Notícia

Em cabo de guerra entre Pollon e Riedel, presidente do PL elege ex-tucano

Compartilhar:
Cover Image

Em cabo de guerra entre Pollon e Riedel, presidente do PL elege ex-tucano.

Foto: Montagem Correio do Estado

Mesmo com candidato dentro da sigla, Costa Netto disse que Riedel seria melhor opção para MS

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, descartou qualquer possibilidade de recuo no apoio da sigla à reeleição do governador Eduardo Riedel (PP), em 2026, e afirmou que a filiação do ex-governador Reinaldo Azambuja ao PL representa “a melhor coisa que aconteceu ao partido no Brasil”. A declaração dada durante à filiação de Azambuja no último final de semana, freia, ao menos por ora, a expectativa interna criada pelo deputado federal Marcos Pollon (PL), pré-candidato ao Governo do Estado e preterido por Netto. 

Questionado pela reportagem sobre a chance de alteração da estratégia, Valdemar foi taxativo ao considerar o apoio a Riedel como “óbvio”, reforçando que a aliança já está consolidada. O dirigente ainda rebateu resistências internas à chegada de Reinaldo, assegurando que o ex-tucano fortalece o partido e amplia as perspectivas eleitorais no Estado.

Cabe destacar que após 30 anos no PSDB, Azambuja oficializou sua filiação ao PL no último domingo (21), em evento que reuniu lideranças nacionais e estaduais. O ex-governador destacou gratidão ao antigo partido, mas disse buscar novos desafios com a meta de fortalecer a direita em Mato Grosso do Sul e preparar terreno para as eleições de 2026. O ingresso de Reinaldo foi acompanhado por figuras de peso, como o senador Rogério Marinho (PL-RS), secretário-geral da sigla, e a senadora Tereza Cristina (PP), além de dirigentes de outras legendas.

Ao Correio do Estado, Pollon lembrou de Magalhães Pinto para ilustrar a situação vivida dentro do partido ao qual é filiado desde 2005. "Como dizia Magalhães Pinto: Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.", disse.

Sobre a filiação de Azambuja, Pollon foi incisivo. “O PL, pelo próprio Valdemar da Costa Neto, formalizou a filiação de Reinaldo Azambuja, entregando o partido no Mato Grosso do Sul ao grupo do ex-governador e deixando claro que a vaga ao Senado já foi dada a ele. Nunca escondi que disputar o Senado era meu desejo, mas não vivo de ilusões. O que o estado precisa são lideranças de direita com coragem, preparo e alinhadas ao bolsonarismo, sem rabo preso com o sistema", falou. 

Nos bastidores, o movimento costurado por Valdemar envolve conceder a Reinaldo a missão de articular um amplo arco de alianças no Estado, reunindo partidos de centro-direita como PP, União Brasil, Republicanos, Podemos, PSD e até o MDB, que em Mato Grosso do Sul mantém inclinação conservadora. A operação reforça o isolamento de Pollon dentro da legenda, que, apesar de defender candidatura própria, encontra barreiras diante da estratégia nacional de manter alinhamento com Riedel e preservar a coalizão no Estado.

Com o gesto, o PL sinaliza que sua prioridade é consolidar espaço no bloco de direita, assegurando protagonismo para Reinaldo Azambuja na condução das articulações locais, em detrimento de vozes dissonantes como a de Pollon, que tentam emplacar alternativa. A disputa interna, portanto, ganha contornos de um cabo-de-guerra, mas, até o momento, com sinal claro de que o ex-tucano foi o escolhido para liderar o projeto. O deputado não esteve presente na filiação de Azambuja por questões de agenda. 

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Em solenidade na ALEMS, deputados destacam o empoderamento e o empreendedorismo feminino

De acordo com a vice-presidente da BPW Brasil, Maria Helena Nicoloso Bonotto, a entidade está presente em 100 países, com 25 mil associadas no mundo e mais de mil no Brasil.

Saiba mais
Cover Image

Senadora e deputado de MS vão ao funeral do Papa no Vaticano

Ambos irão pela comitiva de Lula em um avião da FAB

Saiba mais
Cover Image

Nos EUA, Tereza e Nelsinho defendem negociação para a redução do tarifaço

Os dois senadores sul-mato-grossenses participam do Lide Brazil Investment Forum, que está sendo realizado em Nova York

Saiba mais
Cover Image

Jovens vereadores e suplentes participam de formação antes da posse

O presidente da Câmara, vereador Tonhão, idealizador do parlamento, deu boas-vindas aos eleitos

Saiba mais
Cover Image

Assomasul atende pedido de Caravina e amplia pós-graduação para os 79 municípios

A demanda foi atendida pela Assomasul, em parceria Governo do Estado, com o lançamento do Programa Assomasul GovMS 4.0

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Jaime participa do lançamento do programa Assomasul Gov MS 4.0; Selvíria será contemplada

No lançamento, o prefeito estava acompanhado do vereador Aristides Pinheiro Bastos Jr., o Juninho

Saiba mais