Notícia

Economia de MS vive novo ciclo de maturidade aliando desenvolvimento e sustentabilidade

Compartilhar:
Cover Image

Mato Grosso do Sul vive um ciclo econômico de maturidade.

Foto: Saul Schramm

Secretário adjunto Artur Falcette apresentou o crescimento do MS durante palestra no Café com Negócios

Apostando em um portfólio de investimentos cada vez mais naturais, ações integradas de desenvolvimento e sustentabilidade, Mato Grosso do Sul vive um ciclo econômico de maturidade. A afirmação foi feita pelo secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, durante palestra especial na terça-feira (18) no Café com Negócios, que deu início à sua temporada 2025, no Bosque Expo, em Campo Grande.

Com o tema “O Futuro em Movimento”, o evento foi realizado no formato Talks e trouxe uma programação estratégica para empresários sobre o desenvolvimento econômico e as oportunidades de negócios para Mato Grosso do Sul.

Para apresentar o "tal do MS" e suas inúmeras oportunidades de negócios que se descortinam, Falcette trouxe dados do Estado mostrando sua força na economia e o reconhecimento nacional. Além disso, discorreu sobre as políticas públicas para atração de empresas, perspectivas de investimentos, programas de incentivos, projetos de logística, Rota Bioceânica e os desafios do futuro.

Durante sua apresentação, Falcette salientou que o Estado conseguiu criar um ambiente positivo para negócios, aliando desenvolvimento e sustentabilidade, tendo um dos biomas mais preservados do mundo.

"A economia é feita de ciclos, e a gente olha sempre para a atividade econômica e percebe que está vivendo um ciclo muito importante, que diferente dos ciclos econômicos do passado, não é mais extrativista. Nós passamos por um momento de maturidade da sociedade que entende que ela tem que, no escopo daquilo que está disposta a produzir e gerar de riqueza, precisa olhar para outras coisas que não se sejam somente à produção", destacou.

Por isso ele reforça que as ações que o Governo realiza, permitem que as empresas sejam competitivas e tenham rentabilidade.

"Nosso conjunto de ativos naturais é muito rico. E como todo ativo, precisa de manutenção, de cuidado, porque senão ele deprecia a ponto de perder valor. Por isso temos que entender que, de alguma forma, quando dizemos que a agenda do carbono tem a discussão de repartição de benefícios, isso é um conceito legal. Mas é isso, como é que a gente vai, de agora em diante, dentro do nosso portfólio de investimentos, retornar algo para esse ativo natural também. Não só para a exploração dele. Então, é uma mudança de mentalidade, o mundo inteiro está passando por isso, mas eu acho que a gente aprendeu essa lição", complementou.

Outro fator de competitividade muito importante do Estado, segundo Falcette, é a logística. "O MS antigamente parecia um lugar no canto do Brasil. E quando a gente pega um Google e tira um Zoom, a gente vê que esse lugar no canto do Brasil, é na verdade, o centro da América do Sul", frisou.

Investimentos

O secretário ainda conversou com os participantes dando dicas sobre os segmentos e cidades onde as oportunidades de negócios estão surgindo. "Acredito que as oportunidades estão principalmente na Costa Leste, neste momento. Para todos os tipos de serviços e grande demanda por mão de obra", pontuou, lembrando dos investimentos maciços das grandes indústrias de celulose na região.

Falcette falou também de meio ambiente e integração econômica e citou o exemplo de Bonito.

"Só o que a gente investiu no último ano em Bonito em estudo e pesquisa é quase 50% do que é o orçamento do meio ambiente da área. Eu acho que desenvolvimento passa muito por isso. Olhar as atividades econômicas mais sustentáveis, como a nossa indústria de bioenergia, que está totalmente alinhada com essa discussão. O entendimento disso aliado à instituição que começa a ser consolidada no nosso Estado vai permitir, sem dúvida, nos próximos anos, uma quantidade imensa de oportunidades", concluiu.

Por: Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Aulas da REME retornam nesta quarta-feira (12)

Para mais informações, entre em contato com a escola onde a criança está matriculada ou procure a SEMEC, localizada na Rua Alexandre Costa, nº 130 – Centro. O atendimento acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h, pelos telefones (67) 3929-1482 e (67) 3929-

Saiba mais
Cover Image

Parceria entre Prefeitura e AGRAER fortalece agricultura familiar com apoio à adubação orgânica em Três Lagoas

A ação tem como objetivo facilitar o acesso de pequenos produtores a insumos orgânicos, especialmente os que atuam no cultivo de hortaliças

Saiba mais
Cover Image

Começa plantio da maior safra de soja de Mato Grosso do Sul, com expectativa de colher 15 milhões de toneladas

Teve início sexta-feira (3) na Fazenda Recanto, em Sidrolândia, o plantio oficial da safra de soja 2025/2026

Saiba mais
Cover Image

MS terá três mega usinas de energia solar com potencial para suprir 63% do consumo atual do Estado

O investimento de R$ 5,12 bilhões da Casa dos Ventos, referência em energias renováveis e protagonista da transformação energética no Brasil

Saiba mais
Cover Image

Suzano abre cinco processos seletivos para Mato Grosso do Sul

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa

Saiba mais
Cover Image

NOVA ETAPA – Refis 2025 oferece 70% de descontos em multas e juros para pagamento em janeiro

O prazo para conseguir o desconto e quitar os débitos é até o dia 30 de janeiro.

Saiba mais