Notícia

Jovens vereadores apresentam projetos de lei visando diagnóstico tardio do autismo e combate ao cyberbullying

Compartilhar:
Cover Image

Terceira sessão ordinária do Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Três Lagoas foi realizada na noite desta terça-feira (26).

Foto: Gabriela Fernandes

Eles também relataram muitos acidentes de trânsito e pediram cuidado e cumprimento das leis

A terceira sessão ordinária do Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Três Lagoas foi realizada na noite desta terça-feira (26), sendo marcada pela apresentação de dois projetos de lei, as indicações dos jovens vereadores e ainda pelas falas expressando preocupação com a incidência de acidentes de trânsito no município.

O PL nº 6, de autoria da presidente do Parlamento Jovem, Sara Cortes (aluna da escola Edwards Corrêa e apadrinhada pelo vereador Tonhão), propõe a criação de política pública para diagnóstico tardio do transtorno do espectro autista (TEA). A ideia é que a rede pública tenha especialistas e estrutura para oferecer exames e testes que permitam que adultos e idosos possam buscar o diagnóstico do transtorno.

O PL nº 7, de autoria do jovem vereador Samuel Santana (aluno do Jomap e apadrinhado de Mário Grespan) estabelece a criação de um programa municipal de combate ao cyberbullying nas escolas do município. Os dois projetos apresentados na sessão foram encaminhados para análises e pareceres das comissões permanentes do Parlamento Jovem.

Durante a sessão, um assunto também teve destaque entre os jovens vereadores: a preocupação com a alta incidência de acidentes de trânsito na cidade. O jovem parlamentar Arthur Ramos relatou que um professor de arte da sua escola, Afonso Pena, foi atropelado em frente à unidade, em um local onde consta sinalização de PARE e tem uma faixa para pedestre. Pedro Ramires também contou sobre um atropelamento de criança, perto de escola.

Outros jovens vereadores que trouxeram o assunto à sessão, foram Sara Leite e Rafael de Sales. Este descreveu ter presenciado dois acidentes próximos, envolvendo humano e animal. Já o jovem Ryan Costa também alertou para o descumprimento das leis de trânsito e da imprudência que, na vinda para a sessão, quase vitimou ele e sua mãe, que estavam de moto.

O presidente da Câmara, vereador Tonhão, além dos vereadores Sirlene dos Santos, Marco Silva e Professor Pedrinho Júnior, assim como assessores de outros parlamentares, prestigiaram a sessão.

Campanha

Durante a sessão, a coordenadora da Escola do Legislativo, Rebecca Krisley, usou a tribuna para falar sobre uma campanha idealizada pelos jovens vereadores: arrecadação de leite para doação a idosos, durante o mês de setembro. O projeto ganhou o título “Nutrição que Acolhe”. A arrecadação acontecerá nas escolas dos jovens parlamentares e na Câmara, do dia 1º ao 30, em alusão ao Dia do Idoso (1º de outubro). A proposta é que além a doação, os jovens participem de uma programação de integração e afetividade com o público idoso, durante uma visita especial, no mês de outubro.

Indicações

Geisiel Fellipe solicitou melhorias na iluminação de via de acesso ao Jupiá.

Maria Fernanda pediu documento para atendimento prioritário a portadores de fibromialgia.

Ryan Costa requisitou melhoria de iluminação pública e limpeza de terreno.

Leonardo Alencar sugeriu estudo para implantar pesca esportiva na Lagoa Maior.

Pietro Balen indicou implantação de complexo aquático municipal.

Sara Cortes fez indicação para que a prefeitura adote medidas de incentivo ao primeiro emprego.

Sara Leite reivindicou a criação de um espaço para teatro e museu.

Pedro Ramirez pediu pintura de faixas de pedestre na avenida Clodoaldo Garcia e na Yamaguti Kankit, próximo à UPA.

Lucas Otero pediu melhoria na segurança nos pontos de ônibus.

Samuel Santana requisitou melhoria da iluminação e mão única na rua Elmano Soares, nos fundos da escola Jomap.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Seis em cada 10 brasileiros apoiam a redução da jornada de trabalho

Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho atual de 44 horas semanais

Saiba mais
Cover Image

Deputado Pedrossian Neto promove audiência para discutir dificuldades enfrentadas por mães atípicas

A audiência será realizada às 14h30, na Sala Deputado Cabo Almi, na sede da Casa de Leis

Saiba mais
Cover Image

PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro por coação na ação penal do golpe e faz buscas contra o pastor Silas Malafaia

Decisão consta de relatório entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF). PF entendeu que ex-presidente e o filho atuaram para atrapalhar as investigações, inclusive com atuação junto ao governo Trump

Saiba mais
Cover Image

Riedel parabeniza Campo Grande, mas não comparece ao desfile de 26 de agosto

Prefeita Adriane Lopes, que é agora é companheira de partido do governador, disse que fez o convite, mas não soube o motivo do não comparecimento

Saiba mais
Cover Image

Câmara debate direitos, benefícios do esporte e laserterapia para autistas

As palestras foram uma propositura do vereador Tonhão para debater assuntos em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Saiba mais
Cover Image

Lula: queda da pobreza está ligada à menor inflação e maiores salários

Presidente visitou polo automotivo e comemorou os números da economia

Saiba mais