Notícia

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Compartilhar:
Cover Image

Diego Marques, durante painel sobre comunicação da sustentabilidade.

Foto: Divulgação

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia

Novembro de 2025 – O gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Arauco, Diego Marques, participou, nesta sexta-feira, 14, do painel Os Desafios da Comunicação da Sustentabilidade, durante a COP 30 – 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, em Belém (PA). Ele destacou a necessidade de “precisão, coragem e responsabilidade ao abordar um tema que define o futuro de todos nós”. O painel foi mediado por Cindy Correa, gerente de Comunicação Institucional da IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), associação que representa o setor de base florestal.

Na opinião de Marques, a comunicação em sustentabilidade requer traduzir temas complexos em mensagens claras, sem distorções. Também exige construir confiança com base em transparência, métricas e práticas reais. Por fim, deve conectar histórias a impactos concretos, mostrando resultados e transformações no território, na vida das pessoas e no futuro do clima.

“A comunicação é um vetor de impacto: bem feita, ela aproxima, educa e engaja. Mal feita, gera ruído, ceticismo e retrocede avanços”, ressaltou o executivo, durante o evento global que reúne representantes de quase 200 países. De acordo com Marques, “a COP 30 é justamente o espaço para levar o debate de como comunicar com responsabilidade, precisão e coragem, um tema que define o futuro de todos nós”.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Casa do Artesão recebe Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto nos dias 02 e 03 de maio

A exposição traz mais de 100 espécies de orquídeas, rosas do deserto, substratos, adubos nacionais e importados, entre outros itens para quem cultiva plantas

Saiba mais
Cover Image

Banda Marcial e Musical Cristo Redentor ganham quatro títulos estaduais no Campeonato Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras 2025

evento é considerado um dos mais importantes do calendário cultural e musical do Estado, reunindo 39 corporações musicais de diferentes municípios

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas tem seis escolas entre as dez primeiras no Prêmio Escola Destaque MS

O município de Três Lagoas demonstrou sua força na educação ao emplacar 13 escolas municipais entre as premiadas, sendo seis delas no seleto grupo das dez primeiras.

Saiba mais
Cover Image

Shopping Popular de Três Lagoas terá programação especial para o Dia das Crianças

O Shopping Popular de Três Lagoas preparou uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças

Saiba mais
Cover Image

Reencontro entre mãe de 105 anos e filha de 85 emociona: “Minha filhinha”

Após sete anos distantes, mãe e filha protagonizaram um encontro que já soma mais de 10 milhões de visualizações no Instagram

Saiba mais
Cover Image

Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto acontece nos dias 16 e 17 de janeiro em Três Lagoas

O evento será realizado na sexta-feira (16), das 9h às 18h, e no sábado (17), das 9h às 16h, na Casa do Arte

Saiba mais