Notícia

Estudantes de MS criam lixeira que usa IA para separar resíduos

Compartilhar:
Cover Image

Fábio Henrique Quintana de Souza e Euzilene da Silva Larrea.

Foto: Divulgação

Idealizada por alunos do IFMS, a Envirobin une tecnologia e sustentabilidade

Primeira startup do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a Envirobin é focada no desenvolvimento de uma inteligência artificial para soluções de sustentabilidade.

O projeto ganhou destaque em um evento de divulgação do Inova Cerrado, realizado pelo Sebrae. Foi lá que a equipe da Ecovantis, entusiasta do projeto, submeteu a ideia e foi aprovada.

"Foi a partir de um desses eventos, para divulgação do Inova Cerrado, do Sebrae, que a equipe do Ecovantis submeteu a ideia e foi aprovada. Depois disso foi só sucesso, apoiamos o desenvolvimento das atividades e mantemos um orientador com eles para desenvolvimento da inteligência artificial", afirma a coordenadora local da TecnoIF no Campus Jardim, Valeria Sun Hwa Mazucato Galvão.

Projeto

A EnviroBin é o principal projeto da Ecovantis. A lixeira inteligente, equipada com inteligência artificial e sensores, identifica, classifica e separa resíduos sólidos reclicáveis de forma autônoma.

No entanto, o diferencial da startup vai além da tecnologia, como explica o estudante Fábio Henrique.

“A inovação está na sua capacidade de reconhecer automaticamente os resíduos e fazer a separação correta de maneira autônoma e educativa. O diferencial vai além da tecnologia: ao realizar o descarte correto, o usuário acumula pontos em um aplicativo/plataforma, que podem ser trocados por benefícios em empresas parceiras locais”.

Essa abordagem cria um ecossistema de ganho mútuo para usuários, recompensados por praticar a sustentabilidade, e para as empresas parceiras. A tecnologia também coleta dados valiosos sobre o descarte de resíduos, ajudando municípios e empresas a planejarem ações ambientais mais eficientes.

Segundo o professor André Quintiliano Bezerra Silva, orientador da startup, essa rede de colaboração é a chave para a sustentabilidade do projeto.

“A tecnologia é conectada a um aplicativo que recompensa os usuários com pontos, os quais podem ser trocados por cupons de desconto em empresas parceiras. Essas, por sua vez, ganham certificação ambiental, visibilidade, e acesso a incentivos fiscais, criando um ecossistema de ganhos mútuos e impacto positivo”.

Aprendizado

Para os fundadores, os estudantes Fábio Henrique Quintana de Souza, de 21 anos, e Euzilene da Silva Larrea, de 43, estudantes de Licenciatura em Ciência da Computação, a criação da startup é parte fundamental de sua formação acadêmica.

Fábio relata que a motivação veio da necessidade de aplicar o aprendizado em uma causa na qual acredita.

“A ideia da startup surgiu justamente da vontade de unir o que aprendi tecnicamente a uma causa na qual acredito, que é a sustentabilidade ambiental. Mais do que aplicar os conhecimentos adquiridos, criar a startup me desafiou a ir além da sala de aula! Precisei aprender a validar ideias, conversar com possíveis usuários, montar modelos de negócio e desenvolver protótipos”, aponta.

Euzilene corrobora a visão do sócio, destacando o papel essencial do apoio recebido.

“Para mim, é uma possibilidade de aprendizado para além daquilo previsto no curso de graduação, no qual o IFMS proporciona esse conhecimento adicional, conclui a estudante.

Fomento ao empreendedorismo

A incubação da Envirobin é um marco para o TecnoIF, um dos programas da Diretoria de Empreendedorismo e Inovação (Direi), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) do IFMS.

A iniciativa reflete o fortalecimento da cultura de inovação na instituição. Apenas em 2024, por meio do Programa de Empreendedorismo Inovador (Pemin), o IFMS registrou a criação de 10 empresas juniores. Esse ecossistema é apoiado e desenvolvido nos Laboratórios IFMakers e TecnoIFs, ambientes que abrigam desde as empresas juniores até a incubação de empresas de base tecnológica, como a Envirobin.

Por meio da TecnoIF, a instituição fomenta projetos e ideias de negócios com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora, alavancar o desenvolvimento profissional de estudantes e servidores e auxiliar a comunidade externa na modelagem de negócios inovadores. 

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Pantanal Tech MS 2025: Governo e UEMS fomentam desenvolvimento com inovação e sustentabilidade

2ª edição do Pantanal Tech MS, que ocorrerá de 26 a 29 de junho na Unidade Universitária de Aquidauana da UEMS

Saiba mais
Cover Image

Vitrines Tecnológicas do Pantanal Tech MS trazem inovação a serviço da sustentabilidade no bioma

Essas vitrines oferecem aos visitantes uma oportunidade única de conhecer de perto soluções e práticas que estão moldando o futuro da região

Saiba mais
Cover Image

Startup criada na UEMS desenvolve tecnologia que aumenta a eficiência das lavouras

A Pantabio está transformando a forma como os produtores de Mato Grosso do Sul encaram a produtividade e a saúde do solo

Saiba mais
Cover Image

Tecnologia, inteligência e presença em campo: PMA lança operação para intensificar combate ao desmatamento

A ação representa uma nova fase da fiscalização ambiental em Mato Grosso do Sul, unindo inovação tecnológica, planejamento estratégico e capilaridade operacional

Saiba mais
Cover Image

MS oferece 1.250 bolsas de estudo para alunos e professores com pesquisas no Ensino Médio

O programa começou em 2021 e já beneficiou mais de 2,4 mil estudantes e professores em 500 projetos de pesquisa em todas as regiões do Estado

Saiba mais
Cover Image

MS Speaks: plataforma inovadora fortalece ensino do inglês para 83 mil alunos das escolas estaduais

Iniciativa também beneficia mais de 1 mil professores da Rede Estadual de Ensino, com aulas interativas, recursos de Inteligência Artificial e conteúdos exclusivos

Saiba mais