Notícia

Governo de Mato Grosso do Sul libera vacina contra gripe para toda a população

Compartilhar:
Cover Image

Imunização está disponível nas unidades de saúde em todo o Estado.

Foto: Divulgação

A ampliação foi determinada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), diante do aumento expressivo de casos e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

A partir desta terça-feira (13), toda a população sul-mato-grossense com idade a partir de 6 meses poderá se vacinar contra a gripe. A ampliação foi determinada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), diante do aumento expressivo de casos e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Estado, especialmente entre crianças e idosos.

Até a 18ª semana epidemiológica, o estado já registrou 2.708 casos de SRAG e 203 mortes em decorrência da doença. Dentre esses casos, 586 foram confirmados para Influenza, resultando em 68 mortes entre os pacientes hospitalizados. Os idosos são os mais afetados, representando 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, com 26,80%. No caso dos idosos, a evolução para óbito ocorreu em 79,40% dos casos confirmados.

Campo Grande, capital do estado, já declarou situação de emergência em saúde pública devido à alta ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica. Desde o início da campanha de vacinação, em 24 de março, mais de 410 mil doses da vacina contra Influenza foram aplicadas em Mato Grosso do Sul, o que coloca o estado com a melhor cobertura vacinal do país, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

“Diante do avanço dos casos de gripe e da sobrecarga no sistema de saúde, ampliamos a vacinação para toda a população como medida preventiva. A vacina está disponível em todo o estado e é a forma mais eficaz de evitar internações e salvar vidas. Nosso compromisso é proteger os sul-mato-grossenses”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

Apesar da boa adesão geral, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais) ainda está em 29,89% — abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Segundo o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes, a ampliação é estratégica para conter o avanço do vírus no período sazonal. “A vacina é segura, eficaz e está disponível gratuitamente. Contamos com o apoio das prefeituras para intensificar as ações de imunização em todos os territórios.”

Os municípios devem seguir as orientações da Nota Técnica 03/2025 divulgada pela SES para operacionalizar a vacinação da nova faixa etária. Clique aqui para baixar a íntegra do documento.

Por: Danúbia Burema, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante distribuído na rede pública protege contra um total de três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença

Saiba mais
Cover Image

Dengue recua em MS, mas avanço da Chikungunya acende alerta de que cuidados precisam ser mantidos

O cenário, mapeado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), é baseado no comparativo dos Boletins Epidemiológicos da Semana 13 deste ano em relação ao anterior

Saiba mais
Cover Image

MUTIRÃO DA LIMPEZA – Prefeitura iniciou distribuição de caçambas no Bairro Paranapungá

A campanha tem como objetivo eliminar criadouros de vetores de doenças relacionadas a arboviroses, leishmaniose e escorpiões

Saiba mais
Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul amplia leitos e cirurgias ortopédicas para desafogar atendimentos

Estratégia visa enfrentar o aumento dos casos de doenças respiratórias com a autorização de novos leitos e ampliação das cirurgias ortopédicas e gerais de urgência e eletivas

Saiba mais
Cover Image

Mais da metade do grupo prioritário ainda não se vacinou contra a Influenza/Gripe em Três Lagoas

A imunização é gratuita e fundamental para reduzir casos graves e internações causadas pela gripe

Saiba mais
Cover Image

Selvíria realiza Dia D de Combate à Dengue nesta sexta

A mobilização ocorre em um momento crítico: o período quente e mais chuvoso do ano

Saiba mais