Notícia

Jovens vereadores iniciam legislatura com indicações e projeto de lei

Compartilhar:
Cover Image

Câmara de Vereadores de Três Lagoas realiza primeira sessão ordinária com jovens vereadores eleitos pelo programa “Parlamento Jovem”.

Foto: Divulgação

O ato aconteceu na noite desta quarta-feira (25) e contou com a presença dos vereadores.

Em noite histórica, Câmara de Vereadores de Três Lagoas realiza primeira sessão ordinária com jovens vereadores eleitos pelo programa “Parlamento Jovem”. O ato aconteceu na noite desta quarta-feira (25) e contou com a presença dos vereadores Tonhão, Marco Silva, Robson do Alinhamento, Sirlene, Professor Pedrinho Junior, Professora Maria Diogo, Mi do Santa Luzia e Evalda Reis. O chefe do gabinete do Poder Executivo, Adilson Rodrigues de Freitas, também estava presente.

Como disse o cerimonial no início após apresentar as autoridades presentes: “é hora de deixar os jovens brilharem”. E foi isso que aconteceu. Os 15 eleitos deram um show de cidadania e representatividade. Não só brilharam como iluminaram o plenário com suas proposituras.

A sessão começou com a leitura do pedido de renúncia da jovem vereadora Emily Vitória Macedo de Almeida, da EE Dom Aquino, apadrinhada pelo vereador Mi do Santa Luzia. Com a vacância, foi empossado o suplente Ryan Gomes Coutinho da Costa.

Com todas as cadeiras devidamente preenchidas, deu-se início à Ordem do Dia, com a análise do Projeto de Lei (PL) nº1, uma propositura do jovem Leonardo Alencar (Sesi, apadrinhado do Marcus Bazé): “Programa de promoção da saúde mental e prevenção ao bullying nas escolas públicas de Três Lagoas”. O PL foi encaminhado para uma comissão interna, formada pelos próprios jovens vereadores, avaliar e emitir parecer.

Após o encaminhamento, a tribuna ficou livre para que os parlamentares pudessem usar a palavra.

O PARLAMENTO JOVEM

Clique aqui e saiba mais sobre o programa. Confira a lista completa de jovens vereadores, suas escolas e seus apadrinhados:

Arthur Ramos (EE Afonso Pena / Daniel da Farmácia) Geiziel Dante (EE José Ferreira / Davis Martinelli) Lucas Otero (IFMS / Evalda Reis) Rafael Sales (EE Edwards Corrêa / Fernando Jurado) Maria Fernanda dos S. Pereira, da E.E. Fernando Corrêa (Marco Silva) Leonardo Alencar Queiroz, do Sesi (Marcus Bazé) Samuel Santana (EE Jomap / Mário Grespan) Ryan Gomes Coutinho da Costa, da E.E. Dom Aquino Corrêa (Mi do Santa Luzia) Alexia Rios (EE Dom Aquino / Professor Pedrinho Junior) Larissa Cyles Leite da Silva, da E.M. Maria Eulália Vieira (Professora Maria Diogo) Pedro Henrique (EE Luloca / Robson do Alinhamento) Solana Ahagon Baez Marques, da E.E. Jomap (Sargento Rodrigues) Sara Leite (Batista / Sirlene dos Santos) Pietro Balen Silva, da E.E. Fernando Corrêa (Silverado) Sara Cortes (EE Edwards Corrêa / Tonhão)

FALAS NA TRIBUNA

Leonardo defendeu seu projeto e reafirmou seu compromisso com a juventude, reconhecendo seu privilégio em estar na tribuna como vereador jovem. Ryan se apresentou e agradeceu sua família pelo apoio em toda decisão e equipe da sua escola e seus eleitores. Declarou que vê um número considerável de infrações nas ruas e que vai apoiar sempre os estudantes durante seu mandato, o qual acabou de ser empossado. Alexia agradeceu os servidores da Câmara pelo suporte e trouxe dados sobre sua indicação para regulamentar o uso de bicicletas elétricas, apresentando ainda algumas soluções, como uso obrigatório de equipamentos de segurança.

Pietro iniciou citando Paulo Freire para falar sobre a importância da educação, sua principal bandeira. Rafael Sales usou seu tempo de tribuna para reforçar suas indicações, destacando que são apelos da população, moradores dos arredores ou de atletas e ciclistas que utilizam as praças e ciclovias da cidade. Sara Leite, que cantou o hino no início da sessão, apresentou verbalmente uma indicação sobre melhoria para o trânsito e relatou sobre como foi legal a reunião que os jovens vereadores fizeram na segunda-feira (23) para alinhar os detalhes da sessão.

