Notícia

Governo do Estado implanta unidade experimental da Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Compartilhar:
Cover Image

Unidade experimental da Rota Bioceânica em Porto Murtinho.

Foto: Prefeitura de Porto Murtinho e Arquivo Pessoal

O projeto é voltado à pesquisa aplicada, à promoção de práticas agrícolas sustentáveis e ao intercâmbio tecnológico com instituições do Paraguai

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), implantou em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) uma unidade experimental da Rota Bioceânica em Porto Murtinho.

O projeto é voltado à pesquisa aplicada, à promoção de práticas agrícolas sustentáveis e ao intercâmbio tecnológico com instituições do Paraguai.

Instalada na Fazenda Yndiana — área cedida por um produtor rural da região —, a unidade experimental se consolida como referência em inovação agrícola e integração transfronteiriça. A apresentação oficial da iniciativa ocorreu no sábado (16), durante o Dia de Campo promovido na fazenda, localizada a cerca de 40 quilômetros do município de Porto Murtinho.

O evento reuniu autoridades, pesquisadores, produtores e instituições parceiras para discutir os primeiros resultados da unidade e traçar perspectivas para o futuro. A proposta está inserida no contexto da Rota Bioceânica, corredor de desenvolvimento que conecta o Brasil ao Oceano Pacífico, passando por Paraguai, Argentina e Chile.

Representando o Governo do Estado, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, reforçou o compromisso com a integração científica e produtiva da região.

“É uma grata satisfação ver o primeiro ano de resultados deste projeto. A unidade experimental é um marco na estratégia estadual para o desenvolvimento sustentável ao longo da Rota Bioceânica”, afirmou.

Também participaram do evento a reitora da UFMS, Camila Celeste Brandão Ferreira Itavo, os professores Fabrício Frazilio e Marcelo Turine, o deputado estadual Paulo Corrêa, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, além de vereadores, secretários municipais, representantes do setor produtivo e da comunidade local.

Centro de integração e pesquisa

De acordo com o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, Porto Murtinho foi escolhido estrategicamente por estar localizado no eixo central da Rota Bioceânica. Segundo ele, o projeto tem como objetivo desenvolver o agronegócio e a agricultura familiar nas regiões fora do bioma Pantanal, como Jardim, Alto Caracol e Porto Murtinho, com foco em práticas sustentáveis.

“Nós queremos testar novas culturas, como o algodão, que já se desenvolve bem no Chaco Paraguaio, além de avaliar novas variedades de pastagens para intensificar a pecuária da região. É a ciência e a tecnologia trabalhando para identificar quais modelos agrícolas e pecuários são mais adequados para promover o desenvolvimento local”, explicou Verruck.

O secretário enfatizou ainda que o Governo do Estado entende a Rota Bioceânica não apenas como um corredor logístico, mas como vetor de desenvolvimento para as comunidades ao longo do trajeto. “Essa é a primeira grande iniciativa financiada pelo Estado para identificar as vocações agropecuárias locais, e os primeiros resultados já começam a aparecer”, destacou.

Coordenação técnica e articulação institucional

A coordenação da Unidade Experimental da Rota Bioceânica está a cargo do professor Ricardo Gava, que lidera os estudos e articulações para transformar a Fazenda Yndiana em um polo de inovação produtiva. Durante o Dia de Campo, foi apresentada uma linha do tempo com as principais ações do projeto desde 2022, incluindo reuniões e visitas técnicas no Brasil e no Paraguai.

As atividades vêm fortalecendo a cooperação entre os dois países e promovendo soluções técnicas adaptadas à realidade da região de fronteira, com foco no desenvolvimento sustentável e na integração produtiva.

Por: Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Três Lagoas divulga resultado de Processo Seletivo para Professores Formadores do PROLEEI-MS/UFMS

A seleção faz parte do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (PROLEEI-MS/UFMS), uma iniciativa alinhada ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)

Saiba mais
Cover Image

K&G recorre contra desclassificação no leilão da Rota da Celulose

Consórcio possuía três dias úteis para apresentar defesa administrativa sobre concessão

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul ganha o maior raio-X de solos do Brasil com estudo da Embrapa

O secretário-executivo da Semadesc, Rogério Beretta, enfatizou que o trabalho é o maior compilado de informações de solo do Brasil

Saiba mais
Cover Image

Eldorado Brasil inicia operação de planta de secagem de lodo biológico em Três Lagoas (MS)

Nova tecnologia reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a gestão de resíduos industriais com foco em reaproveitamento

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas convoca aprovados em Concurso Público temporário do art. 100

As convocações dos candidatos do Cadastro de Reserva serão realizadas por meio de contato telefônico, e-mail e aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp)

Saiba mais
Cover Image

Volta às aulas: ano letivo começa na rede municipal de Selvíria

Em todas as unidades, as equipes gestoras e pedagógicas estão preparadas para receber os estudantes em um ambiente de integração e acolhimento

Saiba mais