados pelo animal

Saiba mais
Cover Image

Surto na Bolívia acende alerta e Três Lagoas inicia “dose zero” do sarampo

A medida segue orientação do Ministério da Saúde e visa proteger crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias

Saiba mais
Cover Image

Hospitais têm até a próxima terça-feira para aderir à nova política hospitalar do Governo de MS

Novo modelo combina repasses fixos e variáveis, garante estabilidade financeira, valoriza desempenho e fortalece a rede hospitalar em todo o Estado

Saiba mais