Notícia

Governo de MS promove qualificação gratuita a servidores municipais de 44 cidades do Estado

Compartilhar:
Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul vai promover a qualificação de servidores municipais de 44 cidades do Estado.

Fotos: Saul Schramm

O lançamento da “Assomasul Gov MS 4.0” ocorreu nesta quinta-feira (11), na sede da Assomasul, com a presença do governador Eduardo Riedel

Em parceria com a Assomasul (Associação dos Municípios de MS), o Governo de Mato Grosso do Sul vai promover a qualificação de servidores municipais de 44 cidades do Estado, garantindo pós graduação gratuita em áreas como licitações e contratos, autismo, alfabetização e letramento, gestão do esporte e lazer.

O lançamento da “Assomasul Gov MS 4.0” ocorreu nesta quinta-feira (11), na sede da Assomasul, com a presença do governador Eduardo Riedel e tendo como convidado o apresentador e empresário Carlos Roberto Massa, o Ratinho. Esta capacitação tem um investimento de R$ 6,5 milhões do Governo do Estado, por meio da SED (Secretaria Estadual de Educação).

“Esta parceria com a Assomasul surgiu como mais uma ação para dar suporte aos municípios. Ela abrange áreas importantes, como gestão, análise de contratos e licitação, esporte, alfabetização e o tema do autismo. O Estado tem cada vez mais se debruçado sobre isto e não é um ente público que vai resolver tudo e sim a mobilização da sociedade, daqui vamos fazer nossa parte, levando capacitação aos servidores municipais, para orientar e acolher”, afirmou o governador.

Governador ao lado de Ratinho, convidado do evento

Riedel destacou que é importante levar capacitação técnica. “Fico muito feliz em contribuir com este processo. Vamos continuar trabalhando para entregarmos à sociedade o que se espera da gente, com uma gestão municipalista, que foca nos resultados diretos às pessoas”.

Entre os novos municípios contemplados com a capacitação estão Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Paranaíba, Coxim, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Aparecida do Taboado, Costa Rica, Miranda, Anastácio, Jardim, Bonito, Ribas do Rio Pardo, Bataguassu, Bela Vista, Ladário, Cassilândia e Rio Verde de Mato Grosso.

Na lista ainda tem os servidores de Terenos, Água Clara, Sonora, Camapuã, Nioaque, Porto Murtinho, Brasilândia, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Bodoquena, Inocência, Selvíria, Bandeirantes, Anaurilândia, Jaraguari, Santa Rita do Pardo, Pedro Gomes, Paraíso das Águas, Rochedo, Caracol, Rio Negro, Corguinho, Alcinópolis e Figueirão.

“Este programa nasce da busca por capacitar nossos servidores para um futuro melhor aos municípios e à população que recebe nossos serviços. Nosso objetivo é muito simples, transformar a gestão pública por meio do conhecimento. Temos que agradecer ao Governo do Estado que possibilitou que o programa chegasse aos 79 municípios”, ponderou o presidente da Assomasul, Thalles Tomazeli.

Convidado do evento, Ratinho destacou que fez questão de participar por ser um entusiasta da causa e do cuidado às pessoas com transtorno autista, que é um dos temas que vai entrar na capacitação dos servidores.

“Como identificar uma pessoa autista e qual grau de cada uma? Por isso tem que haver este conhecimento e capacitação dos servidores públicos. Tive a consciência que preciso ajudar de alguma forma. Toda vez que tiver evento ou programa voltado para o autismo quero estar presente e ajudar. Mato Grosso do Sul dá exemplo para o restante do Brasil”.

O programa lançado nesta quinta-feira dá sequência à “Assomasul Itaipu 4.0”, que iniciou em fevereiro de 2025 e promove capacitação de servidores de 35 cidades do da região Sul do Estado. Agora com a capacitação de mais 44 municípios, a qualificação vai chegar às 79 cidades de Mato Grosso do Sul.

Os cursos serão ministrados pela Faculdade Pólis Civitas, credenciada pelo MEC (Ministério da Educação). Eles estão estruturados para que os alunos/servidores realizem o curso de forma sequencial e dialógica. Vão dispor de seminários presenciais, modelo virtual de aprendizagem, videoaulas, livros digitais e materiais de apoio, assim como atividades avaliativas, tutoria especializada e webinários pedagógicos.

Por: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Em noite histórica, primeiros jovens vereadores de Três Lagoas tomam posse

Instalação da primeira legislatura do Parlamento Jovem do município, programa criado para aproximar estudantes ao Legislativo

Saiba mais
Cover Image

AGU vai ao STF para reverter derrubada de decreto do IOF

Em coletiva de imprensa, o ministro da AGU, Jorge Messias, informou que a ação declaratória de constitucionalidade foi apresentada após solicitação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Saiba mais
Cover Image

CCJR emite 18 pareceres favoráveis na reunião desta quarta-feira

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) se reuniu nesta quarta-feira (15) para distribuição e análise de projetos que deram entrada na Casa de Leis

Saiba mais
Cover Image

Criação do Sistema Municipal do Esporte é tema de audiência pública

Como resultado, será encaminhada carta ao prefeito Doutor Cassiano Maia, reivindicando a nomeação de uma comissão responsável por elaborar anteprojeto de lei que resulte na criação do sistema

Saiba mais
Cover Image

Reunião de emergência no Itamaraty discute invasão da Venezuela

Presidente Lula retorna hoje a Brasília para acompanhar desdobramentos

Saiba mais
Cover Image

MS Empreende Mais: evento vai apresentar estratégias para fomentar pequenos negócios em 2026

O programa amplia o foco no empreendedorismo ao integrar ações que aumentam a eficiência das administrações municipais.

Saiba mais