Notícia

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Compartilhar:
Cover Image

Também foi retirado o nome da esposa do ministro, a advogada Viviane Barci de Moraes.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mecanismo é usado para punir supostos violadores de direitos humanos

Em comunicado publicado nesta sexta-feira (12), o governo dos Estados Unidos retirou o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes da lista de pessoas sancionadas pela Lei Magnitsky.

Também foi retirado o nome da esposa do ministro, a advogada Viviane Barci de Moraes, e do Instituto Lex, ligado à família do ministro.

A decisão é do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro norte-americano.

As sanções da Lei Magnitsky foram impostas a Alexandre de Moraes pelo governo de Donald Trump no fim de julho. Em setembro, a lista passou a incluir também o nome de Viviane.

Entenda A Lei Magnitsky é um mecanismo previsto na legislação estadunidense usado para punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos no exterior. Entre outros pontos, a medida bloqueia bens e empresas dos alvos da sanção nos EUA.

Entre as sanções previstas estão o bloqueio de contas bancárias, de bens e interesses em bens dentro da jurisdição em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.

Ao aplicar a sanção a Moraes, o órgão do Departamento de Tesouro norte-americano acusou Alexandre de Moraes de violar a liberdade de expressão e autorizar “prisões arbitrárias”, citando o julgamento da tentativa de golpe de Estado e decisões contra empresas de mídia social estadunidenses.

De acordo com o Secretário do Tesouro, Scot Besset, Moraes seria responsável por uma campanha opressiva de censura, por detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e por processos politizados, "inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro".

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Rio de Janeiro sediará encontro de ministros de Finanças do Brics

Evento será em julho, pouco antes da Cúpula dos Líderes do grupo

Saiba mais
Cover Image

Polícia de Paris divulga fotos da bomba intacta da 2ª Guerra Mundial encontrada em trilhos de trem; VEJA

Bomba foi encontrada durante a madrugada desta sexta-feira (7) e paralisou todos os trens partindo e chegando à estação Gare du Nord, a mais movimentada da Europa

Saiba mais
Cover Image

EUA e China vão se encontrar na próxima semana para tratar sobre acordo comercial, diz Trump

Encontro acontecerá na segunda-feira, 9 de junho, e deve reunir representantes dos dois países em Londres, na Inglaterra

Saiba mais
Cover Image

Ainda não há acordo para cessar-fogo na Ucrânia, diz Trump após reunião com Putin

Sem dar qualquer detalhe da negociação, presidente americano falou em 'grande progresso' após se encontrar com presidente da Rússia durante 3 horas no Alasca

Saiba mais
Cover Image

Exportações de MS somam US$ 7,24 bilhões até agosto e carne bovina cresce 43,7% no acumulado do ano

Somente no mês de agosto, a China respondeu por US$ 91 milhões em compras de carne bovina de Mato Grosso do Sul, consolidando-se como principal destino

Saiba mais
Cover Image

Lula fala com Trump e pede fim de tarifaço sobre produtos brasileiros

Os dois presidentes conversaram nesta segunda-feira por 30 minutos

Saiba mais