Notícia

Fachin toma posse no cargo de presidente do STF

Compartilhar:
Cover Image

Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Ministro terá mandato de dois anos e também comandará o CNJ

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse nesta segunda-feira (29) no cargo de presidente da Corte. O ministro terá mandato de dois anos e ficará no comando do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até 2027.

O ministro Alexandre de Moraes, que será o vice-presidente, também foi empossado.

A cerimônia de posse foi realizada na sede da Supremo, em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União- AP), além de outros autoridades. Cerca de mil pessoas foram convidadas.

Fachin foi declarado novo presidente da Corte após assinar termo de posse e jurar cumprir a Constituição durante seu mandato. O ministro ocupará a cadeira de Luís Roberto Barroso, que cumpriu mandato de dois anos no comando da Corte.

“Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, em conformidade com a Constituição e as leis da República”, jurou Fachin.

A cerimônia de posse continua para a leitura dos discursos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do novo presidente.

Pautas

Por ter perfil pessoal mais contido, Fachin deve evitar declarações polêmicas na imprensa e embates com políticos. De acordo com pessoas próximas ao ministro, o novo presidente deve se destacar pela condução de julgamentos com grande impacto social.

Na próxima quarta-feira (1º), quando será realizada a primeira sessão sob o comando de Fachin, a Corte vai iniciar o julgamento sobre o vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos, a chamada “uberização”.

Perfil

Indicado pela então presidente Dilma Rousseff, Edson Fachin tomou posse no Supremo em junho de 2015. O ministro nasceu em Rondinha (RS), mas fez carreira jurídica no Paraná, onde se formou em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No STF, foi relator das investigações da Operação Lava Jato, do processo sobre o marco temporal para demarcações de terras indígenas e do caso que ficou conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual foram adotadas diversas medidas para diminuir a letalidade policial durante operações contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

Relator das ações penais da trama golpista, Alexandre de Moraes é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O ministro foi empossado no cargo em março de 2017. Ele foi indicado pelo então presidente Michel Temer para suceder ao ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente de avião naquele ano.

Antes de chegar ao STF, Moraes ocupou diversos cargos no governo de São Paulo, onde foi secretário de Segurança Pública e de Transportes. Ele também foi ministro da Justiça no governo Temer.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Em evento no Paraná, Governo de MS destaca papel do cooperativismo na economia regional

O governador Eduardo Riedel destacou a importância e papel de destaque do setor cooperativista em Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Escola Municipal “Gentil Rodrigues Montalvão” abre Cápsula do Tempo após 10 anos neste sábado (30)

A iniciativa fez parte da 5ª edição do Prêmio Professor Destaque

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas recebe o espetáculo gratuito “O GRANDIOSO Mini Cirquim nas Arábias”

No próximo sábado, 27 de setembro, às 17h, a Praça Ramez Tebet será palco de “O GRANDIOSO Mini Cirquim nas Arábias”

Saiba mais
Cover Image

Selvíria inaugura ginásio poliesportivo

A inauguração será neste sábado, às 18h

Saiba mais
Cover Image

Distrito de Garcias teve domingo de lazer com integração e muita diversão

A programação incluiu jogos de mesa, partidas de truco, brinquedos infláveis, atividades recreativas e muita alegria

Saiba mais
Cover Image

Só existe justiça climática se houver justiça de gênero, diz ministra

Dia de Gênero na COP30 debateu relação entre mulheres e clima

Saiba mais