Notícia

Em cabo de guerra entre Pollon e Riedel, presidente do PL elege ex-tucano

Compartilhar:
Cover Image

Em cabo de guerra entre Pollon e Riedel, presidente do PL elege ex-tucano.

Foto: Montagem Correio do Estado

Mesmo com candidato dentro da sigla, Costa Netto disse que Riedel seria melhor opção para MS

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, descartou qualquer possibilidade de recuo no apoio da sigla à reeleição do governador Eduardo Riedel (PP), em 2026, e afirmou que a filiação do ex-governador Reinaldo Azambuja ao PL representa “a melhor coisa que aconteceu ao partido no Brasil”. A declaração dada durante à filiação de Azambuja no último final de semana, freia, ao menos por ora, a expectativa interna criada pelo deputado federal Marcos Pollon (PL), pré-candidato ao Governo do Estado e preterido por Netto. 

Questionado pela reportagem sobre a chance de alteração da estratégia, Valdemar foi taxativo ao considerar o apoio a Riedel como “óbvio”, reforçando que a aliança já está consolidada. O dirigente ainda rebateu resistências internas à chegada de Reinaldo, assegurando que o ex-tucano fortalece o partido e amplia as perspectivas eleitorais no Estado.

Cabe destacar que após 30 anos no PSDB, Azambuja oficializou sua filiação ao PL no último domingo (21), em evento que reuniu lideranças nacionais e estaduais. O ex-governador destacou gratidão ao antigo partido, mas disse buscar novos desafios com a meta de fortalecer a direita em Mato Grosso do Sul e preparar terreno para as eleições de 2026. O ingresso de Reinaldo foi acompanhado por figuras de peso, como o senador Rogério Marinho (PL-RS), secretário-geral da sigla, e a senadora Tereza Cristina (PP), além de dirigentes de outras legendas.

Ao Correio do Estado, Pollon lembrou de Magalhães Pinto para ilustrar a situação vivida dentro do partido ao qual é filiado desde 2005. "Como dizia Magalhães Pinto: Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.", disse.

Sobre a filiação de Azambuja, Pollon foi incisivo. “O PL, pelo próprio Valdemar da Costa Neto, formalizou a filiação de Reinaldo Azambuja, entregando o partido no Mato Grosso do Sul ao grupo do ex-governador e deixando claro que a vaga ao Senado já foi dada a ele. Nunca escondi que disputar o Senado era meu desejo, mas não vivo de ilusões. O que o estado precisa são lideranças de direita com coragem, preparo e alinhadas ao bolsonarismo, sem rabo preso com o sistema", falou. 

Nos bastidores, o movimento costurado por Valdemar envolve conceder a Reinaldo a missão de articular um amplo arco de alianças no Estado, reunindo partidos de centro-direita como PP, União Brasil, Republicanos, Podemos, PSD e até o MDB, que em Mato Grosso do Sul mantém inclinação conservadora. A operação reforça o isolamento de Pollon dentro da legenda, que, apesar de defender candidatura própria, encontra barreiras diante da estratégia nacional de manter alinhamento com Riedel e preservar a coalizão no Estado.

Com o gesto, o PL sinaliza que sua prioridade é consolidar espaço no bloco de direita, assegurando protagonismo para Reinaldo Azambuja na condução das articulações locais, em detrimento de vozes dissonantes como a de Pollon, que tentam emplacar alternativa. A disputa interna, portanto, ganha contornos de um cabo-de-guerra, mas, até o momento, com sinal claro de que o ex-tucano foi o escolhido para liderar o projeto. O deputado não esteve presente na filiação de Azambuja por questões de agenda. 

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Nos 45 anos do PT, Vander pretende retornar à presidência estadual da sigla

De olho em 2026, grupo do deputado federal entende que o partido está sob o desafio de renovar o discurso para recuperar espaço

Saiba mais
Cover Image

Maior liderança do PSDB confirma que Eduardo Riedel vai mesmo deixar sigla

Convenção nacional da legenda, realizada ontem, em Brasília (DF), aprovou a fusão dos tucanos com o Podemos, de olho em 2026

Saiba mais
Cover Image

Brasil está conversando “com reserva” com Estados Unidos, diz Alckmin

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil está conversando “com reservas” com o governo estadunidense

Saiba mais
Cover Image

Vereadores autorizam repasse de recurso para realização da Festa do Folclore

A festa ocorrerá no Galpão da N.O.B., localizado na av. Rosário Congro, na área central da cidade

Saiba mais
Cover Image

Zeca solicita construção urgente de duas pontes de concreto em Santa Rita do Pardo

A substituição das pontes de madeira por estruturas de concreto proporcionará maior durabilidade, segurança e redução de custos de manutenção

Saiba mais
Cover Image

Após indicação do deputado Caravina, Governo do Estado reajusta valor do plantão da Polícia Civil

O decreto entrou em vigor na data de sua publicação, em 19 de dezembro de 2025

Saiba mais