Notícia

Diretoria de Cultura inaugurou a exposição artística TEKOHÁ no Paço Municipal de Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

Exposição de desenho artístico TEKOHÁ.

Foto: Divulgação

A mostra permanece aberta ao público até o dia 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), inaugurou na noite de segunda-feira, 1º de dezembro, a exposição de desenho artístico TEKOHÁ – “O Espaço onde Somos o que Somos”, no saguão do Paço Municipal. A mostra permanece aberta ao público até o dia 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial.

A cerimônia contou com a presença do Diretor de Cultura, Stênio Congro, do coordenador do projeto e professor Giovani Pedroso, além de servidores e representantes da Diretoria. Durante o evento, Stênio destacou o papel transformador da arte no município e o empenho da equipe cultural.

“Esta exposição representa uma oportunidade valiosa de aproximar nossos artistas da comunidade e fortalecer o contato com a arte local. É uma satisfação enorme participar deste momento, em que a Administração reafirma seu compromisso de tornar a arte e a cultura mais acessíveis a todos. Nossa missão na Cultura não se limita à realização de eventos; buscamos criar espaços e oportunidades que estimulem a criatividade, a expressão e o desenvolvimento de crianças, jovens e idosos no cotidiano”, destacou o diretor.

A exposição reúne 40 trabalhos produzidos ao longo de 2025 pelos participantes do projeto “TEKOHÁ – Meu Caminhar na Arte”, coordenado por Giovani Pedroso. O projeto desenvolve atividades contínuas com crianças, adolescentes e adultos de diferentes faixas etárias, incluindo pessoas com deficiência, sempre com foco em inclusão, criatividade e valorização cultural.

O conceito de Tekohá, palavra de origem guarani que significa “lugar onde se é”, serve de base para todo o projeto, remetendo ao território de vida, cultura e espiritualidade. Inspirados por essa identidade, os encontros artísticos abordaram temas como autoconhecimento, diversidade, raízes culturais e pertencimento — elementos que podem ser percebidos nas obras expostas.

As atividades envolveram rodas de conversa, experimentações com diversas técnicas de desenho e pintura, releitura de obras, colagem e práticas inspiradas na arte indígena. Todo o processo contou com mediação pedagógica, garantindo acessibilidade e participação efetiva dos alunos com diferentes habilidades.

Mostra aberta à comunidade

A Diretoria de Cultura convida toda a população a prestigiar a exposição e conhecer de perto o trabalho criativo desenvolvido pelos participantes. A mostra permanece aberta até o dia 19 de dezembro, no Paço Municipal, fortalecendo a arte como instrumento de expressão, educação e identidade social.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

I Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul reuniu cerca de 200 pessoas em dois dias de palestras e visitas técnicas

O evento, organizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Sebrae e a consultoria Guia Negro

Saiba mais
Cover Image

Curso gratuito da Defesa Civil capacitou 100 voluntários em Três Lagoas

A capacitação teve como objetivo fortalecer e qualificar a rede de apoio para atuação em situações de emergência, prevenção e resposta a desastres

Saiba mais
Cover Image

Núcleo de Artes da Diretoria de Cultura de Três Lagoas realizará Exposição “Bicho que Voa”

A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, em horário comercial

Saiba mais
Cover Image

SEBRAE realiza Roadshow da Hotelaria em parceria com a SEDECT

Evento realizado na sede do SEBRAE, aconteceu nesta terça-feira, 04 de novembro

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas inaugura primeira etapa da pavimentação da Rua Urias Ribeiro e acesso ao Montanini

Foram concluídos aproximadamente 630 metros de asfalto na Urias, mais 320 do acesso ao Montanini

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura fortalece parceria com o Estado e garante shows para o Encontro de Cowboys em Selvíria

O evento será realizado entre os dias 6 e 9 de maio, na sede do Rotary Club

Saiba mais