Notícia

Em entrevista, Lula afirma que Donald Trump não é o "imperador do mundo"

Compartilhar:
Cover Image

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista para a jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional.

Foto: Reprodução CNN

A declaração ocorreu durante uma entrevista para a jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional

Nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista para a jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, e ao ser questionado sobre a tarifa de 50% sobre os produtos do Brasil anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula afirmou que Trump, foi eleito para o governar o país dele, e não ser o "imperador do mundo".

Segundo ele, Trump não pode esquecer que foi eleito para governar os Estados Unidos, e não para ser o imperador do mundo. "Seria muito melhor estabelecer uma negociação primeiro, e depois alcançar um acordo possível, porque nós somos dois países que temos boas relações por 200 anos", disse Lula.

Conforme o presidente brasileiro, tanto a tarifa quanto a forma em que Trump usou para anunciar foram surpresas para o governo brasileiro. "Eu acho que falta um pouco de multilateralismo na mente dele", afirmou Lula se referindo a Trump.

Lula ainda ressaltou que, desde maio, o governo brasileiro envia propostas para a Casa Branca, mas foi "surpreendido" ao ver que a carta do líder americano não fez menção às alternativas citadas por ele. "O Brasil está disposto a negociar a tarifa imposta por Trump, e pretendemos recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) e aplicar a Lei de Reciprocidade Econômica", disse.

GOLPE DE ESTADO

Na entrevista, o presidente brasileiro também afirmou que nunca houve uma tentativa de golpe de Estado como a planejada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Ele não está sendo julgado pessoalmente, ele está sendo julgado pelos atos que tentou organizar um golpe de Estado. Ele ameaçou, secretamente, a morte, planejou a morte do vice-presidente, a minha e a de um ministro do Supremo Tribunal Federal", afirmou Lula.

Lula disse acreditar que Bolsonaro será condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu os ministros da Corte dos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo Lula, os membros do Tribunal existem para defender a Constituição. Quem acusou Bolsonaro foi a Procuradoria-Geral da República (PGR), e o STF vai julgar", disse.

Resposta à carta de Trump

Ainda em entrevista à CNN International, Lula disse que o Brasil vai, no momento certo, dar a resposta certa à carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou na semana passada a imposição de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de agosto.

"No meu pronunciamento ao povo brasileiro, eu vou dizer o que estamos pensando sobre isso", afirmou Lula, em referência ao pronunciamento em cadeia de rádio e TV marcado para a noite desta quinta-feira. "Eu garanto que o Brasil não gosta de encrenqueiros, nem de confusões. O Brasil gosta de negociar em paz."

O petista negou que haja uma crise entre Brasil e Estados Unidos, reforçando a disposição de negociar com o governo americano sobre as tarifas. Mas destacou que a relação entre os países "não pode continuar assim". O presidente brasileiro também aproveitou para provocar o americano, dizendo que "não se considera um imperador",  um termo que a oposição a Trump vem usando para se referir a ele.

"Eu não me considero um imperador, para tomar uma decisão e publicá-la num jornal", disse Lula. "Quando eu li a carta de Trump, eu achei que era fake news. Quando eu vi a carta na mídia, eu pensei que era uma carta verdadeira assinada pelo presidente Trump."

Lula acrescentou que o Brasil é um "aliado histórico" dos Estados Unidos e valoriza as tradições econômicas entre os países, mas não vai "aceitar imposições".

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Copom eleva juros básicos da economia para 14,25% ao ano

Além de esperada pelo mercado financeiro, a elevação em 1 ponto havia sido anunciada pelo Banco Central na reunião de janeiro

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura amplia estrutura de acolhimento POP para pessoas em situação de rua durante as noites frias

prefeito Dr. Cassiano Maia e a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Vera Helena, ampliaram a estrutura do acolhimento POP

Saiba mais
Cover Image

Pilar da inclusão e desenvolvimento, cooperativismo cresce e gera mais de 15 mil empregos em MS

O setor impacta positivamente na vida de mais de 660 mil cooperados, o que corresponde a cerca de ¼ da população sul-mato-grossense

Saiba mais
Cover Image

Tonhão propõe campanha permanente de prevenção ao suicídio nas escolas de Três Lagoas

A proposta foi encaminhada ao prefeito Dr. Cassiano Rojas Maia e à secretária municipal de Educação e Cultura, Angela Brito

Saiba mais
Cover Image

Walter Carneiro é o novo chefe da Casa Civil em Mato Grosso do Sul

A nomeação do novo secretário de estado da Casa Civil foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (27), logo após a exoneração do antigo titular, Eduardo Rocha

Saiba mais
Cover Image

Ordem do Dia: ALEMS aprova projeto que autoriza empréstimo de até R$ 950 milhões

Os deputados votaram três projetos na manhã desta terça-feira (11), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)

Saiba mais