Solana, além de apresentar suas indicações, inclusive lendo o relato de uma moradora sobre o transporte público, agradeceu a Tonhão pela brilhante ideia do Parlamento Jovem, apresentando o programa que foi aprovado pelos demais vereadores. Geiziel Fellipe defendeu sua principal indicação sobre a reforma da escola em que estuda e sua família sempre estudou, citando alguns pontos falhos e que merecem atenção, como a questão da acessibilidade e instalação de ar condicionado. Pedro Ramires leu sua indicação e defendeu que a questão da iluminação não é só de infraestrutura, mas de segurança e trânsito, uma vez que favorece o crime e prejudica a visibilidade de ciclistas e pedestres no período da noite.

Maria Fernanda reconheceu o esforço de todos os vereadores da Casa de Lei em prol do Parlamento Jovem e na luta por melhorias para Três Lagoas. Maria também defendeu suas indicações. Samuel fez um discurso falando sobre “serem sementinhas” que estão sendo regadas pelos vereadores e pelas profissionais da Escola do Legislativo, dizendo que, se bem cuidadas, vão crescer muitos e dar muitos frutos. Arthur Godói defendeu uma das suas indicações sobre melhorias nos horários dos ônibus circulares para atender a população estudantil, defendendo que é preciso pensar também na segurança dos alunos durante o trajeto até as escolas.

Larissa Cyles relatou sua atuação na área cultural em Três Lagoas, já insinuando que a cultura transforma vidas e que essa será uma das suas bandeiras, e deixou seu mandato à disposição para que toda população a procure. Lucas Otero, que é aluno do IFMS, ressaltou que suas primeiras indicações são voltadas para os estudantes e moradores da região. São reclames que os alunos daquela instituição já tinham levantado várias vezes. E Sara Cortes disse como é gratificante ser uma “voz” dentro do parlamento e agradeceu a presidência da Câmara por todo o suporte necessário para que ela pudesse ter a força e sabedoria necessária para sua atuação. A presidente do Parlamento Jovem também apresentou suas indicações.

INDICAÇÕES

Sara Cortes solicita atenção para educação e aplicativo para serviços públicos. Maria Fernanda solicita implantação de ciclovia. Lucas Otero solicitou melhorias em infraestrutura para o acesso ao IFMS. Solana Marques solicita iluminação e melhor divulgação do transporte público.

Larissa Cyles apresenta solicitações para cultura e meio ambiente. Geiziel Fellipe solicita reforma de escola, faixa de pedestre e lixeiras à beira rio. Leonardo Alencar apresenta solicitações em prol da segurança e do trânsito. Samuel Santana solicita iluminação e melhorias no trânsito.

Pedro Ramires solicitou melhorias na iluminação pública. Arthur Godoi solicita melhoria em segurança pública e transporte para estudantes. Alexia Gabriely solicita a regulamentação das bikes elétricas. Rafael Sales solicita melhorias em infraestrutura e meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Secretaria da Cidadania tem nova gestora na pasta das políticas públicas para Pessoas com Deficiência

Secretária da Cidadania, Viviane Luiza enfatiza que a nomeação publicada hoje em Diário Oficial reforça o compromisso do Estado com a promoção da inclusão e da cidadania

Saiba mais
Cover Image

Seis em cada 10 brasileiros apoiam a redução da jornada de trabalho

Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho atual de 44 horas semanais

Saiba mais
Cover Image

Com foco no mercado de trabalho, Governo de MS lança plataforma MS Qualifica Digital

A plataforma inovadora "MS Qualifica Digital", que integra qualificação profissional e empregabilidade, foi lançada hoje (30) pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Sanção dos EUA contra STF afrontaria soberania do Brasil, diz conselho

Governo estadunidense diz estudar sanções contra Alexandre de Moraes

Saiba mais
Cover Image

Audiência discute transferência do Estádio Morenão; nova reunião deve ocorrer no dia 1º de julho

O objetivo foi atualizar os encaminhamentos iniciados em 2024, quando o Governo do Estado formalizou o interesse em assumir a gestão do estádio

Saiba mais
Cover Image

Lula: governo tem apoio do povo para enfrentar sanção de Trump

Lula voltou a defender o uso da Lei de Reciprocidade para responder as taxações de Trump caso as negociações com Washington não surtam efeito

Saiba mais