Superando o pole position Lando Norris após o safety car completar a largada do GP da Bélgica deste domingo, Oscar Piastri venceu pela primeira vez no tradicional Circuito de Spa-Francorchamps - e ainda impediu que o colega reduzisse a diferença no campeonato para um ponto. Charles Leclerc completou o pódio na prova que começou 1h20 mais tarde pela chuva, e Gabriel Bortoleto pontuou em nono lugar.
Piastri tomou a ponta do colega assim que a disputa foi autorizada, quando a chuva enfim cedeu. Os pilotos chegaram a dar quatro voltas atrás do safety car, mas o mau tempo não voltou a ser um problema pelo resto da prova. A disputa seguiu estável, mesmo que Lando tenha descontado cerca de 4s5 do companheiro nas últimas dez voltas.
Bortoleto, por sua vez, voltou a pontuar após alcançar o feito inédito na sua carreira no GP da Áustria: desta vez o brasileiro largou na décima colocação e, apesar de ter sido momentaneamente superado pelo colega da Sauber, Nico Hulkenberg, ele conseguiu recuperar a posição e terminou em nono. O calouro fatura mais dois pontos, somando a seis no Mundial de pilotos.
Piastri chegou a seis vitórias nesta temporada; antes com oito pontos de vantagem em relação ao vice-líder Norris no Mundial, o australiano agora tem 16 a mais que o colega. Leclerc, por sua vez, conquistou seu quinto pódio de 2025; já seu colega da Ferrari, Lewis Hamilton recuperou-se indo de 18º a sétimo após largar do pit lane. O veterano, porém, ficou fora do top 4 em Spa pela primeira vez.
Resultado
- OSCAR PIASTRI (McLaren) - 1h25min22s601
- LANDO NORRIS (McLaren) +3s415
- CHARLES LECLERC (Ferrari) +20s185
- MAX VERSTAPPEN (RBR) +21s731 5.GEORGE RUSSELL (Mercedes) +34s863 6.ALEXANDER ALBON (Williams) +39s926 7.LEWIS HAMILTON (Ferrari) +40s679 8.LIAM LAWSON (RB) +52s033 9.GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +56s434 10.PIERRE GASLY (Alpine) +72s714 11.OLIVER BEARMAN (Haas) +73s145 12.NICO HULKENBERG (Sauber) +73s628 13.YUKI TSUNODA (RBR) +75s395 14.LANCE STROLL (Aston Martin) +79s831 15.ESTEBAN OCON (Haas) +86s063 16.KIMI ANTONELLI (Mercedes) +86s721 17.FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +87s924 18.CARLOS SAINZ (Williams) +92s024 19.FRANCO COLAPINTO (Alpine) +95s250 20.ISACK HADJAR (RB) +1 volta
A F1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 1 a 3 de agosto, com o GP da Hungria. A etapa é válida como a 14ª desta temporada; veja o calendário.
Momentos-chave
A largada
O começo da prova foi postergado em 1h20 devido ao mau tempo; a volta de apresentação foi abortada e os carros retornaram aos boxes, só tornando à pista a partir das 11h20 (no horário de Brasília). A direção de prova optou pela largada em movimento, conduzida pelo safety car - que permaneceu na pista por duas voltas.
Com isso, o pole Lando Norris deteve a liderança, seguido por Oscar Piastri, Charles Leclerc e Max Verstappen. Gabriel Bortoleto manteve-se na décima colocação. Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Antonelli e Fernando Alonso, que largariam dos boxes por terem trocado componentes de seus carros, conseguiram se realinhar sem perder tanto tempo na pista. Todos calçavam pneus intermediários.
Disputa é liberada e Piastri assume a ponta
Quando o carro de segurança retornou aos boxes na volta 5, Piastri conseguiu a aproximação que precisava e passou Norris na reta Kemmel. Leclerc manteve-se na dianteira à frente de Verstappen. Essa foi a única mudança na classificação da prova após a saída do safety car; Bortoleto seguiu em décimo, a 1s8 de Liam Lawson, da RB.
Só na volta seguinte, a sexta, Sainz passou Stroll pelo 16º posto, assim como Hamilton; aí, Russell também superou Albon para assumir a quinta colocação. Na frente deles, Verstappen encostou em Leclerc, buscando uma aproximação que não se concretizaria nos giros seguintes. Charles ainda viu o rival chegar mais perto quando abriu demais na subida da Eau Rouge, na volta dez, mas nada mudou.
Entre as voltas 12 e 14, todos os pilotos passaram aos pneus slick (de pista seca): dos 20, 19 optaram pelos médios, exceto pelo vice-líder Norris, que foi com os compostos duros. Apesar de arriscar com a estratégia e de, no fim da prova, descontar 4s5 dos 8s de desvantagem para o companheiro, o inglês não conseguiu alcançá-lo.
Bortoleto briga por pontos
Até então estável na décima colocação, Bortoleto seguia na cola de Liam Lawson, mas freou demais quando o neozelandês errou e abriu caminho para Hulkenberg passá-lo.
Depois da rodada geral de troca de pneus entre os giros 13 e 14, o brasileiro aparecia atrás do companheiro de equipe; justificando estar com mais ritmo, pediu a inversão de posições, pedido que a Sauber negou de início mas acabou cedendo na volta 20.
Hamilton escala o grid
Apesar do contratempo de estar com um acerto na asa traseira para uma corrida com chuva com a pista já seca, Hamilton aproveitou a oportunidade no início da prova. De 18º, já aparecia em 15º após as três voltas sob bandeira verde; o veterano superou Lance Stroll, Carlos Sainz e Franco Colapinto.
No nono giro, o heptacampeão também ultrapassou Nico Hulkenberg e, no décimo, estava em 13º ao desbancar Pierre Gasly. O inglês foi o primeiro a ser chamado aos boxes na volta 12; Gasly, Hulkenberg e Alonso o seguiram na estratégia, adotando os pneus médios.
Após Piastri inaugurar a volta dos líderes e o resto do grid parar nos dois giros que sucederam, o inglês já era sétimo, posição na qual permaneceu até encostar em Albon a dez voltas para a bandeirada.
Pilotos param nas últimas voltas
Nos último 20 giros da prova, Hadjar, Sainz, Alonso, Antonelli e Hulkenberg fizeram uma segunda troca de pneus, ainda mantendo os slick.
Fonte: ge.globo.com
Comentários
sem comentários
Faça login ou cadastro para poder comentar