Notícia

Expedição Silvicultura consolida o maior mapeamento florestal do país

Compartilhar:
Cover Image

Expedição Silvicultura.

Foto: Divulgação

Iniciativa inédita percorreu 40 mil km e 14 estados, encerrando a fase de eventos presenciais no Rio Grande do Sul e focando agora na análise de um vasto acervo de dados estratégicos

A Expedição Silvicultura, um projeto ambicioso e inovador da Canopy Remote Sensing Solutions, completou uma jornada impressionante que cobriu mais de 40 mil km e mapeou 14 estados — abrangendo 98% da área plantada do Brasil. O projeto atingiu um marco crucial ao concluir no início deste mês de novembro, a sua série de nove eventos presenciais. O encerramento ocorreu na capital gaúcha, Porto Alegre, onde o último encontro selou o fim desta fase do levantamento.

O ponto principal do projeto é a geração de informações de alta qualidade e detalhamento para impulsionar a competitividade do setor. Com o encerramento da coleta em campo, o foco da equipe técnica se volta integralmente para a análise final do vasto material reunido entre setembro e novembro deste ano.

Em uma avaliação sobre o sucesso do levantamento e a quantidade de dados obtidos na primeira edição, Bruno Montibeller, sócio da Canopy Remote Sensing Solutions e coordenador geral do projeto, declarou: “O balanço foi realmente positivo. Conseguimos um conjunto de informações que nos deixa muito satisfeitos e que demandará agora um intenso trabalho de análise. Nos dedicaremos a processar esses dados coletados para, então, publicarmos o relatório final da Expedição”.

Referência para o futuro do setor

O material resultante da Expedição está programado para ser divulgado no início de 2026. A expectativa é que o levantamento se torne uma referência fundamental para o planejamento e desenvolvimento da silvicultura brasileira, sobretudo ao incluir dados de produtividade de pequenas e médias propriedades, incluindo atenção especial a culturas como o Pinus na Região Sul.

O sucesso da iniciativa reside, em grande parte, na sua estratégia de troca de conhecimento e inovação. Os eventos presenciais, oferecidos gratuitamente, viabilizaram uma intensa e produtiva troca de informações entre produtores, técnicos e líderes, consolidando a colaboração e a sinergia de toda a cadeia produtiva florestal.

Bruno também destacou como o trabalho em campo e o diálogo com o setor foram essenciais para validar as diferenças regionais e os desafios específicos de cada polo produtivo: “Realizamos este grande levantamento em mais de 40 mil quilômetros. Ao longo da rota, pudemos reafirmar algumas percepções que já tínhamos sobre a diferença entre os pólos de produção florestal do país. Durante a Expedição, confirmamos essas particularidades ao conversar com produtores e agentes do setor de silvicultura, entendendo os desafios específicos de cada região e as percepções que cada um desses profissionais compartilhou conosco”.

Um novo inventário anual vem aí!

Com a conclusão da primeira edição, a Expedição Silvicultura já se consolida como um evento contínuo e estratégico para o setor. Em resposta à alta demanda e ao entusiasmo de parceiros e produtores, a iniciativa tem a previsão de uma nova edição para 2026, reafirmando sua proposta de se estabelecer como um inventário anual que fornecerá uma valiosa série histórica de dados para o futuro da silvicultura no país.

Fábio Gonçalves, cofundador e CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, reforça que o projeto superou as expectativas iniciais e destacou a gratidão pelo apoio maciço que garantiu o sucesso do levantamento inédito: “A Expedição Silvicultura foi um sucesso total. Este é um projeto audacioso, que começamos a planejar em 2024. Demandou um planejamento intenso e confesso que não tínhamos tanta certeza do que esperar. Conseguimos coletar dados em centenas de propriedades, além de milhares de pontos de validação do mapeamento. Só temos a agradecer por todo o apoio dado pelos patrocinadores que acreditaram na iniciativa, a todas as instituições que nos apoiaram, e a todas as pessoas que compareceram aos eventos e acompanharam o projeto nas redes sociais”.

Confira os depoimentos na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Qd8VLZBCk5k&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fwww.maisfloresta.com.br%2F&source_ve_path=Mjg2NjY

A Expedição Silvicultura é uma realização da Canopy Remote Sensing Solutions, Embrapa Florestas e Paulo Cardoso Comunicações, contando com o apoio das principais empresas e instituições do setor.

Fonte: redação Mais Floresta

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Ponte na região da Fazenda Santa Rita-Daré passará por manutenção e terá acesso bloqueado temporariamente

A reforma será executada pela empresa contratada Poliplan.

Saiba mais
Cover Image

SEMEC abre vagas de estágio remunerado para atuar na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas

Os selecionados atuarão nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino (REME)

Saiba mais
Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul entrega veículos para reforçar segurança nas aldeias Bororó e Te’ykue

Os veículos, adquiridos com recursos próprios, serão utilizados em ações de prevenção, patrulhamento comunitário e apoio às demandas apresentadas pelas próprias lideranças locais

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas arrecada 2,5 toneladas de resíduos eletrônicos durante Caravana “Eletrônico Não é Lixo”

Durante os dois dias de ação, a população participou ativamente, contribuindo para o recolhimento de cerca de 2,5 toneladas de materiais eletrônicos

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 119 vagas de emprego disponíveis nesta terça-feira (04)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Inscrições abertas para curso gratuito de Processamento da Mandioca em Selvíria

As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas com a Carol, pelo telefone ou WhatsApp: (67) 99133-6766

Saiba mais