Notícia

Governo de MS reforça avanços da Defensoria Pública no Estado e contribuição no amparo à sociedade

Compartilhar:
Cover Image

Governador Eduardo Riedel durante a posse do novo defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, realizado na noite de quinta-feira (27).

Foto: Saul Schramm/Secom

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul é uma instituição permanente e essencial à justiça

Mais de 373,6 mil atendimentos feitos em todo o Mato Grosso do Sul durante o ano passado, número 9% superior ao registrado em 2023. Os dados citados referendam o trabalho da Defensoria Pública do Estado, reconhecido pelo governador Eduardo Riedel durante a posse do novo defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, realizado na noite de quinta-feira (27).

"Temos um plano muito bem traçado para Mato Grosso do Sul, calçado em quatro pilares: prosperidade, verde, digital, inclusivo. E a melhor maneira de incluir é o Estado tendo capacidade de gerar oportunidades para as pessoas, pela educação e qualificação. Buscamos crescer sem deixar ninguém para trás, e as políticas públicas tem esse foco, criar condições para os em vulnerabilidde acessarem essas oportunidades. A erradicação da pobreza extrema é uma objetivo que temos e a Defensoria é essencial nesse trabalho, diante desses pilares", afirmou Riedel.

O crescimento no número de atendimentos da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos foi de 162.221 registros, o equivalente a população de Três Lagoas, terceiro maior município do Estado - conta com 141.435 habitantes, segundo dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística).

Já em Campo Grande, os atendimentos tiveram aumento de 10,5%, com 150.452 registros - ou seja, quase 15 mil atendimentos a mais. Tais informações mostram claros avanços no órgão estadual ao longo dos anos, amparando a sociedade como um todo na garantia de seus direitos.

"Seguiremos com uma atuação firme, de proteção aos direitos humanos, das mulheres, das crianças, da população LGBTQIA+, dos povos originários, dos indígenas, dos negros, das pessoas com deficiência, dos mais pobres. A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul acredita que o acesso à Justiça não é um favor, é um direito. E direito não se nega, se garante", discursou Gasparini ao ser reconduzido ao cargo de defensor público-geral do Estado.

Algumas ações exemplificam os avanços da Defensoria, como a Van dos Direitos e a formação de parcerias estratégicas com atendimento nos Fáceis de Campo Grande e Poupatempo de Dourados, além da modernização do atendimento digital e reforço no quadro de pessoal, com a posse de 15 novos defensores públicos e de 120 novos servidores ao longo de 2024.

Para 2025, o órgão pretende ampliar sua estrutura com a inauguração de uma nova sede em Corumbá, uma nova unidade em Ponta Porã, a construção de sedes em Ribas do Rio Pardo e Maracaju, e avanços nas tratativas referentes aos municípios de Naviraí, São Gabriel do Oeste, Cassilândia e Itaporã. Uma nova sede em Campo Grande também é estudada.

Quem é o novo defensor público-geral?

Natural de Araçatuba (SP), Paulo Pedro Gasparini ocupou o cargo de defensor público-geral no biênio 2023/25, tem formação em Direito pela Universidade de Direito de Araçatuba, foi aprovado no XIII Concurso Público de Provas e Títulos para provimento dos Cargos de Defensor Público Substituto da Defensoria Pública de MS, e tomou posse em 2004.

Ele foi reeleito para o biênio 2025/27 com 172 votos, em eleição que contou com 31 votos em branco e 14 abstenções, tendo sido realizada no dia 14 de fevereiro, com candidatura única - foi a primeira vez em 42 anos de Defensoria de MS que isso ocorreu.

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul é uma instituição permanente e essencial à justiça, responsável por orientar juridicamente, sendo um braço do Estado na promoção dos Direitos Humanos e defesa, de forma gratuita, dos direitos individuais e coletivos das pessoas hipossuficientes, conforme a Constituição Federal.

Por: Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Lula diz que prefeituras são alicerce para que a União dê certo

Presidente participou da abertura de evento com prefeitos em Brasília

Saiba mais
Cover Image

Relatado por Caravina, projeto que amplia benefícios do programa Cuidar de quem cuida é aprovado na CCJR

Programa Cuidar de Quem Cuida em Mato Grosso do Sul, foi aprovado nesta quarta-feira (26) na Comissão de Constituição

Saiba mais
Cover Image

Zeca propõe obras de pavimentação asfáltica em estradas de Bandeirantes, um benefício para 350 famílias

Conforme o deputado e ex-governador, a realização das obras beneficiaria cerca de 350 famílias da zona rural do município, além de fomentar a agricultura familiar e o turismo local

Saiba mais
Cover Image

Proposta estimula o uso de etanol em veículos da administração estadual

O projeto de lei deve ser apresentado na próxima sessão ordinária

Saiba mais
Cover Image

Motta pauta PEC que dificulta denúncias criminais contra parlamentares

Governo ainda não se manifestou oficialmente

Saiba mais
Cover Image

Riedel se diz contrário à politização do tema da segurança pública

Afirmação ocorre um dia após ele se reunir com governadores, no Rio de Janeiro, para discutir a pauta

Saiba mais