Notícia

Jovens vereadores iniciam legislatura com indicações e projeto de lei

Compartilhar:
Cover Image

Câmara de Vereadores de Três Lagoas realiza primeira sessão ordinária com jovens vereadores eleitos pelo programa “Parlamento Jovem”.

Foto: Divulgação

O ato aconteceu na noite desta quarta-feira (25) e contou com a presença dos vereadores.

Em noite histórica, Câmara de Vereadores de Três Lagoas realiza primeira sessão ordinária com jovens vereadores eleitos pelo programa “Parlamento Jovem”. O ato aconteceu na noite desta quarta-feira (25) e contou com a presença dos vereadores Tonhão, Marco Silva, Robson do Alinhamento, Sirlene, Professor Pedrinho Junior, Professora Maria Diogo, Mi do Santa Luzia e Evalda Reis. O chefe do gabinete do Poder Executivo, Adilson Rodrigues de Freitas, também estava presente.

Como disse o cerimonial no início após apresentar as autoridades presentes: “é hora de deixar os jovens brilharem”. E foi isso que aconteceu. Os 15 eleitos deram um show de cidadania e representatividade. Não só brilharam como iluminaram o plenário com suas proposituras.

A sessão começou com a leitura do pedido de renúncia da jovem vereadora Emily Vitória Macedo de Almeida, da EE Dom Aquino, apadrinhada pelo vereador Mi do Santa Luzia. Com a vacância, foi empossado o suplente Ryan Gomes Coutinho da Costa.

Com todas as cadeiras devidamente preenchidas, deu-se início à Ordem do Dia, com a análise do Projeto de Lei (PL) nº1, uma propositura do jovem Leonardo Alencar (Sesi, apadrinhado do Marcus Bazé): “Programa de promoção da saúde mental e prevenção ao bullying nas escolas públicas de Três Lagoas”. O PL foi encaminhado para uma comissão interna, formada pelos próprios jovens vereadores, avaliar e emitir parecer.

Após o encaminhamento, a tribuna ficou livre para que os parlamentares pudessem usar a palavra.

O PARLAMENTO JOVEM

Clique aqui e saiba mais sobre o programa. Confira a lista completa de jovens vereadores, suas escolas e seus apadrinhados:

Arthur Ramos (EE Afonso Pena / Daniel da Farmácia) Geiziel Dante (EE José Ferreira / Davis Martinelli) Lucas Otero (IFMS / Evalda Reis) Rafael Sales (EE Edwards Corrêa / Fernando Jurado) Maria Fernanda dos S. Pereira, da E.E. Fernando Corrêa (Marco Silva) Leonardo Alencar Queiroz, do Sesi (Marcus Bazé) Samuel Santana (EE Jomap / Mário Grespan) Ryan Gomes Coutinho da Costa, da E.E. Dom Aquino Corrêa (Mi do Santa Luzia) Alexia Rios (EE Dom Aquino / Professor Pedrinho Junior) Larissa Cyles Leite da Silva, da E.M. Maria Eulália Vieira (Professora Maria Diogo) Pedro Henrique (EE Luloca / Robson do Alinhamento) Solana Ahagon Baez Marques, da E.E. Jomap (Sargento Rodrigues) Sara Leite (Batista / Sirlene dos Santos) Pietro Balen Silva, da E.E. Fernando Corrêa (Silverado) Sara Cortes (EE Edwards Corrêa / Tonhão)

FALAS NA TRIBUNA

Leonardo defendeu seu projeto e reafirmou seu compromisso com a juventude, reconhecendo seu privilégio em estar na tribuna como vereador jovem. Ryan se apresentou e agradeceu sua família pelo apoio em toda decisão e equipe da sua escola e seus eleitores. Declarou que vê um número considerável de infrações nas ruas e que vai apoiar sempre os estudantes durante seu mandato, o qual acabou de ser empossado. Alexia agradeceu os servidores da Câmara pelo suporte e trouxe dados sobre sua indicação para regulamentar o uso de bicicletas elétricas, apresentando ainda algumas soluções, como uso obrigatório de equipamentos de segurança.

Pietro iniciou citando Paulo Freire para falar sobre a importância da educação, sua principal bandeira. Rafael Sales usou seu tempo de tribuna para reforçar suas indicações, destacando que são apelos da população, moradores dos arredores ou de atletas e ciclistas que utilizam as praças e ciclovias da cidade. Sara Leite, que cantou o hino no início da sessão, apresentou verbalmente uma indicação sobre melhoria para o trânsito e relatou sobre como foi legal a reunião que os jovens vereadores fizeram na segunda-feira (23) para alinhar os detalhes da sessão.

