Gestores do Departamento de Trânsito (Deptran) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) participaram do “I Encontro Estadual sobre Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais – 2025”. O evento teve como objetivo fortalecer a capacitação dos gestores municipais e reafirmar o compromisso com a redução de acidentes.
A iniciativa, promovida pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS), reuniu gestores de trânsito dos 79 municípios do estado, especialistas em segurança viária e autoridades estaduais e nacionais.
Um dos principais temas debatidos foi o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, especialmente em áreas urbanas e comunidades indígenas, onde a imprudência e a falta de equipamentos de segurança são fatores predominantes.
A mobilidade urbana também foi apontada como um grande desafio, com ênfase na integração entre pessoas, normas e infraestrutura. A falta de conscientização da população surgiu como um dos principais entraves, evidenciando a necessidade de ações educativas e preventivas no trânsito.
O diretor do Departamento de Trânsito, José Aparecido de Moraes, destacou que o município de Três Lagoas apresenta altos índices de desrespeito às normas de trânsito e imprudência por parte dos motoristas, problemas que se repetem com frequência.
Além disso, o comandante do Policiamento Rodoviário, Coronel Élcio Almeida, alertou para os riscos nas rodovias, como o excesso de velocidade e as ultrapassagens perigosas, que aumentam a gravidade dos acidentes.
Participaram do encontro o diretor de Trânsito, José Aparecido de Moraes, a coordenadora de educação no trânsito, Carol Feliciano, e dois agentes de trânsito, Munis e Noronha.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Comentários
sem comentários
Faça login ou cadastro para poder comentar