Notícia

Federação Paulista proíbe seis organizadas do Corinthians em estádios

Compartilhar:
Cover Image

Medida atende a pedido do Ministério Público e vale até o fim do ano.

Foto: Mauro Horita/Ag. Paulistão/Direitos Reservados

A medida atende à recomendação do Juizado Especial Criminal (Jecrim), expedido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)

Uma portaria da Federação Paulista de Futebol (FPF), publicada nesta quarta-feira (2), determinou a proibição da entrada de seis torcidas organizadas do Corinthians em estádios de futebol de São Paulo até o fim do ano. São elas: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp.

A medida atende à recomendação do Juizado Especial Criminal (Jecrim), expedido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), por conta de incidentes na partida de volta da final do Campeonato Paulista, entre Timão e Palmeiras, na Neo Química Arena, no último dia 27 de março. Durante o jogo, sinalizadores foram arremessados no gramado, partindo das arquibancadas onde ficam as organizadas. O confronto terminou empatado sem gols e o Alvinegro, por ter vencido o duelo anterior, no Allianz Parque, por 1 a 0, ficou com o título.

Segundo a portaria, assinada pela diretora do Departamento de Segurança, Infraestrutura e VAR (arbitragem de vídeo) da FPF, Marina Tranchitella, está proibida a entrada "de qualquer indumentária e objetos (faixas, bandeiras etc.) que identifiquem os associados" das organizadas. Ainda conforme o texto, a punição entra em vigor "na presente data", ou seja, é válida já na partida desta quarta, diante do Huracán, da Argentina, pela Copa Sul-Americana, às 19h (horário de Brasília), pela Copa Sul-Americana.

Duas das torcidas punidas se manifestaram. A Gaviões da Fiel pediu que os integrantes que forem à partida desta quarta-feira (3) utilizem uma camiseta preta do Corinthians ou a "camisa da proibição", pedindo, também, que sejam evitados bonés coloridos e itens que façam alusão a "bairros e quebradas". A organizada disse, ainda, que o "departamento jurídico já está avaliando a situação".

A Pavilhão 9 manifestou "veemente repúdio" à portaria, avaliando que a decisão "viola princípios constitucionais e legais" e pune "indiscriminadamente milhares de torcedores pacíficos". Segundo a nota, a torcida prestará suporte jurídico "a quaisquer associados que sejam impedidos de ingressar em estádios ou tenham objetos apreendidos arbitrariamente, promovendo ações individuais de reparação por danos morais e materiais".

Por: Lincoln Chaves - Repórter da EBC

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Fórum Estadual de Gestores Esportivos traça estratégias e apresenta planos para 2025

Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, o momento é oportuno devido a chegada de novos secretários municipais

Saiba mais
Cover Image

De cara nova: veja como ficou o estádio do Mirassol após reforma milionária

Arquiteta responsável pelo projeto deu detalhes sobre as obras da casa do caçula da Série A

Saiba mais
Cover Image

Bocha Paralímpica – Três Lagoas garante pódio no Open em Campo Grande

A competição foi marcada por grandes momentos de superação, técnica e espírito esportivo, e os atletas do município se destacaram com uma participação vitoriosa

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas é campeã no parabadminton e conquista mais dois bronzes nas Paraolimpíadas Escolares de MS

A equipe da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze.

Saiba mais
Cover Image

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

A atividade será realizada no dia 03 de agosto (domingo), com início da concentração às 6h30, em frente ao Ginásio Poliesportivo “Eduardo Milanez”

Saiba mais
Cover Image

Selvíria avança à semifinal da Copa Assomasul após desclassificação de Bandeirantes

Após análise do caso, a Comissão confirmou a irregularidade e decidiu pela exclusão de Bandeirantes, repassando a vaga na semifinal para Selvíria

Saiba mais