Solana, além de apresentar suas indicações, inclusive lendo o relato de uma moradora sobre o transporte público, agradeceu a Tonhão pela brilhante ideia do Parlamento Jovem, apresentando o programa que foi aprovado pelos demais vereadores. Geiziel Fellipe defendeu sua principal indicação sobre a reforma da escola em que estuda e sua família sempre estudou, citando alguns pontos falhos e que merecem atenção, como a questão da acessibilidade e instalação de ar condicionado. Pedro Ramires leu sua indicação e defendeu que a questão da iluminação não é só de infraestrutura, mas de segurança e trânsito, uma vez que favorece o crime e prejudica a visibilidade de ciclistas e pedestres no período da noite.

Maria Fernanda reconheceu o esforço de todos os vereadores da Casa de Lei em prol do Parlamento Jovem e na luta por melhorias para Três Lagoas. Maria também defendeu suas indicações. Samuel fez um discurso falando sobre “serem sementinhas” que estão sendo regadas pelos vereadores e pelas profissionais da Escola do Legislativo, dizendo que, se bem cuidadas, vão crescer muitos e dar muitos frutos. Arthur Godói defendeu uma das suas indicações sobre melhorias nos horários dos ônibus circulares para atender a população estudantil, defendendo que é preciso pensar também na segurança dos alunos durante o trajeto até as escolas.

Larissa Cyles relatou sua atuação na área cultural em Três Lagoas, já insinuando que a cultura transforma vidas e que essa será uma das suas bandeiras, e deixou seu mandato à disposição para que toda população a procure. Lucas Otero, que é aluno do IFMS, ressaltou que suas primeiras indicações são voltadas para os estudantes e moradores da região. São reclames que os alunos daquela instituição já tinham levantado várias vezes. E Sara Cortes disse como é gratificante ser uma “voz” dentro do parlamento e agradeceu a presidência da Câmara por todo o suporte necessário para que ela pudesse ter a força e sabedoria necessária para sua atuação. A presidente do Parlamento Jovem também apresentou suas indicações.

INDICAÇÕES

Sara Cortes solicita atenção para educação e aplicativo para serviços públicos. Maria Fernanda solicita implantação de ciclovia. Lucas Otero solicitou melhorias em infraestrutura para o acesso ao IFMS. Solana Marques solicita iluminação e melhor divulgação do transporte público.

Larissa Cyles apresenta solicitações para cultura e meio ambiente. Geiziel Fellipe solicita reforma de escola, faixa de pedestre e lixeiras à beira rio. Leonardo Alencar apresenta solicitações em prol da segurança e do trânsito. Samuel Santana solicita iluminação e melhorias no trânsito.

Pedro Ramires solicitou melhorias na iluminação pública. Arthur Godoi solicita melhoria em segurança pública e transporte para estudantes. Alexia Gabriely solicita a regulamentação das bikes elétricas. Rafael Sales solicita melhorias em infraestrutura e meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Zeca reage a pedido de exoneração por deputado do PL: 'E quem pediu a morte do Lula?

Após repercussão da reação do deputado Zeca, a população também comentou o caso nas redes sociais

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS realiza leilão para concessão da Rota da Celulose na próxima quinta-feira

Fazem parte da concessão trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e das federais BR-262 e BR-267.

Saiba mais
Cover Image

PGR pede prisão preventiva e inclusão de Carla Zambelli em lista da Interpol após deputada deixar o país

Paulo Gonet também pediu ao STF o bloqueio de bens da parlamentar. Em 2023, o passaporte de Zambelli chegou a ser apreendido, mas o documento foi devolvido

Saiba mais
Cover Image

Divulgados os nomes dos 18 prefeitos que trocarão o PSDB pelo PL no Estado

O ex-governador Reinaldo Azambuja já tinha adiantado que, além desses gestores, outros devem seguir o mesmo caminho

Saiba mais
Cover Image

Moraes pede sessão extra para julgamento de Bolsonaro no STF

A partir de terça o colegiado começa a votação sobre trama golpista

Saiba mais
Cover Image

Moraes envia denúncia contra Eduardo Bolsonaro para Hugo Motta

Ministro atendeu a pedido da PGR que Câmara seja comunicada

Saiba mais