Notícia

Mais de 190 mil estudantes retornam às aulas nas escolas estaduais de MS nesta terça-feira

Compartilhar:
Cover Image

São mais de 190 mil alunos voltando às atividades escolares em todas as regiões do Estado.

Foto: Jackeline Oliveira

Jornada formativa destacou práticas interdisciplinares com foco em habilidades essenciais

Após o recesso escolar, estudantes de toda a REE (Rede Estadual de Ensino) retornam nesta terça-feira (5) às salas de aula das 350 unidades escolares da rede, dando início ao segundo semestre letivo em Mato Grosso do Sul. São mais de 190 mil alunos voltando às atividades escolares em todas as regiões do Estado.

Na última sexta-feira (2) e nesta segunda-feira (4), professores, gestores e coordenadores pedagógicos participaram da jornada formativa promovida pela SED (Secretaria de Estado de Educação), que teve como tema o 'Acompanhamento contínuo da aprendizagem: foco nas habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática na prática interdisciplinar'.

A ação visou fortalecer a integração entre as áreas do conhecimento e aprimorar as estratégias de ensino voltadas à aprendizagem dos estudantes.

A professora de Biologia da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, Alessandra Cardozo de Oliveira da Silva, destacou a importância da formação para seu trabalho em sala de aula.

"A jornada foi muito importante para o nosso aprendizado, para o desenvolvimento das habilidades. Mesmo na minha área, que é Biologia, consigo desenvolver com os alunos as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, que contribuem diretamente com a minha disciplina. Por exemplo, no terceiro ano, trabalhamos Genética, e eles precisam muito da base da Matemática para resolver exercícios", explicou. Ela também ressaltou a expectativa positiva para o retorno às aulas e o foco nos conteúdos do Enem.

Já o professor de Matemática, Agareno Alves, que leciona para turmas do 1º ano do Ensino Médio em tempo integral, compartilhou a visão de que a jornada formativa é um momento de reavaliação e avanço.

"Essas jornadas nos ajudam a mapear o que precisa ser incrementado. Quando os alunos voltarem, já terão algo novo, com nova didática e dinâmica. Mesmo os alunos que não fazem o Saeb agora, já vamos começar a trabalhar com questões semelhantes, para que estejam preparados no futuro", afirmou.

A diretora da escola José Maria Hugo Rodrigues, Greicy Kelly Gonçalves de Menezes, fez uma avaliação mais ampla da jornada.

"Ela acontece sempre após o término de um bimestre, e agora foi um momento de reavaliação do semestre: do que deu certo, do que não funcionou, tanto no sistema de avaliação quanto no processo de ensino e aprendizagem. Tivemos uma temática bem voltada para as habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática, com os professores refletindo sobre como essas áreas são fundamentais para todas as disciplinas", explicou.

Greicy também destacou que a jornada possibilitou um replanejamento coletivo, com mais tempo para os professores reorganizarem suas estratégias.

"Esse empenho da Rede em reforçar Língua Portuguesa e Matemática está diretamente relacionado ao foco no SAEB, que impacta o IDEB. Também discutimos estratégias para reduzir a evasão escolar, que compromete nossos resultados. Muitos estudantes deixam a escola por necessidade de trabalhar, por falta de identificação com o ambiente escolar. Precisamos pensar em formas de mantê-los engajados, de recompor a aprendizagem e de criar alternativas para que não percam o ano letivo".

O retorno às aulas marca a retomada dos projetos pedagógicos, avaliações e iniciativas voltadas à recomposição das aprendizagens, reforçando o compromisso da REE com a qualidade do ensino e o protagonismo estudantil.

Jornada Formativa também nas escolas do interior

A jornada formativa promovida pela SED/MS não se restringiu à capital. Em todas as regiões do Estado, escolas da Rede Estadual também mobilizaram suas equipes pedagógicas para os dois dias de formação.

Coordenadores, professores e gestores participaram ativamente das atividades, refletindo sobre os resultados do primeiro semestre, replanejando ações e aprofundando os estudos sobre as habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática.

Nas unidades do interior, o momento foi igualmente importante para alinhar estratégias de ensino, fortalecer a prática interdisciplinar e pensar ações concretas voltadas à recomposição das aprendizagens e à preparação para as avaliações externas, como o SAEB.

O compromisso com a qualidade do ensino é o mesmo em todas as regiões, reafirmando o esforço conjunto da Rede Estadual para garantir o sucesso dos estudantes sul-mato-grossenses.

Por: Jackeline Oliveira, Comunicação SED

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 250 vagas de empregos disponível nesta quarta-feira (16)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

MS lidera redução de emissões com etanol e avança em transição energética, aponta relatório da FGV

"O etanol brasileiro pode contribuir para a descarbonização do mundo e esse resultado é muito bem sinalizado no relatório da FGV", comentou o secretário Jaime Verruck

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 229 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (26)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Prefeito de Três Lagoas se reúne com feirantes para discutir melhorias em infraestrutura

Durante o encontro, foram discutidas pautas objetivas, entre elas a implantação de climatização na feira, uma demanda antiga dos feirantes.

Saiba mais
Cover Image

Volta às aulas: Semestre letivo recomeça nas escolas municipais de Selvíria

Na recepção, em todas as unidades, as equipes diretivas, juntamente com a equipe pedagógica, preparam uma recepção especial aos estudantes

Saiba mais
Cover Image

MS-377 será restaurada para atender avanço do setor de celulose em Três Lagoas e em Inocência

Conhecida como 'Vale da Celulose', a região tem registrado mudanças profundas na sua matriz produtiva

Saiba mais