Notícia

Cooperação: MS e SP firmam protocolo de intenções com foco na agenda climática e sustentabilidade

Compartilhar:
Cover Image

O governador Eduardo Riedel participou da abertura e assinou a carta de intenções juntamente com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Foto: João Valério/ Governo do Estado de SP

Evento “Summit Agenda SP+Verde”, realizado nesta terça-feira (4), em São Paulo (SP)

Para cooperação na agenda climática e de desenvolvimento sustentável, os governos dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo formalizaram um protocolo de intenções durante o evento “Summit Agenda SP+Verde”, realizado nesta terça-feira (4), em São Paulo (SP).

O governador Eduardo Riedel participou da abertura e assinou a carta de intenções juntamente com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A carta de intenções foi assinada ainda pelo secretário Jaime Verruck (Semadesc) e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende. O secretário Rodrigo Perez (Segov) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também participaram da abertura do “Summit Agenda SP+Verde”.

O acordo reconhece a importância da cooperação entre os estados para o enfrentamento das mudanças climáticas e a promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável, considerando que compartilham de ecossistemas estratégicos, bacias hidrográficas interligadas e fronteiras produtivas de relevância nacional.

“Assinei com o governador Tarcísio um convênio, protocolo de intenções de uma série de áreas de interesse comum entre Mato Gross do Sul e São Paulo. Na infraestrutura, preservação, combate a incêndios, restauração de áreas degradas. Foi muito produtiva a discussão que tivemos. E depois participamos juntos do Summit, um debate sobre a questão do desenvolviemto sustentável onde pudemos explorar um pouco os assuntos que estão em voga em Mato Grosso do Sul e fazem parte do dia a dia de São Paulo também, como a geração de energia renovável, florestas plantadas, geração de energia pelas indústrias de celulose, a e captura de carbono por essa indústria”, disse Riedel.

A carta também considera a integração das políticas públicas nas áreas ambiental, logística e de infraestrutura, essencial para fortalecer a resiliência climática, o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento regional.

Com esforço conjunto de MS e SP foi formalizada a cooperação nos eixos de prevenção e combate a incêndios, restauração ecológica e corredores de biodiversidade, infraestrutura verde e integração logística, governança e intercâmbio técnico, além de infraestrutura logística para escoamento de cargas. A intenção do protocolo é reduzir emissões, conservar a biodiversidade, prevenir desastres e promover a restauração ecológica,

O “Summit Agenda SP+Verde” é um evento pré-COP promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP (Universidade de São Paulo) que promove um grande debate sobre desenvolvimento sustentável e economia verde. É uma plataforma catalisadora de parcerias e conexões, que vai estabelecer bases para resultados ambiciosos, além de gerar cooperação de impacto por meio de diálogos orientados para a ação e da articulação multissetorial em temas como investimentos verdes, justiça climática, resiliência urbana, transição energética e economia circular.

“Parabéns a toda equipe de MS pelo grande trabalho que é realizado. Agro e susntentabilidade tem tudo a ver e o Brasil tem grnde pontencial agroambiental. O produtor percebeu que se preservar o solo terá mais produtividade, se proteger a nascente terá mais água. A produtividade da lavoura aumenta e a reserva floretal também. Os produtores estão preocupados e fazendo o trabalho de preservação. Temos uma riquesa enorme que vem do campo e vai auxiliar na transição energética”, disse Tarcísio.

Na abertura a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, reconheceu as ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul. “Com organização e planejamento das ações, vamos estreitar a relação com o Mato Grosso do Sul, nas áreas de biometano e biocombustíveis. Temos proximidades territoriais e alinhamento de agenda. Fico muito feliz de ter o Mato Grosso do Sul aqui, para assinar essa carta de intenções, com vários eixos, desde a parte de restauração, biometano, hidrovia Paraná, prevenção de incêndios. Uma série de iniciativas que a gente já tem vamos estreitar cada vez mais”.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também pontuou sobre a importância das ações conjuntas e estratégicas com MS. “É uma alegria receber aqui, este grande governador. Riedel, nos espelhamos muito nas suas ações. Aqui também temos gestão responsável, cuidado com o recurso público, sempre trabalhando com responsabilidade fiscal para não gastar mais do que arrecada. E isso tem tudo a ver com sustentabilidade e meio ambiente”.

Por: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara

Saiba mais
Cover Image

Finalista em prêmio nacional, MS Ativo otimiza gestão pública e entrega desenvolvimento aos municípios

O reconhecimento do MS Ativo Municipalismo como finalista no prêmio do CLP representa um marco significativo para o Governo de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Com protagonismo, Caravina encerra semestre com entregas concretas para MS

Presidindo a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, considerada a mais importante da Casa, Caravina foi responsável por conduzir a análise de 174 proposições legislativas, das quais, 47 tiveram pareceres emitidos pelo próprio deputado

Saiba mais
Cover Image

Corregedor da Câmara pede suspensão de 3 deputados envolvidos em motim

Pedidos serão analisados pelo Conselho de Ética e o plenário

Saiba mais
Cover Image

Referência de educação pública, MS apresenta ao MEC modelo que beneficia mais de 187,5 mil alunos

O ensino em tempo integral está presente em todos os 79 municípios, com oferta em 213 unidades (62% das escolas) beneficiando aproximadamente 39 mil estudantes

Saiba mais
Cover Image

Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026

Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde

Saiba mais