Após apresentar estudos que revelam o “apagão digital” em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Pedrossian Neto quer discutir com os 79 prefeitos do Estado uma saída para garantir a cobertura de telefonia e internet nos municípios e distritos sul-mato-grossenses.
Na terça-feira (19), o parlamentar se reuniu com representantes da Vivo e, a partir desse encontro, surgiu a proposta de uma reunião com todos os prefeitos sul-mato-grossenses para debater alternativas e soluções conjuntas.
Um dos modelos que será colocado em discussão é a experiência de Minas Gerais, apresentada pelos representantes da Vivo. O Estado também já enfrentou problemas com a telefonia móvel. Segundo relatado, foi criado um programa em que o governo estadual pode conceder créditos outorgados de ICMS às operadoras, que ficam responsáveis pela instalação de antenas.
Em contrapartida, os municípios entram com o terreno e a infraestrutura necessária para a oferta do serviço. “Do jeito que está, com distritos inteiros sem telefone, não podemos permanecer”, afirmou Pedrossian Neto.
O deputado já conversou com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Tales [ou Thalles] Tomazelli, e a expectativa é que a reunião com os prefeitos seja realizada no dia 23 de setembro, às 14h, na Assembleia Legislativa.
Relembre
O deputado apresentou dados que mostram um verdadeiro apagão digital em MS. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao menos 263,2 mil moradores de Mato Grosso do Sul não têm acesso a nenhum tipo de tecnologia de conexão à internet, seja 3G, 4G ou 5G.
Fonte: Assessoria de Comunicação Pedrossian Neto
Comentários
sem comentários
Faça login ou cadastro para poder comentar