Notícia

Governo de MS prorroga prazos do Refis e amplia janela para regularização de débitos

Compartilhar:
Cover Image

Refis 2025.

Foto: Alvaro Rezende

A medida amplia o calendário de regularização fiscal sem promover alterações nas regras estruturais do programa

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta terça-feira (30) o Decreto nº 16.721, de 29 de dezembro de 2025, que prorroga os prazos de adesão, requerimento e pagamento do Refis 2025, programa estadual de regularização de débitos instituído pela Lei nº 6.495/2025 e regulamentado pelo Decreto nº 16.691/2025. A medida amplia o calendário de regularização fiscal sem promover alterações nas regras estruturais do programa, como percentuais de desconto, modalidades de parcelamento e critérios de consolidação dos débitos

Com a prorrogação, o Executivo estadual busca ampliar a adesão dos contribuintes, conferir maior previsibilidade ao encerramento do exercício fiscal e reforçar a segurança jurídica do programa, mantendo intacto o desenho aprovado pelo Legislativo.

No caso do Refis Geral, que contempla a liquidação de débitos de ICMS com redução de multas e juros, o novo decreto estende tanto o prazo para formalização da adesão quanto o prazo para pagamento.

Os contribuintes passam a ter até 30 de janeiro de 2026 para apresentar o requerimento de adesão e para efetuar o pagamento à vista ou da primeira parcela, conforme a modalidade escolhida.

Na redação original da Lei nº 6.495, esses prazos se encerravam em 30 de dezembro de 2025. A mudança representa, portanto, uma prorrogação de um mês, sem qualquer modificação nas condições financeiras do programa.

O decreto também redefine o calendário aplicável às hipóteses de concessão de novo prazo para pagamento ou parcelamento de créditos vinculados a ACT, NOT-CRD e Fundersul, previstas nos artigos 7º, 8º e 9º da Lei nº 6.495.

Nesses casos, o prazo para apresentação dos requerimentos foi estendido para 15 de janeiro de 2026, enquanto o pagamento à vista ou da primeira parcela poderá ser realizado até 30 de janeiro de 2026. A diferença entre os prazos reflete a necessidade de procedimentos administrativos prévios, como a reabertura de acordos e a tramitação de créditos entre a Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria de Fazenda, quando houver inscrição em dívida ativa.

Prazo para entrega da EFD também é ampliado

O decreto amplia ainda o prazo para entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD). Contribuintes que deixaram de transmitir a EFD referente a períodos cujo prazo original venceu até 31 de outubro de 2025 poderão regularizar a obrigação até 15 de janeiro de 2026.

A regularização dentro desse novo prazo permite o afastamento ou o tratamento diferenciado das penalidades, inclusive nos casos em que a multa já tenha sido formalmente constituída, desde que observadas as demais condições previstas na legislação.

Regras permanecem inalteradas

Permanecem válidos os percentuais de redução de multas e juros, as modalidades de parcelamento, que variam do pagamento à vista a até 60 parcelas, os critérios de consolidação dos créditos e as hipóteses de rompimento dos acordos.

Fonte: agenciadenoticias.ms.gov.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

CCJR é favorável à conversão de multa de trânsito leve e média em advertência

A medida está prevista no Projeto de Lei 176 de 2024, de autoria do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), e coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB)

Saiba mais
Cover Image

PL do Estado dá calote e funcionários de deputado que ficam com os nomes sujos

Felipe Di Benedetto e Neysaac Pereira foram negativados no Cadastro de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin)

Saiba mais
Cover Image

Nome de Gerson ao Senado se fortalece dentro da federação União Progressista

Nos últimos dias, o presidente da Assembleia Legislativa de MS ganhou o apoio de várias lideranças do PP e do União Brasil

Saiba mais
Cover Image

Tonhão propõe campanha permanente de prevenção ao suicídio nas escolas de Três Lagoas

A proposta foi encaminhada ao prefeito Dr. Cassiano Rojas Maia e à secretária municipal de Educação e Cultura, Angela Brito

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas em destaque: prefeito Dr. Cassiano Maia recebe Comenda do Mérito Legislativo

Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira, 29 de outubro, no auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande

Saiba mais
Cover Image

Caravina participa de reunião do MS Ativo e reforça apoio aos investimentos em Bandeirantes

O encontro, realizado na Governadoria, contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do prefeito Celso Abrantes, vereadores e representantes das bancadas estadual e federal

Saiba mais