Notícia

Lei: Multas de trânsito leves e médias podem ser convertidas em advertência

Compartilhar:
Cover Image

Nova lei é de autoria do presidente Gerson Claro e coautoria de Paulo Duarte.

Foto: Luciana Nassar / Arquivo ALEMS

A medida foi proposta pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP), com coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB)

A partir desta segunda-feira (28), as multas de trânsito de natureza leve ou média podem ser convertidas em advertências por escrito, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses. A medida foi proposta pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP), com coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB).

A nova Lei Estadual 6.400 de 2025 acrescentou a possibilidade de conversão à Lei Estadual 4.282 de 2012, que estabelece os valores das taxas da Tabela de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). Segundo a nova lei, publicada no Diário Oficial do Estado de hoje, antes de ser aplicada a penalidade de multa às infrações leves ou médias “devem ser examinadas as informações contidas no prontuário dos condutores e veículos junto ao Sistema Nacional de Trânsito” para avaliar a aplicação da advertência por escrito. Ainda segundo a nova lei, será “nula a penalidade de multa aplicada quando o infrator se enquadrar nos requisitos estabelecidos no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro”.

No dia da aprovação no Legislativo, o presidente Gerson Claro explicou o motivo da elaboração da proposta. “Existe uma previsão legal federal para a possibilidade de converter multa em advertência, então a maioria dos Departamentos Estaduais de Trânsito [Detrans] estão fazendo isso” ressaltou. Paulo Duarte concordou. “É justamente para evitar prejuízos aos condutores e a arrecadação de multas indevidas, que poderão ser convertidas em advertências escritas”, justificou o deputado coautor da matéria.

Por: Fernanda Kintschner

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Resultado e eficiência: governador reúne secretários para assinatura dos contratos de gestão

Governo de Mato Grosso do Sul reuniu os secretários de cada área, para a assinatura dos contratos de gestão

Saiba mais
Cover Image

Diploma de excelência é outorgado a onze artesãs do município

Câmara de Vereadores de Três Lagoas outorgou o “Diploma Artesão de Excelência”

Saiba mais
Cover Image

Riedel nega, mas Vander reafirma pedido de novo empréstimo bilionário do BNDES

Governador classificou manchete do Correio do Estado como "notícia velha", mas Vander Loubet reafirmou que o Estado está com novos pedidos em Brasília

Saiba mais
Cover Image

Vereadores aprovam socorro prioritário para crianças dos CEIs

A 33ª sessão ainda teve uso da tribuna pelo sindicato dos servidores municipais e aprovação de nome para a escola do legislativo

Saiba mais
Cover Image

Republicanos em MS será de Dagoberto ou Beto e sigla não brigará pelo Senado

Os dois deputados federais vão esperar a janela partidária de março a abril de 2026 para saírem do ninho tucano

Saiba mais
Cover Image

Ordem do Dia: ALEMS aprova projeto que autoriza empréstimo de até R$ 950 milhões

Os deputados votaram três projetos na manhã desta terça-feira (11), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)

Saiba mais