Notícia

Governo de Mato Grosso do Sul busca fortalecer e ‘instigar’ a cultura da inovação nos municípios

Compartilhar:
Cover Image

Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, a Semadesc promove ações que incentivam a pesquisa e a inovação, unindo universidades, iniciativa pública e privada, e a sociedade.

Foto: Mairinco de Pauda

Um dos maiores destaques é o Ecossistema de Inovação de Maracaju, lançado durante o Showtec 2023

O fortalecimento da cultura da inovação em Mato Grosso do Sul é uma prioridade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Por meio da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, a Semadesc promove ações que incentivam a pesquisa e a inovação, unindo universidades, iniciativa pública e privada, e a sociedade.

Atualmente, o estado conta com doze Ecossistemas Locais de Inovação, espaços interconectados que reúnem instituições, empresas, startups, universidades, centros de pesquisa e outros atores para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico nas regiões. Esses ecossistemas fomentam a colaboração entre os participantes, compartilhando conhecimento, recursos e oportunidades de negócios.

Um dos maiores destaques é o Ecossistema de Inovação de Maracaju, lançado durante o Showtec 2023. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), o Sebrae/MS, a Prefeitura Municipal de Maracaju e outras entidades. O objetivo é apoiar atividades empreendedoras e inovadoras que forneçam base para o desenvolvimento do agronegócio regional.

No Showtec 2025, realizado nesta semana em Maracaju, o secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, participou de um talk show sobre a importância de criar uma cultura de inovação. O debate reuniu representantes do ecossistema local para discutir desafios e oportunidades da inovação em contextos municipais, incluindo o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan; a empresária e professora de Empreendedorismo, Fabiana Paiva; e o gerente da UEMS no município, Alex Sandro Mühlen.

Falcette destacou que o estado tem como um dos seus pilares ser inclusivo, promovendo apoio à ciência, tecnologia e inovação para melhorar os indicadores sociais. Ele ressaltou a importância de disponibilizar recursos e verbas, lembrando que a Fundect está nesse escopo, permitindo que municípios e universidades acessem editais e desenvolvam projetos inovadores.

O Ecossistema de Inovação de Maracaju, denominado "Plantar", busca integrar ações e tecnologias inovadoras para o agronegócio e negócios locais. A iniciativa é apoiada pelo Sebrae/MS e pela Prefeitura Municipal de Maracaju, e faz parte do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde 2021. O pacto firmado durante o Showtec 2025 prevê a criação de grupos de trabalho com objetivos como promover o protagonismo empresarial, desenvolver habilidades e talentos para atender ao mercado regional, colaborar na atualização do marco legal e implementar estratégias de comunicação para fortalecimento do ecossistema.

O prefeito Marcos Calderan afirmou que contar com um ecossistema que articula tantas instituições e empresas é um privilégio, destacando que a inovação está em otimizar tempo, melhorar serviços e transformar a forma de trabalhar. Ele expressou confiança em um futuro cada vez melhor para Maracaju.

O evento também atraiu profissionais do setor produtivo, como o médico veterinário Rogean Veiber, diretor comercial da HV Soluções, que destacou a importância do debate sobre inovação e a necessidade de ferramentas tecnológicas direcionadas para o agronegócio, visando otimizar a gestão, contribuir para a sustentabilidade e o bem-estar animal.

Com essas iniciativas, Maracaju se consolida como um polo de inovação no estado, promovendo o desenvolvimento sustentável e a integração entre os diversos atores do ecossistema de inovação.

Por: Rosana Siqueira, da Semadesc com informações do Sebrae e Prefeitura de Maracaju

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Polícia Penal de MS recebe reforço em tecnologias não-letais para ações de intervenção penitenciária

O investimento total foi de R$ 503.125,60

Saiba mais
Cover Image

Formação para novas tecnologias passará a fazer parte da EJA

Neste mês, começou em todo o país a formação voltada para os alfabetizadores da EJA e a educação midiática está entre os tópicos abordados

Saiba mais
Cover Image

Economias do Futuro: Governo de MS, academia e setor empresarial se unem por soluções sociais e tecnológicas

Para o governador Eduardo Riedel, a educação é hoje uma das atividades mais desafiadoras que existem pela complexidade e velocidade pela qual a sociedade evolui

Saiba mais
Cover Image

Vitrines Tecnológicas do Pantanal Tech MS trazem inovação a serviço da sustentabilidade no bioma

Essas vitrines oferecem aos visitantes uma oportunidade única de conhecer de perto soluções e práticas que estão moldando o futuro da região

Saiba mais
Cover Image

Políticas públicas para startups impulsionam inovação em MS, que se destaca nacionalmente

Segundo dados do Observatório Sebrae Startups, Mato Grosso do Sul conta atualmente com 580 startups ativas, sendo que 258 já receberam apoio do Governo do Estado por meio da Fundect

Saiba mais
Cover Image

Voucher Desenvolvedor: 238 alunos de cinco municípios já estão prontos para o mercado de tecnologia de MS

Os formandos são das turmas iniciadas em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas

Saiba mais