Líder do campeonato da F1, Oscar Piastri largará da pole position pela terceira vez em 2025. Mais rápido da classificação do GP da Emilia-Romagna deste sábado, o australiano anotou 1m14s670 em sua volta para desbancar Max Verstappen e Lando Norris. Em um dia marcado por duas batidas fortes e surpresas no Circuito Enzo e Dino Ferrari em Imola, Gabriel Bortoleto classificou-se em 14º.
A classificação foi marcada por dois fortes acidentes: o primeiro, de Yuki Tsunoda, cujo carro capotou e chegou perto de atingir a grade que divide o circuito e a arquibancada. O segundo foi do estreante da Alpine, Franco Colapinto, que bateu na Tamburello; a bandeira vermelha acionada por ele ainda ajudou Bortoleto a avançar ao Q2.
Bortoleto, que seguia em 17º no segmento inicial, só avançou a 15º em sua tentativa final. Com a melhora de Bearman, subindo de 19º para 15º, o brasileiro entrou na zona de eliminação; mas, a volta do inglês foi concluída sob a bandeira vermelha acionada por Colapinto e, por essa razão, foi excluída. Com isso, Gabriel assegurou sua terceira ida ao Q2 nesta temporada, embora não tenha ido além.
A largada do GP da Emilia-Romagna será neste domingo às 10h da manhã, no horário de Brasília. O ge acompanha tudo em tempo real.
Piastri chega a três poles na carreira, repetindo o feito alcançado na China e no Bahrein - em ambas, o australiano ganhou a corrida. A McLaren, que também lidera o Mundial de construtores, será representada na posição de honra do grid pela quinta vez em 2025.
Depois das batidas no segmento de abertura, o Q2 foi marcado por uma série de resultados inesperados: Sainz fez a melhor volta; Gasly pôs a Alpine pela quarta vez no Q3 e a Aston Martin de Fernando Alonso e Lance Stroll avançou ao top 10 com os dois juntos, pela primeira vez em 2025. Tudo isso, porém, às custas de Andrea Kimi Antonelli, Lewis Hamilton e Charles Leclerc, eliminados.
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Nos seis minutos iniciais, só metade do grid tinha tempo registrado; neste momento, Tsunoda sofreu uma forte batida na curva 6 e interrompeu a classificação por cerca de seis minutos. Sainz aparecia na ponta após a retomada, mas pelo menos seis pilotos ainda não tinham registrado volta; com a conclusão das primeiras tentativas, era Verstappen quem aparecia na ponta com 0s3 sobre Piastri.
No minuto final, Bortoleto, que estava em 15º, caiu para 16º com a volta de Bearman. Mas a tentativa do inglês da Haas foi finalizada ao mesmo tempo que uma forte batida de Franco Colapinto, na Tamburello, trouxe uma segunda bandeira vermelha - o argentino havia acabado de fazer a 14ª melhor volta do segmento. Com isso, o giro de Bearman foi excluído e o brasileiro avançou ao Q2.
ELIMINADOS
16º LIAM LAWSON (RB) 17º NICO HULKENBERG (SAUBER) 18º ESTEBAN OCON (HAAS) 19º OLIVER BEARMAN (HAAS)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Piastri anotou o tempo de referência após a primeira rodada de voltas, com apenas 0s020 de vantagem sobre Norris. No desfecho, porém, Carlos Sainz surpreendeu ao fazer a melhor volta, desbancando o australiano da McLaren. A partir daí, uma série de outras surpresas seguiram definindo a sessão.
Pierre Gasly, pulando para sétimo, tirou o italiano Andrea Kimi Antonelli do top 10 - na primeira corrida do calouro da Mercedes em casa. Logo em seguida, o sétimo tempo de Lance Stroll mandou Lewis Hamilton para a zona de eliminação; por fim, Fernando Alonso, em sexto, terminou de despachar Charles Leclerc. Bortoleto não conseguiu melhorar seu tempo, e permaneceu em 14º.
ELIMINADOS
11º CHARLES LECLERC (FERRARI) 12º LEWIS HAMILTON (FERRARI) 13º ANDREA KIMI ANTONELLI (MERCEDES) 14º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER) 15º FRANCO COLAPINTO (ALPINE)
Q3 - 12 minutos e cinco eliminados
Piastri abriu a última etapa liderando, mas Verstappen passou na frente do australiano com uma margem de só 0s049. No retorno dos dez carros à pista no último minuto, Piastri foi o primeiro a abrir volta rápida: sua tentativa o pôs na ponta provisoriamente, antecedendo a última tentativa de Verstappen e Norris.
O tetracampeão começou bem seu giro final, enquanto o inglês da McLaren não se saiu tão bem ainda nos setores iniciais da pista e manteve-se em terceiro. Max, porém, perdeu o fôlego no desfecho da tentativa e só reduziu sua diferença de 0s1 para 0s034.
Fonte: ge.globo.com
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