Notícia

Em entrevista, Lula afirma que Donald Trump não é o "imperador do mundo"

Compartilhar:
Cover Image

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista para a jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional.

Foto: Reprodução CNN

A declaração ocorreu durante uma entrevista para a jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional

Nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista para a jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, e ao ser questionado sobre a tarifa de 50% sobre os produtos do Brasil anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula afirmou que Trump, foi eleito para o governar o país dele, e não ser o "imperador do mundo".

Segundo ele, Trump não pode esquecer que foi eleito para governar os Estados Unidos, e não para ser o imperador do mundo. "Seria muito melhor estabelecer uma negociação primeiro, e depois alcançar um acordo possível, porque nós somos dois países que temos boas relações por 200 anos", disse Lula.

Conforme o presidente brasileiro, tanto a tarifa quanto a forma em que Trump usou para anunciar foram surpresas para o governo brasileiro. "Eu acho que falta um pouco de multilateralismo na mente dele", afirmou Lula se referindo a Trump.

Lula ainda ressaltou que, desde maio, o governo brasileiro envia propostas para a Casa Branca, mas foi "surpreendido" ao ver que a carta do líder americano não fez menção às alternativas citadas por ele. "O Brasil está disposto a negociar a tarifa imposta por Trump, e pretendemos recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) e aplicar a Lei de Reciprocidade Econômica", disse.

GOLPE DE ESTADO

Na entrevista, o presidente brasileiro também afirmou que nunca houve uma tentativa de golpe de Estado como a planejada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Ele não está sendo julgado pessoalmente, ele está sendo julgado pelos atos que tentou organizar um golpe de Estado. Ele ameaçou, secretamente, a morte, planejou a morte do vice-presidente, a minha e a de um ministro do Supremo Tribunal Federal", afirmou Lula.

Lula disse acreditar que Bolsonaro será condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu os ministros da Corte dos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo Lula, os membros do Tribunal existem para defender a Constituição. Quem acusou Bolsonaro foi a Procuradoria-Geral da República (PGR), e o STF vai julgar", disse.

Resposta à carta de Trump

Ainda em entrevista à CNN International, Lula disse que o Brasil vai, no momento certo, dar a resposta certa à carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou na semana passada a imposição de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de agosto.

"No meu pronunciamento ao povo brasileiro, eu vou dizer o que estamos pensando sobre isso", afirmou Lula, em referência ao pronunciamento em cadeia de rádio e TV marcado para a noite desta quinta-feira. "Eu garanto que o Brasil não gosta de encrenqueiros, nem de confusões. O Brasil gosta de negociar em paz."

O petista negou que haja uma crise entre Brasil e Estados Unidos, reforçando a disposição de negociar com o governo americano sobre as tarifas. Mas destacou que a relação entre os países "não pode continuar assim". O presidente brasileiro também aproveitou para provocar o americano, dizendo que "não se considera um imperador",  um termo que a oposição a Trump vem usando para se referir a ele.

"Eu não me considero um imperador, para tomar uma decisão e publicá-la num jornal", disse Lula. "Quando eu li a carta de Trump, eu achei que era fake news. Quando eu vi a carta na mídia, eu pensei que era uma carta verdadeira assinada pelo presidente Trump."

Lula acrescentou que o Brasil é um "aliado histórico" dos Estados Unidos e valoriza as tradições econômicas entre os países, mas não vai "aceitar imposições".

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Câmara aprova solenidade para homenagem a artesãos de Três Lagoas

Aprovado a realização de sessão solene para entrega do “Diploma Artesão de Excelência”

Saiba mais
Cover Image

BC informa que brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores para receber

O Sistema de Valores a Receber é uma plataforma que permite aos cidadãos e empresas consultarem se possuem dinheiro esquecido em bancos e outras instituições fiscalizadas pelo BC

Saiba mais
Cover Image

Campanha “Morenão Reaberto Já!” quer devolver à população o estádio símbolo do futebol sul-mato-grossense

A campanha já conta com apoio de presidente de clube, da Federação de Futebol, ex-jogadores, jornalistas esportivos e torcedores

Saiba mais
Cover Image

Zeca propõe construção de 50 moradias populares pelo Minha Casa Minha Vida em Anastácio

A solicitação tem base em indicação enviada pelo vereador de Anastácio, Bruno Areco de Souza (União Brasil)

Saiba mais
Cover Image

STF tem maioria para manter número e distribuição por estado de deputados federais nas eleições de 2026

Congresso aprovou elevação das atuais 513 vagas para 531, mas proposta foi vetada pelo presidente Lula. Veto do petista ainda não foi analisado pelo Legislativo

Saiba mais
Cover Image

Parlamento Jovem arrecada mais de mil litros de leite para idosos

A campanha “Nutrição que acolhe” recebeu doação de leite durante todo o mês de setembro na Câmara e nas escolas dos jovens vereadores

Saiba mais